Topo
pesquisar

Exercícios sobre História da Páscoa

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre História da Páscoa, você pode avaliar os seus conhecimentos sobre essa que é considerada a principal data do calendário cristão. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

A data da Páscoa foi fixada pelo Concílio de Niceia, no ano de 325 d.C. O Concílio deliberou que o dia da Páscoa seria comemorado sempre no primeiro domingo após o equinócio de primavera europeu. Essa data foi então considerada a mais importante do calendário cristão, pois:

a) é quando se comemora a saída do povo judeu do cativeiro da Babilônia.

b) é quando se comemoram os milagres de Cristo.

c) é quando se comemora o Nascimento de Cristo.

d) é quando se comemora a Ressurreição de Cristo.

e) é quando se comemora a reconstrução do tempo de Salomão.

questão 2

A cultura de se dar de presente ovos enfeitados durante o período da Páscoa é muito antiga na Europa e tem raízes na mitologia pagã do norte desse continente. Antes mesmo de começarem a ser produzidos ovos de chocolate, enfeitavam-se ovos comuns com tinta e alguns adornos. Durante o Império Russo, com a dinastia Romanov, na época da Páscoa, eram produzidos alguns ovos especiais, feitos de metais e pedras preciosas, para se presentear os membros da família real. O fabricante desses ovos era:

a) François Lous Cailler.

b) William Neilson

c) Henri Nestlé.

d) Maximo Gorki.

e) Peter Carl Fabergé.

questão 3

No mundo contemporâneo, é muito comum vermos, na época da Páscoa, dois símbolos principais: o coelho e os ovos de chocolate. Esses símbolos, porém, remontam a uma tradição pagã do norte da Europa pré-cristã centrada no culto:

a) à deusa Afrodite, deusa do amor.

b) à deusa Eostre, ou Ostera, deusa da fertilidade.

c) ao deus Mitra, deus do Sol.

d) à deusa Nana, esposa do deus Balder.

e) ao deus Odin, rei de todos os deuses.

questão 4

(UEL-PR) A Páscoa, na cultura do povo hebreu, está relacionada com:

a) a conquista de Canaã, a Terra Prometida, após o cativeiro dos hebreus na Babilônia.

b) a unificação do reino de Israel após o conturbado período gerado pelo Cisma das 12 tribos hebraicas.

c) o êxodo, inicialmente liderado por Moisés, após a permanência de mais de 400 anos dos hebreus no Egito.

d) a sucessão de Davi, como rei dos hebreus, após a conquista de Jerusalém pelos cananeus.

e) a resistência oposta pelos judeus, após a anexação da Judeia por Roma.

respostas
Questão 1

Letra D

A data da Páscoa celebra, segundo a tradição cristã, a Ressurreição de Cristo e a vitória sobre a morte e o pecado. A partir dessa data que é definido todo o calendário cristão (principalmente o da liturgia católica), incluindo datas como Quarta-feira de cinzas, Sexta-feira da Paixão etc.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

Peter Carl Fabergé foi um famoso joalheiro russo que teve os seus serviços contratados pelo czar russo Alexandre III, em 1885, para fabricar uma peça de joalheria luxuosa em formato de ovo para dar de presente à sua esposa, Marie Fedorovna, na época da Páscoa. O sucesso dessa peça fez com que Fabergé produzisse mais ovos semelhantes para o restante da família. Esses ovos hoje em dia encontram-se em museus e bancos que guardam o tesouro da família Romanov.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Tanto o coelho quanto o ovo da Páscoa eram símbolos do culto à deusa nórdica Eostre, a deusa da fertilidade, que era cultuada no auge da Primavera europeia, quando declinava o inverno e as aves e animais, como os coelhos, começavam seu ciclo reprodutivo. Por serem símbolos de renascimento na natureza, o ovo e o coelho acabaram por ser assimilados pela cultura cristã e associados à Ressurreição de Cristo.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

A Páscoa, que na tradição hebraica se chama Pessach (“travessia”, “passagem”), simboliza para os judeus a libertação do jugo egípcio, que foi liderada por Moisés. A narrativa do êxodo foi identificada com a Ressurreição de Cristo, pela tradição cristã, com a libertação do pecado e da morte.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola