Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Diretório da Revolução Francesa

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre o Diretório, você pode avaliar seus conhecimentos sobre esse período da Revolução Francesa que antecedeu a Era Napoleônica. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(UFRGS) Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período.

a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.

b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.

c) o período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.

d) o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.

e) Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

questão 2

A fase anterior ao Diretório, que foi marcada pelos ataques dos exércitos contrarrevolucionários e, principalmente, pela forte perseguição política, ficou conhecida como:

a) Assembleia Nacional Constituinte

b) Consulado

c) Estados Gerais

d) Waterloo

e) Terror

questão 3

O Diretório foi iniciado após a Reação Termidoriana e encerrou o período de radicalização conhecido como Terror. Ele foi idealizado por qual importante grupo do contexto da Revolução Francesa?

a) Sans-culottes

b) Jacobinos

c) Girondinos

d) Montanheses

e) Nenhuma das alternativas

questão 4

Durante o Diretório, uma personalidade francesa ganhou prestígio por meio da liderança das tropas francesas que lutavam contra os exércitos contrarrevolucionários. Estamos falando de:

a) Napoleão Bonaparte

b) Maximilien Robespierre

c) Graco Babeuf

d) Luís XVI

e) Saint-Just

respostas
Questão 1

Letra D

O Diretório foi considerado um período de transição e encerrou o “Terror” dos jacobinos.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

A fase anterior ao Diretório é conhecida como Terror e foi marcada pela forte radicalização realizada pelos jacobinos, liderados por Robespierre, e grande perseguição aos opositores, que eram condenados à morte na guilhotina.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

A Reação Termidoriana foi um golpe organizado pelos girondinos para colocar fim ao Terror instituído pelos jacobinos. Tinha como objetivo acabar com a perseguição política, mas também buscava garantir os interesses da burguesia francesa.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

Napoleão Bonaparte teve papel muito importante na campanha do Egito, garantindo vitórias importantes contra as coalizões contrarrevolucionárias que buscavam o restabelecimento das monarquias absolutistas. A sua atuação como general das tropas garantiu-lhe grande prestígio entre algumas classes políticas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola