Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Guerra Civil Espanhola

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a guerra civil espanhola, conflito que terminou com Francisco Franco no poder. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Fuvest) Em seu famoso painel Guernica, Picasso registrou a trágica destruição dessa cidade basca por:

a) ataques de tropas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial;

b) republicanos espanhóis apoiados pela União Soviética durante a Guerra Civil;

c) forças do Exército Francês durante a Primeira Guerra Mundial;

d) tropas do governo espanhol para sufocar a revolta dos separatistas bascos;

e) bombardeio da aviação alemã em apoio ao general Franco contra os republicanos.

questão 2

(Enem) As Brigadas Internacionais foram unidades de combatentes formadas por voluntários de 53 nacionalidades dispostos a lutar em defesa da República espanhola. Estima-se que cerca de 60 mil cidadãos de várias partes do mundo – incluindo 40 brasileiros – tenham se incorporado a essas unidades. Apesar de coordenadas pelos comunistas, as Brigadas contaram com membros socialistas, liberais e de outras correntes político-ideológicas.

SOUZA, I. I. A Guerra Civil Europeia. História Viva, n. 70, 2009 (fragmento).

A Guerra Civil Espanhola expressou as disputas em curso na Europa na década de 1930. A perspectiva política comum que promoveu a mobilização descrita foi o(a)

a) crítica ao stalinismo.

b) combate ao fascismo.

c) rejeição ao federalismo.

d) apoio ao corporativismo.

e) adesão ao anarquismo.

questão 3

A guerra civil espanhola foi um conflito que aconteceu entre 1936 e 1939 na Espanha e resultou em aproximadamente 500 mil mortos. Os dois lados do conflito – nacionalistas e republicanos – disputavam o controle do poder na Espanha, e o conflito foi iniciado após o golpe realizado pelos nacionalistas. Com a vitória dos nacionalistas, o general Francisco Franco assumiu o poder espanhol (cargo que ocupou até sua morte em 1975).

A guerra civil espanhola fez parte do contexto da década de 1930 de:

a) radicalização do debate político entre esquerda e direita

b) derrubada do monarquismo

c) defesa de movimentos antirreligiosos

d) defesa da democracia

e) combate ao comunismo internacional a partir do macartismo

questão 4

A guerra civil espanhola ficou conhecida em virtude de sua internacionalização, que mobilizou milhares de pessoas em várias partes do mundo a aderir à luta espanhola. Destacaram-se as Brigadas Internacionais, que lutavam contra as tropas nacionalistas do general Franco, que, por sua vez, contava com o apoio:

a) militar da Alemanha nazista e da Itália Fascista.

b) financeiro do governo americano, que mandou milhões de dólares para combater o avanço do comunismo na Espanha.

c) as forças franquistas não contaram com o apoio internacional.

d) do salazarismo português, exclusivamente.

e) da União Soviética, que lutava contra o crescimento das tropas trotskistas na Espanha.

respostas
Questão 1

Letra E

O quadro pintado por Pablo Picasso retratou a destruição da cidade de Guernica após o bombardeio da cidade pela Luftwaffe, a aviação de guerra dos alemães. O bombardeio foi utilizado pela Alemanha como campo de teste para os aviões desenvolvidos, além de dar experiência de guerra para os pilotos. Estima-se que cerca de 300 pessoas tenham morrido durante o bombardeio.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

As Brigadas Internacionais eram formadas por tropas que aderiram espontaneamente à luta na Espanha e faziam parte da tendência da esquerda na época de combate ao crescimento do fascismo. Com a guerra civil espanhola, essas brigadas mobilizaram-se para derrotar as forças fascistas do general Franco.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

A radicalização do debate político na década de 1930 que ocorreu na Espanha e resultou na guerra civil espanhola era uma tendência internacional, na qual o comunismo combatia o fascismo e vice-versa. No caso espanhol, essa radicalização política causou um conflito respaldado pelas grandes forças internacionais que representavam o fascismo e o comunismo: os nacionalistas de Franco receberam apoio da Alemanha, Itália e Portugal (nações fascistas), e os republicanos receberam apoio da União Soviética, que, ao mesmo tempo que lutava contra as tropas fascistas, combateu também tropas anarquistas e trotskistas dentro das forças republicanas.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

Ao iniciar o conflito, imediatamente Alemanha Nazista e a Itália Fascista manifestaram seu apoio ao fascismo franquista, fornecendo apoio militar e homens contra as tropas republicanas. O general Franco também contou com o apoio de Portugal, que também possuía um governo alinhado ao fascismo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola