Topo
pesquisar

Exercícios sobre o luteranismo

Exercícios de História

O luteranismo, liderado por Martinho Lutero, foi a primeira doutrina cristã protestante surgida na Idade Moderna. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(PUC-PR) Nos começos do século XVI teve início a Reforma Religiosa, com a atuação de Martinho Lutero, monge agostiniano, então em Wittenberg. Sobre as causas desse movimento, é correto afirmar:

I – Os reformados tiveram apoio da burguesia, desejosa de firmar sua atividade capitalista de obter lucros, limitados pela Igreja e indicativos de pecado.

II – Um sentimento nacionalista surgira na Alemanha e Norte da Europa, passando o papa a ser visto como um estrangeiro a interferir em assuntos internos.

III – Em matéria de religião ocorreu o abuso de setores do clero, com a exploração das “relíquias sagradas” e venda de indulgências.

IV – O documento inicial que desencadeou a Reforma Luterana foi a Declaração de Augsburgo, redigida por Felipe Melanchton.

V – Ao tempo do início da Reforma Luterana era papa Júlio II, mecenas do Renascimento e que interpretou o ato de rebeldia de Lutero como uma simples querela de agostinianos contra dominicanos.

Estão corretas:

  1. III, IV e V.
  2. I, II e V.
  3. Apenas II e III.
  4. Apenas III e V.
  5. Apenas IV e V.
questão 2

(UFRN) No século XVI surgiu, na Europa, um movimento de caráter religioso, político e econômico que deu origem à Reforma protestante, iniciada como uma reação:

  1. ao progresso do capitalismo comercial, que preconizava o lucro e estimulava o desenvolvimento das atividades mercantis, condenados pela Igreja Católica.
  2. à crise da Igreja Católica, que se manifestava através da vida desregrada, do luxo do alto clero, da venda de cargos eclesiásticos e de relíquias sagradas.
  3. à teoria religiosa católica, que estava alicerçada na predestinação absoluta, na salvação pela fé e no livre exame da Bíblia.
  4. ao fortalecimento do Estado Nacional absolutista cuja consolidação representava o apoio à teoria da supremacia e do universalismo do poder papal.
questão 3

Leia atentamente os excertos abaixo:

“21. Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e que está salvo.”

“27. Enganam-se os homens que dizem que, logo que a moeda é lançada na caixa, a alma voa (do Purgatório).”

“36. Qualquer cristão verdadeiramente arrependido tem plena remissão do castigo e do pecado; ela é lhe devida sem indulgências.”

“95. É preciso exortar os cristãos a esperar entrar no céu mais por verdadeira penitência do que por uma ilusória tranquilidade de espírito.”

Os excertos acima fazem parte de um documento representativo da Reforma Protestante que é:

  1. a Confissão de Augsburgo, de Martinho Lutero e Felipe Melanchton.
  2. a Instituição da religião cristã, de João Calvino.
  3. o Ato de Supremacia, de Henrique VIII.
  4. as 95 Teses de Wittenberg, de Martinho Lutero.
questão 4

Leia o texto abaixo para poder responder ao questionamento seguinte:

“O comprometimento de Lutero com o quadro socioeconômico alemão, atraindo o apoio da nobreza (príncipes), refletiu poderosamente em suas pregações. São suas as seguintes afirmações: ‘A maior infelicidade da nação alemã é, sem dúvida, o tráfico de dinheiro [...] O demônio o inventou, e o papa, dando-lhe sua sanção, fez ao mundo um mal incalculável. O comércio com o estrangeiro, que traz mercadorias de Calcutá, da Índia e de outros lugares [...] que leva dinheiro do país, não deveria ser permitido. Teria muito a dizer sobre os sindicatos comerciais [...] e lá só se encontram cupidez e injustiça’.”

Citado de MOUSNIER, Roland. História geral das civilizações, Os séculos XVI e XVII. p. 89.

É possível perceber pela leitura do trecho acima que as pregações de Lutero não se limitavam à dimensão religiosa, gerando consequências na sociedade da época. Sobre os impactos sociais do luteranismo, indique a alternativa que aponta uma correlação incorreta entre processos sociais e doutrina luterana.

  1. As Revoltas Camponesas na Alemanha no século XVI.
  2. A Paz de Augsburgo, segundo a qual qualquer príncipe alemão poderia escolher sua religião.
  3. A ampliação da educação letrada às camadas populares na Alemanha, decorrente da livre interpretação da Bíblia traduzida para o alemão.
  4. A realização da Dieta de Worms em que Lutero foi aceito pelos príncipes alemães e por Carlos V como principal autoridade religiosa.
respostas
Questão 1

Letra C. A afirmativa I está incorreta em razão da condenação de Lutero ao capitalismo; IV está incorreta porque a Declaração de Augsburgo não foi o documento que desencadeou a Reforma, e sim as 95 Teses de Lutero; a V está também incorreta porque o papa à época de Lutero não era Júlio II, e sim Leão X, que condenou Lutero à excomunhão.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B. A origem da Reforma Protestante está ligada às críticas de setores religiosos ao poder do alto clero católico em Roma e à forma de condução dos negócios religiosos.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D. As 95 Teses de Wittenberg criticavam acerbamente a posição da Igreja Católica, principalmente a venda de indulgências.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D. Na Dieta de Worms, Lutero foi considerado herege, mas, em razão do apoio da nobreza, conseguiu refúgio.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola