Topo
pesquisar

Exercícios sobre História da Igreja Católica

Exercícios de História

É interessante atentar aos conflitos religiosos e políticos para realizar os exercícios sobre História da Igreja Católica. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(Puccamp) A Igreja integrou-se ao Sistema Feudal através dos mosteiros, cujas características se assemelhavam às dos domínios dos senhores feudais. Como tinha

a) o controle do destino espiritual, procurou combater a usura entre os integrantes do clero e entre os judeus, no que foi rigorosamente obedecida.

b) o monopólio da cultura, tinha também o monopólio da interpretação da realidade social.

c) grande influência na formação da mentalidade, insistia no ideal do preço justo, permitindo que na venda dos produtos se cobrasse a mais apenas o custo do transporte.

d) o controle da realidade social, exigia que os cristãos distribuíssem os excedentes entre seus parentes mais próximos para auferir lucros.

e) a fiscalização sobre a distribuição dos excedentes em épocas de calamidade, inibia a atuação dos comerciantes inescrupulosos, ameaçando-os com multas ou com a perda de suas propriedades.

questão 2

(FGV) Na Idade Média, desenvolveram-se dentro da Igreja instituições que tinham corporações de mestres e aprendizes, com privilégios e autonomia administrativa, e significaram importante avanço intelectual.

O texto anterior refere-se:

a) às Irmandades;

b) aos Museus;

c) às Bibliotecas;

d) aos Conventos;

e) às Universidades.

questão 3

A divisão do Império Romano em dois, em Império Romano do Oriente e Império Romano do Ocidente, repercutiu nas questões religiosas do cristianismo, das quais podemos citar o Cisma do Oriente, em 1054, que resultou:

a) na Reforma Protestante.

b) na criação da Igreja Ortodoxa.

c) no movimento das Cruzadas.

d) na criação do Tribunal do Santo Ofício.

questão 4

Análise o quadro abaixo.

I – Reforma Protestante a) Criação do Estado do Vaticano.
II – Cisma do Oriente b) Divergências políticas que levaram o papado a ser transferido para a cidade de Avignon.
III – Cisma do Ocidente c) Tentativas de alteração das doutrinas religiosas da Igreja, principalmente a partir da crítica da venda de indulgências.
IV – Tratado de Latrão d) Divisão da Igreja e surgimento do chamado cristianismo ortodoxo.

De acordo com seus conhecimentos sobre a história da Igreja Católica, relacione corretamente os fatos da coluna da esquerda com suas principais características expostas na coluna da esquerda.

a) I-b; II-d; III- a; IV-a.

b) I-c; II-d; III- b; IV-a.

c) I-d; II-b; III- a; IV-c.

d) I-c; II-a; III- d; IV-b.

respostas
Questão 1

Letra B. Durante a Idade Média, a Igreja Católica conseguiu alcançar o apogeu de sua dominação na Europa ocidental, tanto econômica quanto politicamente. Os mosteiros foram algumas das instituições através das quais isso foi possível, principalmente por deterem consideráveis extensões de terras. Além disso, podiam deter e controlar as manifestações culturais e religiosas do período.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E. As universidades surgiram por volta dos séculos XI e XII, transformando-se em centro de produção intelectual na Europa ocidental. Obras de pensadores clássicos eram ensinadas, mas também os princípios religiosos cristãos, propagando, assim, entre uma elite intelectual, a cultura cristã.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B. As diferenças doutrinárias que passaram a surgir entre as duas áreas oriundas do Império Romano, como a questão do monofisismo e a iconoclastia, além de disputas por poder político, levaram a Igreja a dividir-se em duas em meados do século XI, surgindo a Igreja Católica do Ocidente, com sede em Roma, e a Igreja Católica do Oriente, com sede em Constantinopla, atual Istambul, na Turquia.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B. Os fatos acima referidos estão relacionados com momentos de importantes transformações políticas e religiosas dentro da Igreja, marcando divisões dentro da instituição ou mesmo alianças com outros Estados e grupos políticos.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola