Topo
pesquisar

Exercícios sobre a mitologia nórdica

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a crença religiosa dos antigos vikings, que é comumente conhecida como mitologia nórdica. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

A crença religiosa, que hoje é conhecida como mitologia nórdica, fazia parte da prática de qual povo europeu?

a) celtas

b) lombardos

c) vikings

d) cretenses

e) bretões

questão 2

Grande parte do que se sabe sobre as histórias e mitos da religião tradicional dos povos nórdicos deve-se aos registros feitos pelo historiador e poeta islandês Snorri Sturluson, durante o século XIII. O registro feito por Sturluson ficou conhecido como:

a) Edda Poética

b) Hávamal

c) Lokasenna

d) Edda em Prosa

e) Völuspá

questão 3

Os nórdicos acreditavam na existência de uma série de seres míticos que habitavam os diferentes mundos existentes. Quais dos seres míticos a seguir não faziam parte da mitologia nórdica:

a) Sátiros

b) Anões

c) Elfos

d) Dragões

e) Valquírias

 

questão 4

Os nórdicos consideravam esse deus como o Pai de Todos. Ele possuía apenas um olho, e seus dois corvos sobrevoavam o mundo para lhe contar todas as coisas que aconteciam. Esse deus era o dono do cavalo mais rápido do mundo, Sleipnir, o cavalo de oito patas. Estamos falando de:

a) Thor

b) Odin

c) Loki

d) Balder

e) Heimdall

respostas
Questão 1

Letra C

A mitologia nórdica era o conjunto das crenças religiosas típicas dos nórdicos que habitavam a Escandinávia e que também eram conhecidos como vikings. Assim, ela correspondia ao conjunto de mitos que envolviam a religião dos vikings, também genericamente chamada de paganismo nórdico pelos historiadores.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

O registro feito pelo poeta e historiador islandês Snorri Sturluson, em 1220, ficou conhecido como Edda em Prosa. Esse registro foi feito em quatro capítulos, dos quais se destaca o capítulo chamado Gylfaginning (o logro de Gylfi), que narra a trajetória do mundo desde sua criação até sua destruição num evento catastrófico chamado Ragnarök. Para escrever a Edda em Prosa, Sturluson utilizou-se de outro documento importante chamado Edda Poética, de autor desconhecido.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

Os sátiros eram seres mitológicos que possuíam parte do corpo em forma humana e a outra parte em forma de bode e pertenciam à mitologia grega e romana (chamado de fauno pelos romanos). Portanto, os sátiros não eram encontrados na mitologia nórdica, enquanto os demais seres citados (anões, elfos, dragões e valquírias) compunham essa crença.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

Odin era considerado o Pai de Todos e criador do homem e era considerado o deus mais sábio de todos. A sabedoria de Odin havia sido obtida após beber da água do poço de Mimir. Ao beber desse gigante poço, Odin obteve o conhecimento de todas as coisas e, para conseguir dessa água, precisou arrancar um de seus olhos. Os corvos de Odin chamavam-se Huginn e Muninn (Memória e Pensamento) e sobrevoavam Midgard para contar-lhe as notícias. Seu cavalo, Sleipnir, havia sido criado por Loki, e possuía oito patas e era a montaria mais veloz existente.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola