Topo
pesquisar

Exercícios sobre a História do Carnaval

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre a História do Carnaval, você pode avaliar os seus conhecimentos sobre essa festa milenar que teve grande recepção cultural no Brasil. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

A festa do carnaval, na Antiguidade Ocidental, estava relacionada com rituais pagãos que envolviam embriaguez e promiscuidade sexual. Dois desses rituais eram realizados entre o fim e o início de cada ano, isto é, um em dezembro e o outro em fevereiro. Eram eles:

a) as Saceias e as Olímpicas

b) as Apolíneas e as Siríacas

c) o Pão e Circo e o Lupanar

d) as Saturnálias e Lupercálias

e) o Pão e Circo e as Apolíneas

questão 2

A palavra ''carnaval'' vem do latim carnis levale e significa “retirar a carne” ou se livrar da carne. Essa designação começou a ser propagada durante a ascensão da civilização cristã na Idade Média. Levando isso em consideração, qual é o período do calendário litúrgico católico que é precedido pelo dia do carnaval?

a) o Dia de Todos os Santos

b) o Natal

c) a Quaresma

d) o Dia de Santos Reis

e) o Dia de Santa Luzia

questão 3

(PUC-RS) Zé Carioca, personagem de histórias em quadrinhos e filmes de Hollywood, foi criado por Walt Disney a partir de uma interpretação da figura popular do malandro carioca ligado ao samba e ao carnaval. A criação desse personagem caricatural para representar a identidade nacional brasileira está relacionada com qual dos contextos abaixo?

a) À Primeira Guerra e ao esforço de penetração comercial dos EUA no Brasil.

b) Ao esforço de aproximação e alinhamento do Brasil aos EUA, no contexto da II Guerra Mundial.

c) À internacionalização da economia brasileira da Era JK.

d) À expansão da cultura pop de influência norte-americana na Guerra Fria.

e) Ao imperialismo cultural dos EUA no contexto da ditadura militar.

questão 4

(PUC-RS) "Aquarela do Brasil", de Ary Barroso, foi um samba-exaltação composto num contexto caracterizado pela censura às letras de música que falassem da malandragem e pela utilização política do samba através do rádio - inclusive com a composição de marchinhas de carnaval - no sentido de forjar o consenso político ao redor de um projeto de modernização populista e autoritário, que caracterizou o governo de:

a) Juscelino Kubitschek

b) Eurico Gaspar Dutra

c) Castelo Branco

d) Jânio Quadros

e) Getúlio Vargas

respostas
Questão 1

Letra D

As Saturnálias, rituais orgiásticos dedicados ao deus Saturno, na antiga civilização romana, eram praticadas no solstício de inverno, que recaía na segunda quinzena de dezembro, e eram caracterizadas pela extravagância dos prazeres carnais. Do mesmo modo, as Lupercálias, rituais campesinos dedicados aos deuses inferiores – ou infernais – ocorriam por volta de 15 de fevereiro e também eram caracterizadas pela prática de orgias, sendo associadas diretamente ao que depois receberia por parte dos cristãos o nome de ''carnaval''.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

A Quaresma é o período de quarenta dias que antecede a Páscoa cristã, que celebra a Ressurreição de Cristo. O início da Quaresma ocorre na Quarta-feira de cinzas, que, por sua vez, é precedida pelo dia do Carnaval. Ambas as datas são determinadas pelo dia da Páscoa, que é celebrada no dia em que ocorre o equinócio de primavera.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Zé Carioca é um personagem que segue o esteriótipo do malandro carioca dos anos 1930/1940. Disney aproveitou-se da imagem internacional que o carnaval carioca tinha (e continua tendo no mundo) e, em especial nos EUA – naquela época –, sobretudo em virtude dos espetáculos de Carmem Miranda, para estreitar laços culturais com o Brasil.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

Os variados estilos de samba dos anos 1930/1940, incluindo as extremamente populares marchinhas de carnaval, foram utilizadas pelo serviço de propaganda de Getúlio Vargas, a favor do próprio governo, para construir uma imagem positiva do ditador e disseminá-la à massa de ouvintes do rádio, já que a televisão ainda não havia sido criada na época.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola