Topo
pesquisar

Exercícios sobre evolução das cidades

Exercícios de História

Nestes exercícios sobre evolução das cidades, você poderá averiguar o que conhece sobre a transformação dos centros urbanos ao longo da história. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(ENEM, 2011). Se a mania de fechar, verdadeiro habitus da mentalidade medieval nascido talvez de um profundo sentimento de insegurança, estava difundida no mundo rural, estava do mesmo modo no meio urbano, pois que uma das características da cidade era de ser limitada por portas e por uma muralha. (DUBY, G. Et al. “Séculos XIV-XV”. In: ARIÈS, P.; DUBY, G. História da vida privada da Europa Feudal à Renascença. São Paulo: Cia das Letras, 1990 [adaptação]).

As práticas e os usos das muralhas sofreram importantes mudanças no final da Idade Média, quando elas assumiram a função de pontos de passagem ou pórticos. Esse processo está diretamente relacionado com:

a) o crescimento das atividades comerciais e urbanas.

b) a migração de camponeses e artesãos.

c) a expansão dos parques industriais e fabris.

d) o aumento do número de castelos e feudos.

e) a contenção das epidemias.

questão 2

No fim do século XV e início do século XVI, quando os espanhóis entraram em contato com as civilizações asteca, maia e inca, houve o encontro e o consequente confronto entre duas modalidades de vida urbana. Pode-se dizer que, entre os aspectos das cidades astecas que causaram estranheza aos europeus, estava(m):

a) o uso do automóvel e de embarcações movidas a vapor.

b) os rituais de sacrifício humano praticados nas grandes pirâmides e a grande sofisticação tecnológica dos sistemas de irrigação.

c) a ausência de guerras e de conflitos com outros povos.

d) a incapacidade de manipulação de metais, como o ferro e o ouro.

e) a incapacidade de fala articulada

questão 3

Os nomes Istambul, Constantinopla e Bizâncio foram usados em diferentes épocas para designar uma mesma cidade que se localiza na região da Anatólia (atual Turquia). Com relação a essa cidade, é INCORRETO dizer que:

a) recebeu o nome de Constantinopla quando o imperador romano Constantino transferiu a sede de seu Império para ela.

b) foi tomada pelos hunos em 1350 e, a partir de então, passou a ser chamada de Bizâncio.

c) teve como grande construção arquitetônica um hipódromo, cuja funcionalidade assemelhava-dr ao coliseu romano.

d) foi tomada pelos turco-otomanos em 1453 e, a partir de então, passou a ser conhecida como Istambul.

e) possui, construídas uma de frente para a outra, uma igreja cristã ortodoxa e uma mesquita, “Hagia Sophia” e “Mesquita Azul”, respectivamente.

questão 4

Na cidade de Berlim, capital da Alemanha, pode-se ver ainda hoje boa parte do muro que foi construído pelo lado oriental e soviético a partir da década de 1960. Dessa forma, o Muro de Berlim tornou-se um marco de memória na história alemã e mundial. A sua “queda”, em 1989, marcou o início do processo de reunificação da Alemanha. Pode-se dizer que, a parir de então, Berlim tornou-se símbolo:

a) da vitória socialista no continente europeu.

b) de uma cidade humilhada que nunca mais se recuperou.

c) de uma cidade socialista que conseguiu resistir ao avanço do capitalismo.

d) do fim da Guerra Fria, que havia dividido o mundo todo.

e) da arquitetura soviética.

respostas
Questão 1

Letra A

As cidades medievais, com o fenômeno do renascimento comercial e urbano, passaram a dar uma nova funcionalidade para o tipo de construção que, anteriormente, tinha o papel de manter a segurança. Sendo assim, a partir do século XIV, os sistemas de fortalezas passaram a servir mais como sistemas de controle comercial (e fluxo de mercadorias) e menos como sistemas de defesa.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

Para os espanhóis, a tecnologia empregada em sistemas como a irrigação de água para os grandes centros urbanos astecas e os cruentos sacrifícios humanos realizados nas monumentais pirâmides eram absolutamente impressionantes e estranhos.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Ao longo da Idade Média, a cidade de Constantinopla era o centro do Império Romano do Ocidente ou Império Bizantino. Durante essa fase, por várias vezes, suas fronteiras estiveram sob ameaça de outros povos, que desejavam saqueá-la e dominá-la. Os hunos, por exemplo, tentaram romper suas defesas por mais de uma vez no século V. Mas Constantinopla só foi realmente dominada e subjugada pelos turco-otomanos em 1453. Essa data, segundo alguns historiadores, marcou o início da Idade Moderna.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

A cidade de Berlim tornou-se símbolo do fim da Guerra Fria, haja vista que essa fase da história do século XX dividiu, em dois sistemas políticos, não apenas essa cidade, mas também a Alemanha, o continente europeu e o mundo como um todo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola