Topo
pesquisar

Exercícios sobre o fim da URSS

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre o fim da URSS, você pode testar os seus conhecimentos sobre o contexto do fim da Guerra Fria. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(FGV) “... com a subida de Gorbatchov ao poder, em 1985, a União Soviética iniciou a renovação de seus quadros dirigentes e pôs em prática a reformulação da legislação eleitoral, da administração popular e da economia..."

Das reformas a que o texto se refere surgiu a Glasnost:

a) um ousado plano de reestruturação da política e da economia que reduziu a participação soviética em conflitos fora da Europa.

b) uma doutrina da "soberania limitada" que previa a existência de governos coniventes com o monopólio de Moscou.

c) uma política de abertura, traduzida na campanha contra a corrupção e ineficácia administrativa, maior liberdade política, econômica e cultural.

d) uma forma mais liberal de comunismo que incluía a ampliação das liberdades sindicais e individuais na Rússia e excluía das mudanças os Estados satélites.

e) um plano quinquenal que priorizou a reforma agrária, a formação de cooperativas camponesas e adotou a educação obrigatória para todo o povo.

questão 2

“O líder das forças reformistas e herói de sua vitória era Boris Yeltsin, que, nas primeiras eleições populares em junho de 1991, havia sido eleito presidente da República da Rússia. Ele imediatamente empreendeu reformas ambiciosas que tinham o objetivo de transformar a economia planejada em uma economia de mercado baseada na livre empresa. (SENNHOLZ, Hans F. A Rússia e sua longa marcha de saída do comunismo. Fonte: site do Instituto Mises Brasil).

Entre as reformas que Yeltsin procurou levar a cabo na Rússia depois que a URSS teve fim, estava:

a) fortalecimento do controle do Estado russo sobre os demais países da ex-URSS.

b) privatização das empresas estatais.

c) nova coletivização da agricultura.

d) criação de um programa de embargo econômico aos Estados Unidos.

e) criação de um programa de expansão de crédito para todos os cidadãos.

questão 3

(UFRN) Em 1991, a guerra civil na República Federativa da Iugoslávia iniciou-se com alguns conflitos na Croácia e na Eslovênia. Em 1992, as lutas ocorreram na Bósnia-Herzegovina, estendendo-se até dezembro de 1995. Recentemente, elas atingiram a província de Kosovo, na República Sérvia.

Para a ocorrência de todos esses conflitos, contribuiu o(a):

a) colapso dos regimes socialistas no Leste Europeu, o que provocou abalos na unidade política das províncias balcânicas, criando condições para que emergissem as diferenças étnicas, culturais e religiosas.

b) interferência das nações europeias participantes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para evitar que os conflitos locais da região balcânica tivessem o apoio dos países signatários do Pacto de Varsóvia.

c) processo de globalização, que acelerou a modernização industrial dos países participantes da União Europeia (UE), causando desemprego, o que poderia ser resolvido com o crescimento dos exércitos regulares.

d) origem histórica dos povos eslavos, que buscavam uma forma de reconstruir o Império Otomano, desfeito autoritariamente pelo Acordo de Potsdam e pela Conferência de Yalta, após a Segunda Guerra Mundial.

questão 4

O colapso da URSS, que aconteceu entre 1985 e 1991, teve como um de seus pontos mais marcantes a polarização entre o setor “linha-dura” do comunismo soviético, liderado por Valentin Pavlov, e o setor liberalizante e modernizador, representado por Boris Yeltsin. Em 18 de agosto de 1991, o setor linha-dura promoveu contra o então secretário-geral da URSS, Mikhail Gorbatchev:

a) um boicote nas eleições gerais do partido.

b) um complô para colocá-lo contra Yeltsin.

c) um golpe de Estado.

d) um atentado a tiros.

respostas
Questão 1

Letra C

Ao lado da Perestroika (Reestruturação), que pretendia reformular o sistema político-econômico da URSS, tornando-o mais aberto ao mercado internacional, Gorbatchov também lançou como elemento-chave o plano da Glasnost (Transparência), que consistia em procedimentos para tornar mais ágil, transparente e eficaz a política e a economia da URSS.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

A privatização das empresas estatais da ex-URSS, com venda de ações no mercado internacional, foi uma das principais medidas tomadas por Yeltsin após o colapso do sistema comunista soviético. Ocorre que um dos grandes problemas que tiveram de ser enfrentados nesse processo reformista foi a desvalorização da moeda russa com relação ao dólar na época.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

O Fim da URSS provocou um impasse na unidade política das regiões dos Bálcãs e do Cáucaso, no Leste Europeu. A disputa étnica, nacionalista e territorial daria o tom dos conflitos que se desenrolariam nessa região durante toda a década de 1990.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

Gobartchev chegou a ser preso em 18 de agosto de 1991, na tentativa de golpe orquestrada pelo grupo linha-dura do comunismo soviético em declínio. Sua prisão resultou em uma das maiores manifestações populares da Rússia dos últimos tempos. O secretário-geral teve que ser libertado e, em poucos meses, a URSS dissolver-se-ia de vez.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola