Topo
pesquisar

Exercícios sobre A crise do sistema feudal.

Exercícios de História

O sistema feudal entrou em crise após o século XI, alterando todo o panorama da Europa Ocidental. Realize exercícios e teste seus conhecimentos. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

A partir do século XI o sistema feudal da Europa ocidental vivenciou mudanças em sua estrutura social que geraram contradições e resultaram no fim deste tipo de organização de sociedade. Sobre os motivos que levaram à crise do sistema feudal é incorreto dizer que:

a) uma das causas da crise do sistema feudal foi a diminuição da população.
b) o crescimento da população determinou a busca por novas terras.
c) uma das causas foi o crescimento dos centros urbanos.
d) as condições de saneamento nos centros urbanos teve como consequências a disseminação de várias epidemias, sendo a mais devastadora a Peste Negra.

questão 2

Aponte e explique uma consequência da diminuição da população decorrente da “Peste Negra” sobre a relação econômica existente entre os camponeses e os senhores feudais.

questão 3

(Unifesp) O desaparecimento da servidão feudal, na Europa Ocidental, na Baixa Idade Média, foi:

a) Iniciado com o aparecimento de um mercado urbano para a agricultura, que levou a troca da renda trabalho pela renda dinheiro e se intensificou com as revoltas camponesas.

b) Realizado violenta e inesperadamente durante a peste negra, quando os camponeses se aproveitaram da situação para se revoltar em massa contra os senhores.

c) Proporcionado pela ação conjugada de dois fatores externos ao âmbito dos camponeses, as guerras entre os próprios nobres e destes com as cidades.
Liderado pacificamente pela Igreja católica, protetora dos camponeses, e concluído com a ajuda dos reis, interessados em arruinar os poderes dos senhores feudais.

d) Determinado pelo fluxo de dinheiro que os senhores feudais recebiam das cidades em troca da liberdade dos camponeses, empregados no sistema de produção em domicílio.

questão 4

(PUC-SP)

Não há um membro nem uma forma,

Que não cheire a putrefação.

Antes que a alma se liberte,

O coração que quer rebentar no peito

Ergue-se e dilata o peito

Que quase fica junto da espinha dorsal.

- A face é descorada e pálida.

E os olhos cerrados, na cabeça.

A fala perdeu-se, Porque a língua está colada no céu da boca.

O pulso bate e ele anseia.

(...)

Os ossos separam-se por todas as ligações

Não há um só tendão que não se estique e estale.

                            (Chastellain. Les Pas de la Mort. França, século XIV)

O poema sinaliza a preocupação com a morte que se faz presente na mentalidade europeia do século XIV. Para compreendermos o alcance dessa funesta inspiração, é preciso associar esse fenômeno ao fato de que:

a) as primeiras navegações oceânicas, promovidas pelos europeus, vitimavam quantidades cada vez maiores de aventureiros.
b) a morte era apenas uma metáfora para representar a transição pela qual passava a sociedade e cuja ênfase estava na produção agrícola, daí a comparação com a fruta que apodrece para deitar sua semente na terra e novamente britar com vida nova.

c) os germes do movimento romântico faziam-se notar através da contestação da moral que reconhecia na existência o bem supremo do ser humano.

d) o movimento de investigação científica, que teria maior consequência durante o Renascimento, dava seus primeiros passos na direção dos estudos da anatomia humana.

e) a mentalidade religiosa, que concebia a vida apenas como provação em busca de salvação eterna, encontrava terreno fértil numa sociedade que era assolada por epidemias e guerras.

respostas
Questão 1

letra a. O que houve nos séculos finais do feudalismo e que se tornou um dos motivos da crise do sistema feudal foi o aumento da população e não sua diminuição.

Voltar a questão
Questão 2

A diminuição da população europeia em decorrência das mortes causadas pela Peste Negra ocasionou a diminuição da oferta de força de trabalho na produção agrícola, o que causou diminuição da produção e da parte destinada aos senhores feudais. Para reverter este quadro, os senhores intensificaram as obrigações feudais, fato que gerou a revolta dos camponeses e teve como resultado a eclosão de várias revoltas desta classe social.

Voltar a questão
Questão 3

Letra a. A renda dinheiro aos poucos se tornou dominante na Europa ocidental, por facilitar a mediação das trocas mercantis e venda dos produtos agrícolas. As revoltas camponesas acabaram forçando a libertação dos servos dos laços feudais, necessitando a produção agrícola de mais trabalhadores assalariados.

Voltar a questão
Questão 4

Letra e. A Peste Negra e as demais mortes decorrentes das péssimas condições de vida marcou a forma de entender o mundo durante o século XIV, intensificando o sentimento religioso de várias pessoas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola