Topo
pesquisar

Exercícios sobre o governo Stálin

Exercícios de História

Iniciado após a morte de Lênin, o governo de Stálin imprimiu um forte desenvolvimento econômico à URSS e uma dura repressão a seus opositores políticos. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(PUC-SP) O Estado soviético, formado após a Revolução Russa, cuidou de expurgar da cultura deste país toda e qualquer manifestação artística que estivesse, no entendimento das autoridades, associada ao chamado “espírito burguês”. Foi criada, então, uma política cultural que decretava como arte oficial apenas as expressões que servissem de estímulo para a ideologia do proletariado. Dessa forma, foi consagrado um estilo conhecido por:

  1. expressionismo soviético – que, através de uma orientação estética intimista, procurava expor a “alma inquieta dos povos eslavos”, que passaram a integrar a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.
  2. abstracionismo proletário – que, através da decomposição geométrica do real, exprimia a “ordenação sincrônica da sociedade comunista”.
  3. realismo socialista – que, através de composições didáticas, esteticamente simplificadas, procurava enaltecer a “combatividade, a capacidade de trabalho e a consciência social” do povo soviético.
  4. romantismo comunista – que, através de um figurativismo apenas sugestivo, procurava realizar a “idealização do mujique”, o camponês russo típico, como representante das raízes culturais russas.
  5. concretismo operário – que, através de uma concepção criadora autônoma – não resultante de modelos –, utilizava elementos visuais e táteis, com o objetivo de mostrar a “prevalência do concreto sobre o abstrato” – ideia básica do materialismo dialético.
questão 2

(PUCSP) A disputa pelo poder na União Soviética entre Trotsky e Stálin, após a morte de Lênin, em 1924, teve como eixo a discussão sobre:

  1. a expansão ou não da revolução socialista mundial como forma de consolidar internamente o regime.
  2. a questão da autonomia das nacionalidades da Rússia Branca.
  3. as propostas de priorizar os investimentos sociais sobre as necessidades da industrialização.
  4. a extinção dos planos quinquenais, sobretudo os relativos à coletivização.
  5. o poder dos sovietes de soldados e camponeses na administração provincial.
questão 3

A Revolução de Outubro anulara os privilégios, declarara guerra às discriminações sociais, substituíra a democracia pelo autogoverno dos trabalhadores, abolira a diplomacia secreta; esforçara-se para dar a mais completa transparência a todas as relações sociais. O Stalinismo restaurou as formas mais ofensivas de privilégio, conferiu à desigualdade um caráter provocativo, sufocou com absolutismo policial a atividade espontânea das massas, fez da administração um monopólio da oligarquia do Kremlin, ressuscitou o fetichismo do poder sob formas que a própria monarquia absolutista não tivera sequer coragem de sonhar.

TROTSKY, Leon. Moral e Revolução. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978, p. 31.

Lendo o trecho do texto de Trotsky, somado aos seus conhecimentos sobre o governo de Stálin na URSS, indique a alternativa incorreta:

  1. A política e administração Stalinista criou uma imensa máquina burocrática que explorou a classe trabalhadora russa através do controle da economia e da política.
  2. Sua atuação também foi marcada pela construção do “socialismo em um só país”.
  3. A quase totalidade dos antigos membros do partido bolchevique foi morta, de uma forma ou de outra, por ordem de Stálin, exceto o próprio Trotsky.
  4. No aspecto econômico, a política Stalinista proporcionou um expressivo crescimento industrial após a execução do primeiro plano quinquenal.
  5. No setor agrícola, a principal medida adotada por Stálin foi a estatização das terras dos camponeses, principalmente dos camponeses ricos, os kulaks.
questão 4

A ação militar da URSS contra as forças nazistas foi decisiva para o fim da Segunda Guerra Mundial. Nesse sentido, cumpriu uma importante reviravolta para os soviéticos a vitória na Batalha de:

  1. Leningrado.
  2. Moscou.
  3. Petrogrado.
  4. Stalingrado.
  5. da Normandia.
respostas
Questão 1

Letra C. O realismo socialista pretendia evitar também que através de uma produção artística não tutelada pelo Estado surgissem críticas ao regime soviético.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A. Um dos principais motivos da disputa entre os dois dirigentes bolcheviques estava radicado na defesa de Stálin na “revolução em um só país” contra a defesa da “revolução permanente” de Trotsky, que previa uma expansão internacional da Revolução.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C. A quase totalidade dos antigos membros do partido bolchevique foi morta por ordem de Stálin, incluindo Leon Trotsky, assassinado em 1940, quando estava exilado no México.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D. Foi a vitória soviética na Batalha de Stalingrado que representou o início da derrota das forças nazistas na frente leste.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola