Topo
pesquisar

Exercícios sobre Expansão Marítima Espanhola

Exercícios de História

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Expansão Marítima Espanhola e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Por qual motivo os espanhóis só empreenderam seu projeto de expansão marítima nos fins do século XV?

questão 2

Qual era o objetivo maior do projeto de expansão marítima dos espanhóis? E de que modo ele se difere do projeto lusitano?

questão 3

Qual a importância histórica da expedição organizada por Fernão de Magalhães, no ano de 1519?

questão 4

De que modo a descoberta do continente americano estabeleceu a assinatura do Tratado de Tordesilhas?

respostas
Questão 1

Ao longo do século XV a Espanha ainda vivia uma intensa agitação militar decorrente do processo de unificação dos reinos cristão que originaram a nação espanhola. Além disso, deve também destacar que os espanhóis estiveram envolvidos no processo de expulsão dos muçulmanos da Península Ibérica, na chamada Guerra de Reconquista. Após a expulsão definitiva, ocorrida em 1492, notamos que os espanhóis passaram a voltar sua atenção para a descoberta de novas rotas marítimas. 

Voltar a questão
Questão 2

Naquela época, os espanhóis esperavam encontrar uma rota de navegação que fosse capaz de estabelecer o contato comercial direto entre a Espanha e a Índia. Para descobrir essa nova rota de navegação, os espanhóis preferiram apostar no projeto de circum-navegação do italiano Cristovão Colombo, que acreditava ser possível atingir o Oriente navegando rumo ao Oeste. 

Voltar a questão
Questão 3

A expedição de Fernão de Magalhães foi de grande importância para que a teoria de esfericidade da Terra fosse finalmente comprovada. Em uma viagem que durou três anos, a esquadra desse navegador acabou derrubando a antiga concepção medieval que defendia a ideia de que a Terra era um plano.

Voltar a questão
Questão 4

Ao anunciar a descoberta do continente americano, os espanhóis logo se colocaram como concorrentes de Portugal na conquista de novas terras e rotas marítimas. Dessa forma, os portugueses tinham no Tratado de Tordesilhas uma forma de garantir o espaço colonial já conquistado no litoral africano e, posteriormente, das terras onde se estabeleceram a colonização do Brasil.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola