Topo
pesquisar

Exercícios sobre Humanismo

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre Humanismo, você poderá averiguar os seus conhecimentos referentes a essa atmosfera cultural que permeou a Europa nos séculos XV e XVI. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(UFES) A imagem do “Homem Vitruviano” é uma representação elaborada no final do século XV por Leonardo da Vinci e exprime o antropocentrismo e a harmonia das formas que caracterizaram as obras artísticas do período renascentista. Sobre o renascimento, não é correto afirmar que:

a) um dos seus principais fundamentos intelectuais foi o Humanismo, concepção segundo a qual o homem deveria ser valorizado como o epicentro do mundo e da história, como havia ocorrido na Antiguidade Clássica.

b) o estudo do homem e da natureza, nesse período, fundamentava-se no espírito crítico, o que possibilitou o desenvolvimento do pensamento científico, como se comprova na defesa da teoria heliocêntrica por Nicolau de Cusa e Nicolau Copérnico.

c) os homens da época tenderam a valorizar a produção artística e intelectual das civilizações do Oriente Médio, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, pela conexão que estas guardavam com a história hebraica descrita na Bíblia.

d) um dos seus maiores expoentes foi Leonardo da Vinci, um modelo do intelectual renascentista, pelo fato de se ter dedicado a múltiplas áreas do conhecimento, como, por exemplo, à Anatomia, à Física e à Botânica, além de à Pintura.

e) o termo “Renascimento” designa uma modalidade de expressão intelectual urbana e burguesa originária da Península Itálica, que se constituiu a partir do sincretismo entre a Cultura Clássica e a tradição judaico-critã.

questão 2

(UNAMA/PA) “Humanismo é uma palavra inventada no século XIX para descrever o programa de estudos, e seu condicionamento de pensamento e expressão, que era conhecido desde o final do século XV”. HALE, John. Dicionário do renascimento italiano. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988. p. 187. De acordo com o trecho anterior, e por meio de seus estudos históricos, é correto afirmar que o programa humanista:

a) Era encabeçado por reis e papas (os mecenas), os quais auxiliavam, humanitariamente, os artistas do século XIX a compreender as formas artísticas do Renascimento.

b) Atrelava-se ao modo de pensar renascentista, no qual o homem e a natureza passavam a ser valorizados na construção do conhecimento mundano.

c) Era marcado por uma valorização de temas naturalistas, opondo-se aos temas religiosos e sua ligação e proximidade com a Igreja católica e a protestante do século XIX.

d) Constituía-se por uma aproximação com o mundo grego e romano, valorizando o equilíbrio das formas e proporções, num exemplo de arte barroca (humanista) do século XV.

e) A valorização de ideias como a coletividade e a expropriação da propriedade privada.

questão 3

É característica fundamental do Humanismo a valorização do corpo humano. Isso pode ser observado, no contexto dos séculos XV e XVI, nas:

a) estruturas das catedrais góticas.

b) obras dos artesãos das corporações de ofício.

c) seitas sincréticas, como a maçonaria.

d) obras dos pintores e escultores renascentistas.

e) aulas de filosofia escolástica.

questão 4

Além dos temas cristãos, herdados da Idade Média, o humanismo incorporou decisivamente outros elementos, que foram:

a) os elementos da cultura persa.

b) os elementos da cultura clássica, grega e romana.

c) os fundamentos teológicos dos heréticos, como os de Marcião.

d) as estruturas do pensamento de Confúcio.

e) as estruturas do pensamento de Buda.

respostas
Questão 1

Letra C

Os elementos da cultura egípcia e mesopotâmica não tiveram impacto sobre os intelectuais do humanismo. As culturas grega e romana, seguidas da cultura cristã ocidental, é que tiveram realmente um impacto decisivo sobre o humanismo.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

O humanismo teve como parâmetros principais a valorização do homem e da natureza e, a partir desses modelos, erigiu todo um corpo teórico de procedimentos.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

As obras de artes plásticas do período do Renascimento valeram-se das concepções humanistas. Isso pode ser observado nos procedimentos utilizados pelos artistas, como o estudo da anatomia do corpo humano e da perspectiva isométrica, estudo esse indispensável para a composição do volume das esculturas e o contorno das formas humanas nas pinturas.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

Os elementos da cultura clássica, como a filosofia, a retórica, os conhecimentos matemáticos e inclusive as línguas (grego e latim), foram de fundamental importância para o humanismo e tiveram grande impacto nas obras de arte e no pensamento político do Renascimento.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola