Topo
pesquisar

Exercícios sobre História de Goiás

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre História de Goiás, você poderá esmerar os seus conhecimentos sobre a formação e o desenvolvimento histórico de Goiás. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(UFG) Leia o trecho a seguir:

A impraticabilidade de se povoar a dita capitania [Goiás] nem outra qualquer parte da América Portuguesa senão com os nacionais da mesma América. E que achando-se todo o sertão daquele vasto continente coberto de índios, estes deviam ser principalmente os que povoassem os lugares, as vilas e as cidades que se fossem formando. (Carta régia de D. José I a D. José Vasconcelos, governador da Capitania de Goiás. 1758. In: PALACIN, Luís. O Século de ouro em Goiás. Goiânia. Editora da UCG, 1994. p, 84.)

O documento aponta a preocupação da Coroa Portuguesa com o povoamento da Capitania de Goiás, cujo desdobramento foi a política de:

a) Ocupação das terras indígenas.

b) Guerra justa contra as tribos indígenas.

c) Mestiçagem de brancos, índios e negros.

d) Embates intermitentes com as tribos indígenas.

e) Implantação de aldeamentos indígenas.

questão 2

(UEG) A integração de Goiás nos quadros da economia nacional encontrou na construção de Brasília um momento de inflexão: Goiânia transformou-se em ponto de apoio fundamental para a construção da nova capital. Acerca da integração econômica de Goiás entre as décadas de 1950 e 1970, marque a alternativa CORRETA:

a) Houve uma enorme resistência da elite política goiana em ceder imensa quantidade de terras para formação do Distrito Federal, uma vez que a atividade pecuarista era desenvolvida intensivamente nas terras onde a nova capital seria construída.

b) A construção de Brasília recebeu apoio inconteste de todos os partidos políticos, pois a interiorização da capital já estava prevista na primeira constituição republicana. O sonho de se construir uma nova capital ultrapassou as divisões ideológicas.

c) O golpe de 1964 paralisou os investimentos na modernização da agricultura brasileira. O modelo econômico adotado reservara à agricultura papel secundário, concentrando os investimentos no desenvolvimento industrial.

d) A modernização da agricultura goiana foi uma decorrência da transferência da capital, pois o estado de Goiás tornou-se responsável pelo abastecimento de Brasília, o que permitiu uma profunda alteração na agricultura goiana, com o crescimento da pequena propriedade.

e) A integração da economia goiana nos fluxos de investimentos nacionais iniciou-se no final da década de 1920 com a chegada dos trilhos, mas só ganhou impulso decisivo com o desenvolvimento da agricultura moderna, com o cultivo da soja.

questão 3

O ano de 1749 marcou o momento em que Goiás deixou de ser uma extensão da Capitania de São Paulo e passou a ser uma capitania independente. Nessa ocasião, o responsável por governar a Capitania de Goiás foi:

a) Bartolomeu Bueno da Silva

b) Dom Marcos de Noronha

c) Pedro Ludovico

d) Mauro Borges

e) Totó Caiado

questão 4

A cidade de Goiânia é fruto da política de intervenções da Era Vargas. O interventor nomeado por Vargas, Pedro Ludovico Teixeira, começou a construir a cidade em 1933. A transferência da capital, da cidade de Goiás, para Goiânia, ocorreu em 1937, no início do Estado Novo. A criação da nova capital tinha, eminentemente, a função de:

a) conservar o poder político das oligarquias locais, como a dos Caiados.

b) estabelecer domínios sobre terras que pertenciam ao Estado de São Paulo naquela época.

c) retirar o poder político das oligarquias locais.

d) introduzir em Goiás a cultura da cana-de-açúcar e o sistema de engenhos e usinas açucareiras.

e) afastar as tribos indígenas que habitavam as cercanias da cidade de Campinas das Flores, hoje o Bairro de Campinas.

respostas
Questão 1

Letra E

O processo de aldeamentos indígenas na Capitania de Goiás ocorreu entre os anos de 1749 e 1811, portanto, entre os séculos XVIII e XIX. Foram seis os principais aldeamentos: 1) São Francisco Xavier do Duro; 2) São José do Duro (ou Formiga); 3) São José de Mossâmedes; 4) Mova Beira; 5) Maria I e 6) Carretão de Pedro III.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

Goiânia, desde a década de sua fundação, desempenhou papel decisivo na projeção de Goiás na esfera da modernização agrícola e, por conseguinte, da integração econômica nacional. Contudo, nas décadas seguintes, esse desenvolvimento tornou-se ainda mais exponencial, garantindo uma inserção decisiva de Goiás na economia do país.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Dom Marcos de Noronha, que também era conhecido pelo seu título de nobre “Conde dos Arcos”, chegou a exercer posto militar (nos cargos de alferes, tenente e capitão) antes de se tornar, em 1745, governador da Capitania de Pernambuco. Permaneceu em Pernambuco até 1748, quando foi nomeado, finalmente, o governador da recém-criada capitania de Goiás; função que exerceu até o ano de 1755.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

A criação de Goiânia tinha como ponto central completar o processo de descentralização do poder político das oligarquias locais, iniciado em 1930, com a ascensão de Getúlio Vargas ao poder.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola