Topo
pesquisar

Exercícios sobre Margaret Thatcher

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre Margaret Thatcher, você poderá testar seus conhecimentos sobre uma das principais líderes do cenário político do século XX. Publicado por: Vanessa Sardinha dos Santos
questão 1

(Mackenzie) “Não há sociedade, só indivíduos”. (Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica). Primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro na história da Inglaterra, de 1979 a 1990, Thatcher recebeu do então presidente norte-americano, Ronald Reagan, o título de “o homem forte do Reino Unido”. Indicada pelo Partido Conservador, suas decisões firmes marcaram a adoção de uma política neoliberal e o fim do modelo, então praticado, conhecido como Welfare State. Com relação a esse novo modelo de governo, assinale a alternativa correta.

a) Privatização de empresas estatais, em que produtos e serviços considerados estratégicos para a soberania nacional são submetidos à lógica do mercado internacional, permitindo um aumento dos gastos públicos em saúde e educação.

b) Retomada de uma política econômica sustentada por economistas, como Haydek e Friedman, defendendo a absoluta liberdade econômica, mas com preocupações voltadas para a distribuição da riqueza nacional.

c) Possibilidade de que países em desenvolvimento melhorassem seus quadros sociais, com o aumento de empregos para a classe trabalhadora, graças à atuação de empresas transnacionais em diversos setores.

d) Corte de gastos no setor social, aumento do desemprego, endurecimento nas negociações com os sindicatos, elevação das taxas de juros e fim da intervenção estatal, dando total liberdade aos setores financeiro e econômico.

e) Nova diretriz de governo adotada por Thatcher, na Inglaterra, não foi implementada pelos líderes de outras nações, que criticavam as desigualdades sociais geradas pela adoção desse modelo econômico.

questão 2

Os thatcheristas são "burkeanos", e não "leninistas de direita". Sendo assim, em vez de uma abordagem obstinada, radical e abolicionista para se chegar à liberdade econômica, eles preferiram se entregar às glórias do gradualismo e da moderação. Isso pôde ser comprovado logo nos primeiros anos do governo. Em vez de uma política monetária rígida, em vez da total interrupção da expansão monetária para acabar de vez com a inflação crescente, optou-se por uma contenção monetária bem mais gradual. E qual foi o resultado deste gradualismo na política monetária? O gradualismo gerou uma crônica recessão, o que era inevitável, mas não foi restritivo o suficiente para acabar com a inflação ou para revigorar a economia. Logo, teve-se o pior dos mundos: recessão, desemprego e inflação de preços. E tal cenário perdurou até aproximadamente 1985, quando estes indicadores melhoraram. Mas o bom momento, obviamente, gerou novos afrouxamentos na política monetária, de modo que, já em 1990, todos eles estavam novamente tão ruins quanto no início do governo.” (ROTHBARD, Murray N. Adeus à Dama de Ferro. In: Instituto Ludwig von Mises Brasil, 27 de fevereiro de 2012).

Levando-se em consideração o fato de que o autor do texto, o economista Murray Rothbard, é um notório representante da Escola Austríaca de Economia e, portanto, defensor do livre mercado e do não intervencionismo estatal, podemos afirmar que, nesse trecho, Rothbard:

a) só discorda no ponto relativo ao Estado do Bem-estar Social.

b) endossa todas as decisões tomadas por Thatcher na área da política econômica.

c) critica a política de contenção monetária do governo Thatcher.

d) critica a guinada ao comunismo, que foi a principal característica do governo Thatcher.

e) endossa a política econômica assistencialista do Governo Thatcher.

questão 3

(Vunesp – com modificações) A ex-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher, de 87 anos, morreu em consequência de um derrame cerebral, disse nesta segunda-feira (08/04) um porta-voz da família: “É com grande pesar que Mark e Carol Thacher anunciam que a mãe deles, baronesa Thatcher, morreu em paz depois de um acidente vascular cerebral nesta manhã”, afirmou o porta-voz, lorde Timothy Bell.

A morte de Margaret Thatcher foi noticiada com destaque, pois a primeira-ministra:

a) foi representante máxima do neoliberalismo no Reino Unido.

b) foi a principal questionadora do imperialismo dos Estados Unidos ao longo de décadas.

c) promoveu reformas políticas e sociais, ampliando as conquistas trabalhistas na Inglaterra.

d) inspirou, como líder política, diversos governantes a adotarem uma política populista.

e) foi a principal crítica às reformas políticas que determinaram a extinção da antiga URSS.

questão 4

Entre os meses de abril e junho de 1982, Margaret Thatcher, como chefe de Estado do Reino Unido, conduziu seu país a um conflito armado que teve repercussão internacional. Esse conflito foi:

a) Guerra do Golfo

b) Guerra Irã-Iraque

c) Guerra das Duas Rosas

d) Guerra do Charco

e) Guerra das Malvinas

respostas
Questão 1

Letra D

Margaret Thatcher, quando ascendeu ao poder na Inglaterra, procurou equilibrar medidas de austeridade econômica com a manutenção de algumas características do Estado do Bem-estar Social. Um dos efeitos colaterais das medidas de austeridade foi a ampliação das divergências com os sindicatos de trabalhadores, incentivo à política de privatizações e diminuição da intervenção do Estado na economia.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

Para Rothbard, o governo Thatcher aplicou poucas das premissas do liberalismo político, apesar de ter sido considerado pelos grandes veículos de impressa e por especialistas em economia do mundo todo como um governo que mais representava essa linha econômica, associada a uma política conservadora.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

O governo de Margaret Thatcher foi considerado um dos maiores representantes do neoliberalismo dos anos 1980, ao lado do governo Reagan, dos EUA – seu contemporâneo. Entretanto, há posições divergentes a esse respeito tanto com relação ao termo “neoliberalismo” (há autores que acreditam que só houve e ainda há o “Liberalismo”, no sentido clássico) quanto com relação ao fato de Thatcher ter sido realmente liberal em seu governo.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

A Guerra das Malvinas, travada em 1982, foi um empreendimento militar da Inglaterra contra o governo da ditadura argentina. Essa guerra teve como motivação a violação da soberania das ilhas Malvinas – então protegidas pelos ingleses – por parte dos argentinos, que reivindicavam tal soberania para si.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola