Topo
pesquisar

Exercícios sobre os antecedentes da Revolução Russa

Exercícios de História

Realize exercícios sobre os antecedentes da Revolução Russa e confira a resolução comentada. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

Um dos motivos que levaram à derrubada do czarismo em 1917, dando início à Revolução Russa, estava relacionado à organização política clandestina que se verificou durante todo o século XIX e início do XX. Sobre a formação do partido Operário Social Democrata Russo (POSDR) e sua divisão interna, responda:

a)      Quais os dois principais grupos que se formaram no interior do partido?

b)      Qual a principal divergência entre estes grupos?

Ver Resposta
questão 2

Durante as últimas décadas do século XIX, o Estado Russo promoveu um rápido processo de industrialização em algumas localidades do país. Sobre a origem desses investimentos é correto afirmar que:

a)      Eram investimentos provenientes da riqueza acumulada pela nobreza;

b)      Eram investimentos realizados pela burguesia russa;

c)      Eram investimentos realizados por empresas estrangeiras;

d)     Eram investimentos provenientes do próprio Estado.

Ver Resposta
questão 3

Em 1860, o czar Alexandre II executou uma medida que alterava a situação social vivida há vários séculos por grande parte da população russa. Indique abaixo qual foi esta medida:

a)      Abolição do sistema de servidão;

b)      Distribuição das terras da Igreja Ortodoxa;

c)      Liberdade de organização de partidos políticos;

d)     Criação do Parlamento Russo, a Duma.

Ver Resposta
questão 4

(UFJF-MG) Sobre o contexto social da Rússia, anterior à Revolução Bolchevique de 1917, é incorreto dizer que:

a)      a grande massa da população era camponesa, reflexo das condições econômicas e sociais anteriores, havendo grande concentração fundiária nas mãos de poucos.

b)      a industrialização estava restrita a poucas cidades, como Moscou e São Petersburgo, e fora financiada, em grande parte, pelo capital europeu ocidental.

c)      apresentava uma burguesia forte e organizada, com um projeto revolucionário amadurecido, que defendia, entre outros aspectos, a criação de uma República no lugar do governo czarista.

d)     o proletariado enfrentava péssimas condições de vida nas cidades, fruto dos baixos salários, mas dispunha de um certo grau de organização política, que possibilitava sua mobilização.

e)      após o fim da servidão, houve uma intensa migração do campo em direção à cidade, contribuindo para o aumento da mão de obra disponível, que seria direcionada, em grande parte, para a indústria.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

a)      Formado em 1898, o POSDR se viu dividido a partir de 1903 em dois grupos principais: os mencheviques, liderados pelo filósofo Georgi Plekhanov e por Yuly Martov; e os bolcheviques, liderados por Vladimir Lênin.

b)      A principal divergência dizia respeito à forma de governo a ser adotada posteriormente à queda do czarismo. Os mencheviques defendiam a formação de um governo democrático-burguês, argumentando que esta forma de governo criaria as condições para a superação do atraso econômico vivido pelo país e que só posteriormente a revolução proletária deveria acontecer. Os bolcheviques, pelo contrário, eram favoráveis à revolução proletária imediata para derrubar o governo do Czar, já que um governo burguês seria incapaz de realizar as mudanças necessárias para modificar a situação política, econômica e social vivida pelos russos.

Voltar a questão
Questão 2

Letra c.Os investimentos que financiaram a industrialização russa no final do século XIX eram provenientes de empresas estrangeiras, principalmente empresas da Europa Ocidental.

Voltar a questão
Questão 3

Letra a. Em 1860, o czar Alexandre II emancipou os servos, acabando com uma situação de dominação e exploração efetuada pela nobreza sobre essa classe social durante séculos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra c. Não havia na Rússia uma burguesia forte e organizada. Devido à falta de um projeto político revolucionário próprio, desenvolvido pela classe burguesa, os partidos populares (representantes de operários e camponeses) propunham serem eles a realizar a derrubada do governo czarista e a instituir uma República, pois a burguesia era incapaz disto.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola