Topo
pesquisar

Exercícios sobre a guilhotina e a França revolucionária

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre a guilhotina e a França revolucionária, você poderá testar seus conhecimentos sobre a aplicação da pena de morte nesse período, em solo francês. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(UNIRIO)

RobespierreQue se passa por aqui?

III Cidadão Que pode se passar? Passa-se que aquelas poucas gotas de sangue de agosto e setembro não deram para as bochechas do povo ficarem coradas. A guilhotina anda muito devagar. Precisamos de um bom aguaceiro!

I Cidadão – Nossas mulheres e filhos bradam por pão; queremos cevá-los com carne da aristocracia. Vamos! Mata os que não têm casaco esburacado! Todos- Mata! Mata!

(BÜCHNER, Georg. A Morte de Danton. Quadros dramáticos da época do Terror na França. Trad. Mario da Silva, Clássicos de Bolso, Ed. Tecnoprint S.A. s/d)

O drama, escrito entre 1834/35, retrata o momento da Revolução Francesa em que os jacobinos estão no poder, tentando varrer da França os "traidores" da Revolução. Sobre o período retratado, podemos afirmar que:

a) permitiu o atendimento das demandas populares e preservou os privilégios do clero e da nobreza. b) garantiu a permanência da alta burguesia (gironda) e da nobreza em aliança pela defesa da revolução.

c) preservou os direitos feudais e garantiu os privilégios da nobreza francesa conciliados com os avanços burgueses.

d) conservou uma Constituição de feição liberal e defendeu o voto censitário, garantindo participação política da burguesia.

e) foi o momento mais radical do processo revolucionário e teve ampla participação popular.

questão 2

Apesar de ter sido empregada com mais veemência durante o terror do período da Convenção Nacional, na Revolução Francesa, a guilhotina continuou a ser, por um longo tempo, o instrumento de aplicação da pena capital na França. O fim do uso oficial da guilhotina pelo Estado francês só ocorreu em:

a) 2011, sob o governo de Nicolas Sarkozy.

b) 1829, sob o reinado de Carlos X.

c) 1947, sob o governo de Charles de Gaulle.

d) 1981, sob o governo de François Mitterrand.

e) 1840, sob o reinado de Luís Filipe I.

questão 3

(Cesgranrio)

Santa Guilhotina, protetora dos patriotas, rogai por nós;

Santa Guilhotina, terror dos aristocratas, protegei-nos.

Máquina adorável, tende piedade de nós.

Máquina admirável, tende piedade de nós.

Santa Guilhotina, livrai-nos de nossos inimigos.

(In: ARASSE, Daniel. A Guilhotina e o Imaginário do Terror. São Paulo: Ática, 1989. p. 106-107. )

A leitura do texto remete ao período da Revolução Francesa conhecido como Terror, que pode ser identificado como o momento:

a) de diversas revoltas lideradas por trabalhadores rurais que pleiteavam o direito à terra e contra os quais o governo girondino utilizou a guilhotina indiscriminadamente.

b) de medidas populares, tais como o controle de preços e a reforma agrária, sob a liderança jacobina, durante o qual a guilhotina representava para muitos a justiça revolucionária.

c) do apogeu do domínio burguês, caracterizado pela criação do Banco de França e pelo aumento do comércio francês com as nações europeias, durante o qual a guilhotina simbolizava a eliminação dos resquícios feudais.

d) do retorno da nobreza em uma ação contrarrevolucionária, que eliminou as lideranças burguesas e populares que haviam iniciado o processo revolucionário e utilizou a guilhotina como protetora da pátria ameaçada.

e) resultante da Lei de Cercamentos, que provocou a expulsão dos camponeses de suas terras e sua execução sumária, por meio do uso da guilhotina.

questão 4

Uma das principais características do instrumento de pena capital chamado guilhotina era:

a) não ter sido usado contra membros participantes da Revolução Francesa.

b) a decapitação da vítima por meio de uma espada tradicional japonesa.

c) ter sido fabricado por um médico francês chamado Joseph-Ignace Guilhotin.

d) não ter sido usado contra o monarca francês da ocasião, Luís XVI.

e) o enforcamento da vítima usando-se uma corda de seda.

respostas
Questão 1

Letra E

A aplicação da guilhotina contra aqueles considerados “inimigos da revolução” ocorreu na chamada época do Terror Jacobino, entre os anos de 1793 e 1794. Cerca de 20 mil pessoas morreram na guilhotina em um único ano nessa época.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

O presidente francês François Mitterrand conseguiu decretar o fim da pena capital e a consequente abolição do uso da guilhotina no ano de 1981, após uma longa luta contra a pena de morte na França.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Sob a liderança dos jacobinos, sobretudo de figuras como Marat, Saint-Just e Robespierre, a revolução que havia começado na França em 1789 viveu seu período mais terrível, com uma atmosfera de vigilância e de acusações constantes. Qualquer pessoa poderia ser facilmente acusada de inimigo da revolução e sofrer decapitação pela guilhotina.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

A guilhotina foi inventada pelo doutor Guilhotina no início da década de 1790 com a intenção de “humanizar” o processo de execução de um condenando, tornando a morte mais rápida e praticamente indolor. A primeira aplicação desse instrumento ocorreu no dia 21 de agosto de 1792.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola