Topo
pesquisar

Exercícios sobre Esparta e Atenas

Exercícios de História

As mais importantes cidades-estados da Grécia Antiga, Esparta e Atenas, revelaram a diversidade cultural do mundo grego. Publicado por: Fabrício Barroso dos Santos
questão 1

Explique o que foram as cidades-estados gregas.

questão 2

Cite e explique as duas principais características da cidade-estado Esparta.

questão 3

Realize uma análise sobre a sociedade espartana

questão 4

Em relação à sociedade ateniense, marque a alternativa verdadeira:

a) Era formada pelos cidadãos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos; pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.

b) Era formada pelos metecos, que possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, concentrando as terras e ocupando os principais cargos políticos; pelos cidadãos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que possuíam direitos políticos.

c) Era formada pelos cidadãos, que não possuíam privilégios políticos e econômicos na cidade, pelos metecos, homens livres que pagavam impostos e que se dedicavam ao comércio e ao artesanato; e pelos escravos que não possuíam direitos políticos.

d) Atenas foi a primeira cidade grega a desenvolver a democracia, em que grande parte da população poderia ocupar os principais cargos políticos. Os metecos, por exemplo, tinham acesso às terras e possuíam um grande prestigio social; os cidadãos eram considerados ricos, mas aceitavam a participação popular no governo da cidade.

questão 5

Sobre a Guerra do Peloponeso é correto dizer que:

a) Foi um confronto militar que uniu Esparta e Atenas para enfrentar o exército persa que invadiu o território grego.

b) A Guerra do Peloponeso foi um confronto que uniu as cidades de Esparta, Corinto, Mégara e Tebas contra o domínio ateniense na região.

c) Confronto entre os exércitos espartanos e atenienses com o objetivo de conquistar o império persa e o império babilônico.

d) Confronto militar em que Atenas saiu vitoriosa depois de um longo conflito contra os Espartanos pela disputa do mar mediterrâneo.

respostas
Questão 1

Também conhecidas como Pólis, as cidades-estados gregas eram cidades independentes umas das outras e possuíam suas próprias leis e governos. Entre as mais famosas pólis gregas, destacaram-se Atenas e Esparta, que em vários momentos disputaram o poder político na Grécia Antiga.

Voltar a questão
Questão 2

As duas principais características de Esparta eram o caráter militarista e oligárquico. Militarista porque um dos principais objetivos era formar modelos de soldados bem treinados fisicamente para defender os interesses políticos da pólis. Oligárquica (governo de poucos) porque somente uma minoria da população (esparciatas) possuía direitos políticos e acesso a propriedades de terras.

Voltar a questão
Questão 3

A sociedade espartana era dividida em três estamentos compostos por esparciatas,periecos e hilotas. Os esparciatas eram homens livres, considerados os mais ricos e poderosos da cidade, que possuíam privilégios econômicos e políticos. Nascidos em Esparta e filhos de pai e mãe espartanos, os esparciatas não pagavam impostos e eram os únicos que poderiam participar dos órgãos do governo e servir ao exército.  Os periecos também eram homens livres, porém, não possuíam os mesmos privilégios dos esparciatas. Eles se dedicavam ao comércio, pagavam os impostos e não tinham direitos de participar dos órgãos políticos da cidade e nem de entrar para o exército. Os hilotas eram considerados os mais submissos de Esparta, pois trabalhavam nas terras dos esparciatas, onde passavam a vida inteira cultivando produtos agrícolas. Por serem desprezados socialmente, eles realizavam revoltas que eram controladas pelos jovens militares em treinamento através das criptias – expedições de extermínio realizadas para diminuir a quantidade de hilotas na cidade.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A. A sociedade ateniense era controlada pelos cidadãos que eram homens nascidos em Atenas. Eles usufruíam de privilégios políticos e se dedicavam em tempo integral ao governo da cidade. A política e a filosofia eram vistas como essenciais para a vida do cidadão ateniense. Por outro lado, os metecos eram homens livres, porém, não eram nascidos em Atenas e, portanto, não tinham acesso aos principais cargos políticos. Desse modo, dedicavam-se ao comércio e pagavam os impostos. Os escravos atenienses eram homens capturados em guerras ou que já eram filhos de escravos. Eles não possuíam direitos políticos e eram desprezados socialmente por realizarem serviços que exigiam esforço físico.

Voltar a questão
Questão 5

Letra B. A Guerra do Peloponeso aconteceu logo depois das Guerras Médicas, em que Espartanos e Atenienses se uniram para vencer o exército persa. Ao final desse conflito, a cidade de Atenas saiu fortalecida e passou a ter o maior poderio militar e econômico da Grécia Antiga. A criação da Liga de Delos, com o objetivo de fornecer proteção às cidades-estados, serviu para aumentar a influência política de Atenas na região e, com isso, os espartanos ficaram receosos de uma possível invasão ateniense pela força que eles ganharam. Em contrapartida, sob a liderança de Esparta, algumas cidades-estados criaram a Liga do Peloponeso com a prioridade de conter o poder dos atenienses, o que acabou deflagrando a Guerra do Peloponeso, que durou 27 anos. Ao fim do conflito, os espartanos conseguiram sair vitoriosos e barraram o crescimento político e econômico dos atenienses.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola