Topo
pesquisar

Exercícios sobre Nacionalismo e Primeira Guerra Mundial

Exercícios de História

Estando na origem da Primeira Guerra Mundial, o nacionalismo fomentou também a rivalidade entre as diversas nações, um dos gatilhos para a eclosão dos conflitos. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(Mackenzie) Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:

a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.

b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.

c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, ao nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.

d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.

e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e às questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litovsky e ao desmembramento da Áustria-Hungria.

questão 2

(UECE-2007) A Primeira Guerra Mundial foi uma das mais sangrentas e dispendiosas guerras do mundo contemporâneo. Sabe-se que não foram, apenas, dois tiros de pistola, um único ato – o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e de sua mulher Sofia –, o que assinalou o conflito. Inúmeros outros fatores contribuíram para essa guerra.

Como fatores que contribuíram para a Primeira Guerra Mundial foram listados os seguintes:

I. Desde o século XIX, os povos dominados por outros países desenvolveram sentimentos nacionalistas. Alguns se agruparam em alianças militares e disputaram a posse das colônias e de outras terras.

II. A intensa rivalidade entre a Alemanha e a Áustria- Hungria, na disputa por mercados consumidores para a venda de seus produtos industriais e a aquisição de matérias-primas, acirrou-se, tomando proporções mundiais.

III. Uma combinação de interesses geopolíticos e uma dose de anarquia internacional resultaram na combinação de competições econômicas, chauvinismos nacionais e rivalidades imperialistas.

Entretanto, é correto afirmar que:

a) Apenas o I contribuiu.

b) Apenas o I e o III contribuíram.

c) Apenas o II e o III contribuíram.

d) Apenas o I e o II contribuíram.

questão 3

Associe os itens da coluna da esquerda com as definições expostas na coluna da direita.

I - Revanchismo Francês

a) movimento originado em 1895 que preconizava a expansão de um Império através da anexação de todos os territórios habitados por povos de mesma origem na Europa Central.

II - Pan-eslavismo

 

b) estender a jurisdição do Estado sobre os povos da região dos Balcãs, no centro da Europa, utilizando a afirmação da necessidade de autonomia dessa etnia em relação aos impérios que controlavam a região.

III - Pangermanismo

 

c) Política expansionista nacionalista russa, cujos desdobramentos foram o apoio aos sérvios nos Balcãs e tinha como pano de fundo a expansão do Império Russo e o controle da região balcânica.

IV - Grande Sérvia

 

d) Sentimento resultante da perda da Alsácia-Lorena para os alemães e que alimentou o nacionalismo contra os germânicos, utilizado para convencer os habitantes do país a lutar contra o inimigo estrangeiro.

A alternativa que expressa corretamente a associação entre as colunas é:

  1. I-d; II-c; III-a; IV-b.
  2. I-c; II-d; III-b; IV-a.
  3. I-b; II-c; III-d; IV-a.
  4. I-d; II-a; III-b; IV-c.
questão 4

Leia o trecho abaixo:

As massas alemãs, francesas e inglesas, ao marcharem para a guerra em 1914, o fizeram não como guerreiros ou aventureiros, mas como cidadãos e civis. É este mesmo fato que, para governos que operam em sociedades democráticas, demonstra a necessidade do patriotismo e igualmente a sua força. Apenas o sentimento de que a causa do Estado era genuinamente a sua poderia mobilizar com eficácia as massas: e em 1917 os ingleses, franceses e alemães sentiam isso.

HOBSBAWM, Eric J. A era dos impérios: 1875-1914. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

O historiador inglês expõe acima um sentimento de nacionalismo que foi fartamente utilizado para poder mobilizar os cidadãos para as linhas de frente durante a I Guerra Mundial. Além disso, vários movimentos nacionalistas haviam surgido nas décadas anteriores ao grande conflito europeu. Das alternativas abaixo, qual indica um movimento ou sentimento nacionalista que não compôs o quadro que originou a I Guerra Mundial?

  1. Pangermanismo.
  2. Sionismo.
  3. Revanchismo francês.
  4. Pan-eslavismo.
  5. Grande Sérvia.
respostas
Questão 1

Letra C. Além da expansão pretendida pela Rússia, o nacionalismo eslavo expresso na pretensão russa e sérvia foi um dos motivos da eclosão da Primeira Guerra Mundial.

Voltar a questão
Questão 2
Questão 3
Questão 4

Letra B. O Sionismo está ligado ao nacionalismo judaico e não originou à Primeira Guerra Mundial, referindo-se concretamente à criação do Estado de Israel.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola