Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Guerra do Vietnã

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a Guerra do Vietnã, conflito que aconteceu entre 1959 e 1975 e contou com participação norte-americana. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Fatec) A Guerra do Vietnã, símbolo da resistência do povo vietnamita, submeteu as forças militares americanas a sua mais fragorosa derrota. Para os vietnamitas, a presença americana no Sudeste da Ásia apenas substituía as forças colonialistas da:

a) França

b) Inglaterra

c) Holanda

d) Bélgica

e) Alemanha

questão 2

(UFMG-adaptado) Entre 1961 e 1973, um total de 57.939 norte-americanos morreram no conflito da Indochina, a mais longa e custosa guerra externa na história dos Estados Unidos. A Força Aérea dos EUA jogou sobre o Vietnã uma tonelagem de bombas, mais de três vezes superior ao que foi jogado na Alemanha durante a Segunda Guerra.

(KEYLOR, William R. The twentieth-century world; an international history. New York: Oxford University Press, 1996. p. 375).

Considerando-se a Guerra do Vietnã, é correto afirmar que:

a) o conflito foi motivado pela intenção do governo norte-americano de impedir a expansão do comunismo no Sudeste asiático.

b) os norte-americanos deram apoio decidido às ações de seu governo no Vietnã e manifestaram insatisfação quando suas tropas foram retiradas de lá.

c) os vietnamitas que enfrentavam o exército dos EUA lutavam em condições difíceis, pois não dispunham de apoio externo.

d) a saída das tropas norte-americanas e a subsequente derrota das forças locais pró-Ocidente levou à divisão do Vietnã.

e) a invasão do Vietnã pelos Estados Unidos levou os soviéticos a construírem um muro em Berlim devido o temor de que uma invasão em Berlim Oriental acontecesse.

 

questão 3

Acerca da participação norte-americana na Guerra do Vietnã, marque a alternativa incorreta.

a) durante o conflito, os Estados Unidos se utilizaram de armas químicas como o agente laranja, que causou graves problemas ambientais na região.

b) a interferência americana tinha como objetivo impedir que os comunistas do Norte do Vietnã tomassem o poder do país e evitar que o comunismo se espalhasse pelo sudeste asiático.

c) a entrada dos Estados Unidos no conflito se deu após o suposto ataque norte-vietnamita contra a embarcação americana USS Maddox.

d) a saída americana do conflito se deu após a derradeira derrota na Batalha de Dien Bien Phu.

e) estima-se que ao longo do conflito cerca de 58 mil soldados americanos tenham morrido.

questão 4

Leia as afirmativas abaixo:

I. Os Estados Unidos utilizaram o Incidente do Golfo de Tonquim como pretexto para entrar na guerra.

II. O presidente responsável por liderar a campanha de saída dos EUA do conflito foi o presidente Jimmy Carter.

III. Antes da guerra, o Vietnã estava dividido em Vietnã do Norte e Vietnã do Sul com Hanói e Saigon como capitais, respectivamente.

IV. As tropas americanas retiraram-se do Vietnã em 1975, quando foram definitivamente derrotadas pelos vietcongues com a invasão de Saigon.

A respeito das afirmativas responda:

a) I, II, III são verdadeiras.

b) I, III e IV são verdadeiras.

c) somente a II é verdadeira.

d) I e III são verdadeiras.

e) II e IV são verdadeiras.

respostas
Questão 1

Letra A

Os vietnamitas consideravam os americanos como invasores, assim como haviam considerado os antigos colonizadores da região: os franceses. As duas guerras travadas na região (Guerra da Indochina e Guerra do Vietnã) são vistas pelos vietnamitas como o mesmo conflito travado em duas etapas distintas (contra franceses e americanos, respectivamente) e com objetivos em comum: a garantia de sua independência e a expulsão dos invasores e consequente reunificação do país.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A

A entrada dos Estados Unidos no conflito visava única e exclusivamente impedir que os comunistas tomassem o controle do país. Os Estados Unidos viam com temor o crescimento do comunismo na região desde a Revolução Chinesa de 1949. Durante a Guerra da Indochina, os americanos haviam apoiado os franceses e, com sua derrota, passaram a interferir diretamente para impedir o crescimento dos comunistas no Vietnã.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

A batalha que aconteceu no vilarejo de Dien Bien Phu foi disputada entre guerrilheiros vietnamitas e as tropas francesas que ocupavam a cidade em 1954, durante a Guerra da Indochina. Esse evento, portanto, não possui nenhuma relação com a saída americana no conflito em 1973. A saída dos EUA da guerra no Vietnã deu-se com a grande pressão popular pela retirada das tropas americanas do conflito por causa de sua longa duração e pelo alto número de mortos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

A entrada dos Estados Unidos teve como pretexto o suposto ataque contra a embarcação USS Maddox, no que ficou conhecido como Incidente do Golfo de Tonquim (I). O presidente americano que foi responsável pela saída do país do conflito foi Richard Nixon, em 1973, e isso aconteceu devido à insatisfação popular com a participação americana no conflito (II e IV). A luta aconteceu entre Vietnã do Norte e Vietnã do Sul que tinham sido divididos em 1945 após a Segunda Guerra Mundial e possuíam as cidades de Hanói e Saigon como capitais, respectivamente (III).

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola