Topo
pesquisar

Exercícios sobre jacobinismo e ação política

Exercícios de História

Nestes exercícios sobre jacobinismo e ação política, você poderá testar os seus conhecimentos sobre o significado e o alcance político do movimento jacobino. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

As ações político-revolucionárias levadas a cabo pelos jacobinos durante a década de 1790, no contexto da Revolução Francesa, tiveram amplo impacto em outras regiões do mundo. No caso brasileiro, é possível dizer que esse impacto pôde ser visto:

a) na Revolução de 1930.

b) na Revolta dos Alfaiates.

c) no Brasil Holandês.

d) na Confederação do Equador.

e) nas atividades do cangaço.

questão 2

(UNIRIO)

Robespierre- Que se passa por aqui?

III Cidadão- Que pode se passar? Passa-se que aquelas poucas gotas de sangue de agosto e setembro não deram para as bochechas do povo ficarem coradas. A guilhotina anda muito devagar. Precisamos de um bom aguaceiro!

I Cidadão- Nossas mulheres e filhos bradam por pão; queremos cevá-los com carne da aristocracia. Vamos! Mata os que não têm casaco esburacado! Todos- Mata! Mata!

(BÜCHNER, Georg. A Morte de Danton. Quadros dramáticos da época do Terror na França. Trad. Mario da Silva, Clássicos de Bolso, Ed. Tecnoprint S.A. s/d)

O drama, escrito entre 1834/35, retrata o momento da Revolução Francesa em que os jacobinos estão no poder, tentando varrer da França os "traidores" da Revolução. Sobre o período retratado, podemos afirmar que:

a) permitiu o atendimento das demandas populares e preservou os privilégios do clero e da nobreza. b) garantiu a permanência da alta burguesia (gironda) e da nobreza em aliança pela defesa da revolução.

c) preservou os direitos feudais e garantiu os privilégios da nobreza francesa conciliados com os avanços burgueses.

d) conservou uma Constituição de feição liberal e defendeu o voto censitário, garantindo participação política da burguesia.

e) foi o momento mais radical do processo revolucionário e teve ampla participação popular.

questão 3

Leia o trecho abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

Modelado no precedente jacobino que obcecava a mente dos bolcheviques, o Terror Vermelho, no entanto, foi também alimentado pela cega convicção ideológica de que só uma guerra civil abriria caminho para a nova época histórica. A fórmula do 'comunismo de guerra' resumiu, de fato, a mistura entre visões utópicas e métodos ferozes de governo.” (PONS, Silvio. A revolução global: história do comunismo internacional, 1917-1991. Rio de Janeiro: Contraponto Editora; Brasília: Fundação Astrojildo Pereira, 2014. p. 67.)

O autor, no trecho acima, assinala que:

a) o “comunismo de guerra” dos bolcheviques dependia do fornecimento de armas por parte dos jacobinos.

b) o “terror vermelho” dos bolcheviques se caracteriza pelo uso massivo da guilhotina, por isso a identificação com os jacobinos.

c) o terror jacobino francês serviu como modelo revolucionário para os bolcheviques russos.

d) a utopia revolucionária jacobina era considerada, pelos bolcheviques, como conservadora.

e) o jacobinismo não teve nenhum efeito sobre as ações dos bolcheviques.

questão 4

(FGV) “Chegou a hora da igualdade passar a foice por todas as cabeças. Portanto, legisladores, vamos colocar o terror na ordem do dia.” (Discurso de Robespierre na Convenção). A fala de Robespierre ocorreu em um dos períodos mais intensos da Revolução Francesa. Esse período caracterizou-se:

a) pela fundação da monarquia constitucional, marcada pelo funcionamento da Assembleia Nacional.

b) pela organização do Diretório, marcado pela adoção do voto censitário.

c) pela reação termidoriana, marcada pelo fortalecimento dos setores conservadores.

d) pela convocação dos Estados Gerais, que pôs fim ao absolutismo francês.

e) pela criação do Comitê de Salvação Pública e a radicalização da revolução.

respostas
Questão 1

Letra B

A Revolta, ou Conspiração, dos Alfaiates aconteceu em 1798, na Bahia, e ficou conhecida também como “Conjuração Baiana”. Essa revolta teve grande influência da fase jacobina da Revolução Francesa, que chegou ao seu ápice nos anos de 1793 e 1794, em que foi implementado o chamado “Terror Revolucionário”.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

O trecho refere-se ao período do Terror Revolucionário jacobino, que radicalizou ainda mais a Revolução Francesa, sobretudo após a morte de Marat (notório jacobino) pelas mãos de uma nobre, Charlotte Corday. Após a morte de Marat, as perseguições e assassinatos cometidos pelos jacobinos contra a nobreza francesa intensificaram-se de forma exponencial.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

No trecho, Silvio Pons destaca o peso que teve a ideologia do Terror Revolucionário dos jacobinos para a execução do Terror Vermelho comunista capitaneado pelos bolcheviques a partir de 1917. O desenvolvimento do “comunismo de guerra”, proposto por Lenin, levava a cabo um projeto de sustentação política e econômica a partir de perseguições, mortes e guerra civil, do mesmo modo que a fase do terror na Revolução Francesa.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

O Comitê de Salvação Pública (Comité de Salut Public) foi inaugurado em 06 de abril de 1793, ano da morte do jacobino Marat, e teve como principal objetivo organizar a ditadura jacobina na França, que ficou conhecida como “fase do Terror”. O uso da guilhotina contra nobres e todos aqueles que se opusessem às diretrizes da Convenção Nacional (liderada pelos jacobinos) tornou-se imperioso nessa fase.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola