Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Era Kennedy

Exercícios de História

A Era Kennedy representou um período de grandes tensões para os EUA, seja na política interna do país ou nas relações externas. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

O governo do jovem presidente democrata estadunidense John F. Kennedy foi marcado por inúmeros fatos de grande amplitude midiática e política, seja nos EUA ou no resto do mundo. Dentre esses fatos, não pode ser citada:

a) a crise da Baía dos Porcos em Cuba.

b) a Guerra do Vietnã.

c) a Guerra da Coreia.

d) a crise dos mísseis em Cuba.

e) a criação da Aliança para o Progresso na América Latina.

questão 2

Após a Revolução Cubana de 1959, houve uma preocupação por parte dos EUA de que outros países latino-americanos seguissem os rumos da ilha caribenha e instaurassem governos hostis aos estadunidenses. Nesse contexto, o presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, decidiu formular um programa de ajuda econômica conhecido como:

a) Plano Marshal.

b) Pacto de Varsóvia.

c) Aliança para o Progresso.

d) Consenso de Washington.

e) Organização dos Estados Americanos.

questão 3

(Ufes) Em agosto de 1961, na "Conferência Econômica e Social de Punta Del Este", o presidente John Kennedy apresentou aos países latino-americanos o projeto da "Aliança para o Progresso", o qual previa, em linhas gerais, o aperfeiçoamento e fortalecimento das instituições democráticas, mediante a autodeterminação dos povos, a aceleração do desenvolvimento econômico e social dos países latino-americanos, a erradicação do analfabetismo e a garantia aos trabalhadores de uma justa remuneração e adequadas condições de trabalho. Situando a "Aliança para o Progresso" no contexto das relações internacionais vigentes no Pós-Guerra, constatamos que sua criação se deveu ao desejo do governo norte-americano de:

a) bloquear a acentuada evasão de capitais latino-americanos resultante da importação maciça de bens de consumo japoneses e das altas taxas de juros pagas aos países integrantes do "Pacto de Varsóvia" por conta dos empréstimos contraídos na década de 50.

b) conter o avanço dos movimentos revolucionários na América Latina, reafirmando assim a liderança exercida pelos EUA sobre o continente, em uma conjuntura de acirramento da Guerra Fria por conta da Revolução Cubana.

c) desviar, para a América Latina, parte dos investimentos previstos no "Plano Global de Descolonização Afro-Asiática", em virtude das revoluções socialistas de Angola e Moçambique, que tornaram a posição norte-americana na África insustentável.

d) impedir que a República Federal Alemã, país de orientação socialista, firmasse acordos com a finalidade de transplantar tecnologia nuclear para o Terceiro Mundo, a exemplo do que havia ocorrido no Brasil sob o governo JK.

e) reabilitar os acordos diplomáticos entre os EUA e os demais países latino-americanos, que haviam sido rompidos quando da invasão de Honduras e do Equador pelas tropas norte-americanas, fortalecendo assim a OEA.

questão 4

Observe a fotografia abaixo:

John F. Kennedy e sua esposa momentos antes de seu assassinato

A fotografia de John F. Kennedy e de sua esposa, Jacqueline Kennedy, foi tirada momentos antes do assassinato dele por um atirador, que estava em um prédio localizado no caminho por onde o ex-presidente dos EUA desfilaria na cidade de Dallas, no Texas. A causa da sua morte, apesar de inúmeras incertezas, pode ser atribuída:

a) ao seu posicionamento racista.

b) à sua defesa de aproximação à URSS.

c) ao seu afastamento dos países latino-americanos.

d) à tentativa de invasão da Baía dos Porcos, após a Revolução Cubana.

e) à sua tentativa de ampliar os direitos civis, principalmente da população negra dos EUA.

respostas
Questão 1

Letra C. A Guerra da Coreia não foi realizada durante o governo de Kennedy, mas sim durante os mandados de Harry Truman e Dwight Eisenwover.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C. A Aliança para o Progresso consistiu em investimentos de empresas estadunidenses nos países da América Latina, buscando instalar indústrias e explorar a força de trabalho desses locais, além de tentar isolar a ilha de Cuba e a URSS dos demais países.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B. Os EUA tentaram minar a influência cubana com a realização de investimentos econômicos e sociais, além de estreitar os laços entre os militares dos EUA e América Latina com o intuito de reprimir os grupos revolucionários de esquerda.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E. As controvérsias em relação ao governo de John F. Kennedy foram muitas, seja no cenário externo ou mesmo no interno. Nesse último aspecto, Kennedy buscou marcar sua administração com a adoção de leis que ampliavam direitos sociais e promoviam a integração racial, o que resultou em forte oposição dos setores mais conservadores da sociedade estadunidense.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola