Topo
pesquisar

Exercícios sobre Hieróglifos Egípcios

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre Hieróglifos Egípcios, você pode avaliar os seus conhecimentos a respeito dessa modalidade de escrita. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

Sabe-se que à escrita desenvolvida no antigo Egito deu-se o nome de hieróglifos, ou escrita hieroglífica. O nome hieróglifo, contudo, tem origem grega e significa:

a) “Escrita do papiro”

b) “Louvor ao Faraó”

c) “Inscrição na pedra”

d) “Inscrição sagrada”.

e) “Palavra do Sol”.

questão 2

Os hieróglifos possuem uma estrutura bem diferente das outras línguas, tanto das orientais, como o mandarim, quanto das ocidentais, cuja estrutura é predominantemente alfabética (como o português). Com relação a essa estrutura dos hieróglifos, pode-se afirmar que:

a) é inteiramente ideográfica.

b) não possui imagens de animais em sua composição.

c) é trina: ideográfica, fonográfica e, sobretudo, pictográfica.

d) não possui fonemas.

e) nunca pôde ser traduzida para outros idiomas.

questão 3

O desvendamento dos escritos egípcios antigos, gravados em hieróglifos, só foi possível no século XIX por meio da interpretação empreendida por Jean-François Champollion. A interpretação de Champolion foi feita a partir da Pedra de Rosetta, em que constava(m):

a) um esquema completo da gramática hieroglífica.

b) o alfabeto egípcio e o alfabeto fenício.

c) os alfabetos latino, grego e hieroglífico.

d) uma mesma mensagem em três idiomas: o hieroglífico, o demótico e o grego antigo.

e) a obra do poeta grego Homero, chamada Odisseia, inteira em hieróglifos.

questão 4

Os hieróglifos ganharam, na antiga sociedade egípcia, uma derivação simplificada, que ficou conhecida como:

a) hieróglifo baixo.

b) escrita numismática

c) escrita mimiográfica

d) escrita demótica

e) escrita hierática

respostas
Questão 1

Letra D

O nome “hieróglifo” vem de dois radicais gregos: “hiero” (sagrado) e “glyfein” (inscrição), significando, portanto, “inscrição sagrada”. Porém, os próprios egípcios possuíam uma expressão própria para designar sua escrita: medjunetjer, que significa algo próximo à “palavra de Deus”.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

A estrutura dos hieróglifos é trina, pois possui tanto um esquema fonético (com pronúncia dos símbolos, entonação, inflexão etc.) quanto um esquema semântico ideogramático (isto é, o sentido é transmitido por ideias que são esboçadas na composição dos pictogramas, isto é, nos desenhos que dominam a língua e organizam o seu modo de funcionar.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

Após a descoberta da Pedra de Rosetta pelas tropas napoleônicas em 1799, o artefato foi levado para a França. Décadas depois o arqueólogo Jean-François Champollion examinou as inscrições da pedra e estabeleceu um critério de tradução dos hieróglifos a partir do grego antigo (que ele dominava), criando assim um padrão interpretativo para a escrita egípcia.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

A escrita hierática era uma variante dos hieróglifos que tinha uma funcionalidade mais flexível por ser mais cursiva e menos emblemática que a hieroglífica.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola