Topo
pesquisar

Exercícios sobre Fases da Primeira Guerra Mundial

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre as Fases da Primeira Guerra Mundial, você poderá averiguar os seus conhecimentos sobre um dos principais acontecimentos do século XX. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(Mackenzie) A respeito do envolvimento dos EUA. na Primeira Grande Guerra, é INCORRETO afirmar que:

a) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos para os EUA.

b) os EUA. financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fronte.

c) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norte-americanos na Europa.

d) contrariando o Congresso, o presidente dos EUA. rompeu a neutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.

e) a adesão dos EUA. desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.

questão 2

Um das fases da Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, caracterizou-se pela chamada “guerra de posição”. Essa modalidade de guerra começou a ser usada com regularidade a partir de 1916 e tinha como estratégia:

a) cavar trincheiras e nelas guardarem as posições conquistadas durantes as batalhas.

b) usar tanques e drones para bloquear o avanço de tropas inimigas.

c) usar mísseis teleguiados de longo alcance para atingir alvos inimigos, sem precisar mobilizar tropas.

d) usar bombas de efeito moral para paralisar a ação das tropas inimigas.

e) usar apenas granadas e morteiros no campo de batalha.

questão 3

(Mackenzie)

"Em 1916, em meio à guerra, Marcel Duchamp (1887-1968) produzia a obra Roda de bicicleta. Nem a roda servia para andar, nem o banco servia para sentar. Algo aparentemente irracional, ilógico, diriam muitos (...). Mais do que uma outra forma de produzir arte, Duchamp estava propondo uma outra forma de ver a arte, de olhar para o mundo. (...) Depois de sua Roda de bicicleta, o mundo das artes não seria mais o mesmo. Depois da Primeira Guerra Mundial, o mundo não seria mais o mesmo." (Flávio de Campos e Renan G. Miranda, "Primeira Guerra Mundial).

De acordo com o texto acima, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918):

a) fortaleceu a crença dos homens da época na capacidade de construção de uma sociedade melhor por meio da racionalidade tecnológica.

b) consolidou a hegemonia cultural europeia perante o mundo ocidental, desprezando as demais manifestações artísticas.

c) possibilitou o surgimento de novas vanguardas artísticas, preocupadas em defender os modelos acadêmicos clássicos europeus.

d) assinalou a crise da cultura europeia, baseada no racionalismo e no fascínio iluminista pela tecnologia e pelo progresso.

e) manifestou a decadência cultural em que se encontrava o mundo ocidental na segunda metade do século XIX.

questão 4

Tradicionalmente, considera-se a entrada dos EUA e a saída da Rússia na Primeira Guerra como os principais eventos da chamada “segunda fase”. Entre os eventos da “terceira fase” da Grande Guerra, está:

a) a invasão do território dos EUA pelas forças da Tríplice Aliança.

b) a abdicação do trono por parte de Guilherme II.

c) a vitória alemã sobre as tropas da Inglaterra e dos EUA.

d) o suicídio de Adolf Hitler.

e) o bombardeio das cidades de Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

respostas
Questão 1

Letra D

Na Primeira Guerra, não havia as “Forças do Eixo”, isto é, “Roma-Berlim-Tóquio”. Essas “forças” só se formaram na Segunda Guerra Mundial. Além disso, o presidente dos EUA não entrou na Primeira Guerra Mundial sem a anuência do Congresso.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

A chamada “Guerra de Posição” ficou caracterizada pelo uso das trincheiras como estratégia de manutenção das zonas conquistadas ou sob ameaça de ataque inimigo. Por esse motivo, a Primeira Guerra ficou conhecida como a “guerra de trincheiras”.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

A Primeira Guerra Mundial pode ser considerada, em todo o seu desenvolvimento, como uma imensa guerra civil europeia. A destruição e a carnificina por ela provocadas colocaram em xeque os anseios da civilização do progresso social e industrial que caracterizou o fim do século XIX.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

A população da Alemanha, ante o enorme desgaste militar e social e a ruína econômica do país, pressionou o imperador Guilherme II a abandonar o trono do II Reich, fato que encaminhou a guerra para o seu fim definitivo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola