Topo
pesquisar

Exercícios sobre a invasão nazista na Grécia

Exercícios de História

Você pode, por meio destes Exercícios sobre a invasão nazista na Grécia, avaliar os seus conhecimentos sobre os detalhes da Segunda Guerra Mundial. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

A ocupação da Grécia pelos nazistas, a partir de 1941, ocorreu, em grande parte, em virtude da pretensão de controle da região dos Bálcãs. Entretanto, um ano antes, a Grécia já havia sofrido um ataque de outro país. Que país era esse?

a) Portugal, liderado por Salazar.

b) A Espanha, liderada por Francisco Franco.

c) A Itália, liderada por Mussolini.

d) A Iugoslávia, liderada por Bros Tito.

e) Interesses do Eixo Roma-Berlin.

questão 2

Ao mesmo tempo em que os nazistas desferiam o ataque contra a Grécia, que culminaria em sua ocupação, também atuavam em uma frente leste de combate, tentando ocupar outro país. Que país era esse?

a) Armênia

b) Japão

c) Turquia

d) Espanha

e) Iugoslávia

questão 3

No primeiro semestre de 2015, o então presidente da Grécia, Alexis Tsipras, disse que a Alemanha devia um total de 278 milhões de euros à Grécia em virtude da ocupação na época do nazismo. Essa declaração apoia-se na ideia de:

a) economia retroativa.

b) neoliberalismo.

c) passadismo saudosista.

d) dívida histórica, que deveria ser paga no presente.

e) solidariedade histórica.

questão 4

Ao ter que lutar no front de batalha dos Bálcãs para garantir a ocupação da Grécia, os alemães precisaram adiar uma megaoperação militar denominada de “Operação Barbarossa”. Contra quem seria deflagrada tal operação?

a) contra os ingleses

b) contra os soviéticos

c) contra os franceses

d) contra os italianos

e) contra os brasileiros

respostas
Questão 1

Letra C

A Grécia havia recebido um ataque fascista italiano em 28 de outubro de 1940. Itália e Alemanha eram aliadas no contexto da Segunda Guerra e ambas tinham interesse na região dos Bálcãs. O ataque italiano foi rechaçado e, então, em 06 de abril de 1941, os alemães dirigiram-se à Grécia, conquistando-a ainda naquele mês.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

O ataque nazista à Iugoslávia ocorreu no mesmo dia do ataque à Grécia, em 06 de abril. O combate contra os guerrilheiros iugoslavos treinados por Tito foi um dos mais desgastantes para as tropas alemãs atuantes nos Bálcãs.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D

A retórica do presidente Tsipras, então eleito pelo partido socialista grego Syriza, consistia na cobrança de uma suposta dívida histórica por ações engendradas na época de uma Guerra Mundial. Essa cobrança de Tsipras foi feita no contexto da grande dívida que os próprios gregos contraíram com credores internacionais (entre eles, bancos alemães) ao longo da primeira década do século XXI.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

A Operação Barbarossa, ou “Barba Roxa”, foi executada em junho de 1941 contra a União Soviética. Dois anos antes, nazistas e soviéticos haviam assinado o tratado de não agressão, chamado de Ribbentrop-Molotov.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola