Exercícios sobre os filósofos Iluministas

Os filósofos Iluministas produziram uma grande variedade de obras, que criticavam a organização social e a detenção do poder pelo Absolutismo. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
Questão 1

Analise as colunas abaixo, onde constam os nomes de alguns filósofos do iluminismo de um lado, e suas obras de outro.

I - Montesquieu

a - Contrato Social

II - Jean-Jaques Rousseau

b - Enciclopédia

III - Voltaire

c - O Espírito das Leis

IV - Diderot e D’Alembert

d - Cartas inglesas

Indique a alternativa que correlaciona corretamente as duas colunas.

  1. I-c; II-d; III-b; IV-a.
  2. I-d; II-c; III-a; IV-b.
  3. I-d; II-c; III-a; IV-b.
  4. I-b; II-d; III-a; IV-c.
  5. I-c; II-a; III-d; IV-b.
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Letra E.

Questão 2

(UEBA) No período do Iluminismo, no século XVIII, o filósofo Montesquieu defendia:

  1. divisão da riqueza nacional.
  2. divisão dos poderes executivo, legislativo e judiciário.
  3. divisão da política em nacional e internacional.
  4. formação de um Poder Moderador no Congresso Nacional.
  5. implantação da ditadura moderna.
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Letra B. Para Montesquieu, essa divisão de poderes era uma forma de subordinar os reis a outros poderes, combatendo, dessa forma, o autoritarismo político do absolutismo.

Questão 3

(FGV-SP) “O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais, não deixa de ser mais escravo do que eles (...) A ordem social é um direito sagrado que serve de base a todos os outros. Tal direito, no entanto, não se origina da natureza: funda-se, portanto, em convenções.”

J.J. Rousseau, Do contrato social. in: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 22.

A respeito da citação de Rousseau, é correto afirmar:

  1. Aproxima-se do pensamento absolutista, que atribuía aos reis o direito divino de manter a ordem social.
  2. Filia-se ao pensamento cristão, por atribuir a todos os homens uma condição de submissão semelhante à escravatura.
  3. Filia-se ao pensamento abolicionista, por denunciar a escravidão praticada na América, ao longo do século XIX.
  4. Aproxima-se do pensamento anarquista, que estabelece que o Estado deve ser abolido e a sociedade, governada por autogestão.
  5. Aproxima-se do pensamento iluminista, ao conceber a ordem social como um direito sagrado que deve garantir a liberdade e a autonomia dos homens.
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Letra E. Rousseau foi um dos principais filósofos do Iluminismo, acreditando que a criação de novas instituições de poder decorrentes da vontade dos homens era necessária para garantir uma sociedade mais justa.

Questão 4

“Constituída de 35 volumes, contou com o trabalho de 130 colaboradores: Montesquieu contribuiu com um artigo sobre estética; Quesnay e Turgot versaram sobre economia; Rousseau discorreu sobre música e Voltaire e Hans Holbach sobre filosofia, religião e literatura.

Embora pretendesse mostrar a unidade íntima entre a cultura e o pensamento humano, as opiniões de seus autores divergiam muito. Sobre religião, por exemplo, era difícil chegar-se a um consenso, já que havia deístas e ateístas”

VICENTINO, C. História Geral. Ensino médio. São Paulo: Scipione, 2000. p. 239.

As características acima expostas referem-se à obra conhecida como:

  1. Contrato Social.
  2. Segundo Tratado do Governo Civil.
  3. Enciclopédia.
  4. Cartas inglesas.
  5. Cartas persas.
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Letra C. A Enciclopédia foi organizada por Diderot e D’Alembert, que pretendiam, em linhas gerais, aglutinar em uma só obra, de forma resumida, todo o pensamento produzido pelos iluministas e pelos fisiocratas.

Questão 5

“É proibido matar e, portanto, todos os assassinos são punidos, a não ser que o façam em larga escala e ao som das trombetas.”

“Não concordo com uma única palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la.”

As frases acima são exemplos de um dos filósofos iluministas mais conhecidos, caracterizado por frases sarcásticas e irreverentes. Quem é o autor das frases?

  1. Montesquieu.
  2. John Locke.
  3. Voltaire.
  4. Descartes.
  5. Rousseau.
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Letra C. Voltaire era um ferrenho crítico da igreja e do clero, acreditando que o homem dotado de liberdade e da razão poderia conhecer melhor as vontades e os desígnios divinos.