Topo
pesquisar

Exercícios sobre os Persas

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre o Império Persa, que surgiu após Ciro, o grande, unificar as tribos iranianas da região em 550 a.C. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

(Ufam) Os Persas foram, na Antiguidade, um dos povos mais importantes a ocupar a região da Mesopotâmia. Sobre sua história e cultura, é possível afirmar que:

a) A vitória de Dario I sobre os gregos marcou o início da ascensão persa no Mediterrâneo, favorecendo a expansão da escrita cuneiforme e dos cultos monoteístas.

b) Desenvolveram uma religião própria, o Zoroastrismo, e começaram sua expansão territorial após as conquistas lideradas por Ciro, o Grande.

c) Famosos por suas obras arquitetônicas, os persas construíram na Babilônia as maiores pirâmides da Mesopotâmia, tornando aquela cidade o centro de seu Império.

d) O declínio do Império Persa foi marcado pela derrota de Xerxes para os assírios na batalha de Susa.

e) Adotando uma religião que opunha, de forma maniqueísta, o bem e o mal, os persas dominaram o comércio mediterrâneo após conquistar o Egito, a Ásia Menor e a Macedônia, sob a liderança de Nabucodonosor.

questão 2

(PUC-SP) Pode-se dizer que um dos elementos fundamentais da religião persa na Antiguidade, após Zaratustra, é:

a) o politeísmo, caracterizado pela prática da adoração dos ídolos zoomórficos nos templos religiosos.

b) o caráter local do culto, já que cada região possuía suas próprias divindades supremas.

c) o dualismo representado pela oposição entre o princípio do bem e do mal.

d) a estrita obediência por parte de toda a população dos preceitos religiosos contidos nos Vedas.

e) a descrença na imortalidade da alma e na ressurreição.

questão 3

Para facilitar a administração do vasto território persa, foi estabelecida a divisão do império em satrapias, que consistiam basicamente em províncias governadas por pessoas designadas pelos reis persas e conhecidas como sátrapas. Os sátrapas, muitas vezes, não passavam confiança aos reis de sua honestidade e, por isso, funcionários eram designados para monitorá-los. Estamos falando dos:

a) corvos do rei.

b) olhos e ouvidos do rei.

c) emissários do rei.

d) portadores de boas-novas do rei.

e) enviados de Zaratustra.

questão 4

Os persas conquistaram inúmeros povos e formaram um dos maiores impérios da Antiguidade. Uma das grandes conquistas dos persas aconteceu em 525 a.C., ao conquistarem o Egito. Esse feito foi atribuído a:

a) Ciro, o grande

b) Cambises II

c) Dario I

d) Xerxes

e) Dario III

respostas
Questão 1

Letra B

Os persas adotaram o zoroastrismo como religião oficial a partir das pregações realizadas por Zoroastro, também conhecido como Zaratustra. A adoção do zoroastrismo fez com que os persas abandonassem práticas religiosas antigas, que eram inspiradas nas praticadas da Índia Antiga e que foram precursoras do hinduísmo. A centralização e unificação do Império Persa aconteceu sob a liderança de Ciro, o Grande, a partir de 550 a.C.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

O zoroastrismo possuía uma noção dualista na qual bem e mal travavam uma luta no campo espiritual, o que resultaria na vitória do bem sobre o mal. Dentro da concepção religiosa do zoroastrismo, o bem era representado por Aúra-Masda e o mal era representado por Arimã. Grande parte do conhecimento que se tem sobre o zoroastrismo está registrado em cantos produzidos por Zoroastro, chamados Gathas, e pelo livro sagrado da religião, que se chama Avesta.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

Os chamados “olhos e ouvidos do rei” eram os funcionários designados pelos reis persas na função de monitorar os sátrapas em exercício. Esses funcionários mantinham os reis persas informados acerca de possíveis desvios do dinheiro dos impostos cobrados no Império Persa por suas satrapias e, principalmente, da sua fidelidade. Caso houvesse indício de corrupção e/ou conspiração, os sátrapas eram executados e substituídos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

O responsável por realizar a conquista do Egito foi Cambises II, filho de Ciro, o grande. Cambises assumiu o trono persa após seu pai morrer em batalha contra os massagetas em 530 a.C. Cambises derrotou os egípcios do faraó Psamético III em 525 a.C., durante a Batalha de Pelúsio. Os registros contam que a guerra entre egípcios e persas aconteceu após um desentendimento entre Cambises II e Amósis II (pai de Psamético III).

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola