Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Guerra de Sucessão Espanhola

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre a Guerra de Sucessão Espanhola, você poderá testar seus conhecimentos sobre um dos mais importantes conflitos da Europa moderna. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

Na chamada Guera de Sucessão da Espanha (1702-1714), o principal motivo que levou França e Espanha a entrarem no conflito contra a Inglaterra e outros países foi:

a) o assassinato do rei Felipe de Bourbon.

b) a vacuidade do trono espanhol após a morte de Carlos II.

c) a usurpação do trono espanhol por Luís XVI

d) a revolta dos espanhóis contra a invasão do exército napoleônico.

e) os efeitos políticos da Guerra das Duas Rosas.

questão 2

Leia o texto e assinale a alternativa correta:

Pouco depois de terminadas as negociações entre ingleses e franceses, no início de 1713, chegou a vez dos últimos iniciarem suas negociações com os portugueses. A posição de Portugal sobre as terras em disputa entre as duas Coroas no norte do Brasil era de que a ele pertencia por direito todas as terras do Cabo do Norte, situadas entre o Amazonas e o rio de Vicente Pinzón, ou Oiapoque, e que a possessão dessas terras dava-lhe o direito exclusivo à navegação do rio Amazonas.” (FURTADO, Júnia Ferreira. Guerra, diplomacia e mapas: Guerra de Sucessão Espanhola, o Tratado de Ultrecht e a América portuguesa na cartografia de D'Anville. Topoi, v. 12, n. 23, jul-dez., 2011. p. 76.)

Em 1713, a Guerra de Sucessão da Espanha estava chegando ao fim e Portugal conseguiu feixes de terra na Amazônia, apesar de ter perdido o monopólio expresso no Pacto Colonial. Que tratado foi assinado nesse ano e estabeleceu tais acordos?

a) Tratado de Methuen

b) Tratado de Coimbra

c) Tratado de Londres

d) Tratado de Haia

e) Tratado de Utrecht

questão 3

Nos anos iniciais da Guerra de Sucessão Espanhola, a Inglaterra, que era um dos países contrários à possível junção entre o trono francês e o espanhol, procurou aliar-se comercialmente com Portugal, que representava um ponto estratégico para a guerra. O principal acordo firmado entre ingleses e portugueses nesse contexto foi:

a) o New Deal

b) o Tratado de Utrecht.

c) o Tratado de Methuen.

d) o Tratado da Manufatura

e) o Tratado de Tordesilhas.

questão 4

A Batalha que selou a Guerra de Sucessão Espanhola foi:

a) A Batalha de Waterloo

b) A Batalha do Peloponeso

c) a Batalha das Duas Rosas

d) a Batalha de Malplaquet

e) a Batalha de Trafalgar.

respostas
Questão 1

Letra B

A Guerra de Sucessão Espanhola começou após o trono espanhol ficar vazio de herdeiros depois da morte de Carlos II. Entretanto, o próprio rei havia indicado o Duque de Anjour, da França, para sucedê-lo, o que contrariou outras casas aristocráticas, sobretudo aquelas vinculadas aos tronos da Áustria, Holanda, Inglaterra e outros países. A revolta desses países deveu-se à possibilidade de união entre os tronos espanhol e francês por meio do Duque de Anjour.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

O tratado de Utrecht propôs as resoluções geopolíticas ao fim da Guerra de Sucessão Espanhola. Como a Espanha perdeu a guerra, muitos dos territórios das colônias hispano-americanas passaram a fazer acordos diretos com outras coroas, quebrando assim o Pacto Colonial. Isso também se refletiu nas colônias portuguesas, apesar de Portugal ter se beneficiado com o tratado, como indica o texto proposto no início da questão.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

O Tratado de Methuen, assinado em 1703, também conhecido como “Tratado dos panos e vinhos”, foi um acordo bilateral entre ingleses e portugueses que, além das facilitações mútuas de importações e exportações de vinhos e de tecidos entre os dois países, também tinha o amparo de proteção militar dos ingleses a Portugal.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

A Batalha de Malplaquet foi uma das mais duras e sangrentas do século XVIII e teve como um dos grandes comandantes em campo o militar francês Claude Villars, o Duque de Villars. Essa batalha representou a vitória dos países da “Grande Aliança” contra Espanha e França.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola