Topo
pesquisar

Exercícios sobre os Panteras Negras

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre os Panteras Negras, você pode avaliar seus conhecimentos sobre a luta racial nos Estados Unidos. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(PUC-PR) Leia o texto a seguir:

“Cem anos atrás um grande americano, em cuja sombra simbólica nos encontramos hoje, assinou a proclamação da emancipação [dos escravos]. (…)

Mas, cem anos mais tarde, o negro ainda não está livre. Cem anos mais tarde, a vida do negro ainda é duramente tolhida pelas algemas da segregação e pelos grilhões da discriminação. Cem anos mais tarde, o negro habita uma ilha solitária de pobreza, em meio ao vasto oceano de prosperidade material. Cem anos mais tarde, o negro continua a mofar nos cantos da sociedade americana, como exilado em sua própria terra. Então viemos aqui hoje para dramatizar uma situação hedionda. (…) Mas há algo que preciso dizer a meu povo posicionado no morno liminar que conduz ao palácio da justiça. No processo de conquistar nosso lugar de direito, não devemos ser culpados de atos errados. Não tentemos saciar nossa sede de liberdade bebendo do cálice da amargura e do ódio.

Temos de conduzir nossa luta para sempre no alto plano da dignidade e da disciplina. Não devemos deixar nosso protesto criativo degenerar em violência física. Precisamos nos erguer sempre e mais uma vez à altura majestosa de combater a força física com a força da alma.”

Trechos do discurso de Martin Luther King, em 28 de agosto de 1963. Disponível em: <Exame>

Interprete o texto acima e observe as seguintes afirmações sobre o movimento negro nos EUA, na segunda metade do século XX:

I. Martin Luther King foi um importante líder do movimento negro nos EUA no período após a Segunda Guerra Mundial. O seu discurso está inserido no contexto da luta pelos direitos civis dos negros nesse país, no qual questiona as leis segregacionistas que delimitavam, por exemplo, lugares separados para brancos e para negros em locais públicos.

II. No seu discurso, Martin Luther King faz referência à propaganda capitalista própria do período da Guerra Fria segundo a qual os EUA eram um país onde os cidadãos desfrutavam do sonho americano de bonança financeira, o que não correspondia com a realidade vivida pela comunidade negra.

III. Martin Luther King foi um importante representante do movimento negro nos EUA, conhecido como “Panteras Negras”, que pregava o enfrentamento violento e radical dos negros frente aos brancos, para a conquista dos direitos civis pelos primeiros, que carregavam a triste herança da escravidão.

Estão CORRETAS as afirmações:

a) I e II apenas.

b) I e III apenas.

c) I, II e III.

d) I apenas.

e) II e III apenas

questão 2

Qual é a grande diferença de discurso existente entre os Panteras Negras e Martin Luther King nas lutas contra o preconceito racial existente nos Estados Unidos?

a) os Panteras Negras tinham um discurso fortemente religioso, diferentemente de Martin Luther King.

b) os Panteras Negras concentravam sua luta exclusivamente contra a Ku Klux Klan; Martin Luther King lutava contra toda forma de preconceito existente na sociedade americana.

c) Martin Luther King possuía uma visão política ligada à Esquerda; os Panteras Negras possuíam uma visão mais ao “centro”.

d) os Panteras Negras pregavam o armamento da população afro-americana como forma de enfrentamento à violência do Estado; Martin Luther King era considerado um pacifista.

e) não havia diferenças ideológicas na luta promovida por Martin Luther King e pelos Panteras Negras.

questão 3

Quais das alternativas a seguir NÃO reflete uma postura defendida pelos Panteras Negras?

a) Luta contra a violência policial.

b) Empregos dedicados à população afro-americana.

c) Afro-americanos levados a julgamento deveriam ser julgados por pessoas da comunidade afro-americana.

d) Direito ao ensino com destaque para a história afro-americana.

e) Defendiam a emancipação afro-americana em um contexto que incentivava o capitalismo e a luta contra o socialismo característico da Guerra Fria.

questão 4

Quais motivos explicam o enfraquecimento dos Panteras Negras?

a) conquista de todos os direitos emancipatórios da população afro-americana.

b) perseguição do Estado americano ao partido.

c) o enfraquecimento da luta pelos direitos dos negros após a morte de Martin Luther King.

d) o enfraquecimento do bloco socialista.

respostas
Questão 1

Letra A

Martin Luther King foi de fato um importante líder na luta pelos direitos da população afro-americana. Sua luta iniciou-se a partir do caso Rosa Parks, que se recusou a ceder seu lugar para uma mulher branca em um ônibus em 1955. Ele relamente criticava a contradição do “sonho americano”, que falava em liberdade e bens de consumo, mas privava o acesso da população afro-americana a muitos desses direitos. Entretanto, Martin Luther King não partilhava da postura de enfrentamento armado defendida pelos Panteras Negras, como fica evidente no trecho “não tentemos saciar nossa sede de liberdade bebendo do cálice da amargura e do ódio”.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

A grande diferença entre os Panteras Negras e Martin Luther King é que os primeiros defendiam o armamento da população afro-americana como meio de garantir o enfrentamento e a segurança contra a violência policial. Martin Luther King, por sua vez, defendia que a desobediência civil deveria acontecer por meio de demonstrações não violentas.

Voltar a questão
Questão 3

Letra E

Os Panteras Negras possuíam uma postura política associada ao socialismo. Faziam críticas ao capitalismo e às desigualdades da sociedade e defendiam a tomada dos meios de produção como forma de garantir o acesso da população afro-americana ao trabalho.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

A perseguição do Estado americano explica o enfraquecimento dos Panteras Negras. O chefe do FBI (Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos) na época, J. Edgar Hoover, considerava os Panteras Negras uma grande ameaça. Várias prisões aconteceram e, em uma palestra no Brasil, uma ex-militante dos Panteras Negras afirmou que, em apenas um ano, o FBI matou 28 membros do partido.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola