Topo
pesquisar

Exercícios sobre os santos místicos espanhóis

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre os santos místicos espanhóis, você pode testar seus conhecimentos sobre alguns aspectos pouco estudados da História Moderna. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

A tradição da Igreja Católica possui grandes momentos de alta contribuição literária associada à doutrina religiosa. Na Espanha do século XVI, os santos místicos espanhóis Santa Teresa e São João da Cruz foram grandes representantes de um modo especial de literatura católica. As principais obras desses autores, respectivamente, são:

a) “Auto da barca do Inferno” e “Os Lusíadas”

b) “Moradas do Castelo Interior” e “Noite Escura”.

c) “Dom Quixote de la Mancha” e “Combates espirituais contra os pelagianos”.

d) “As tentações de Santo Antão” e “Vida Íntima”.

e) “Moradas do Castelo Interior” e “O Príncipe”.

questão 2

O misticismo católico da Espanha floresceu na segunda metade do século XVI. Isso ocorreu nessa época, principalmente:

a) pela forte tendência dos católicos espanhóis à formação de sociedades secretas ocultistas.

b) pela incidência do misticismo gnóstico dentro dos bispados espanhóis.

c) pelo fato de os reinos espanhóis terem sido cooptados pela Reforma Luterana.

d) pelo fato de que a Espanha tornou-se uma das nações católicas mais combativas às tendências reformistas.

e) pelo fato de esses santos terem absorvido o seu misticismo da herança de muçulmanos convertidos ao catolicismo.

questão 3

Santa Teresa de Ávila e São João da Cruz pertenciam a uma ordem católica específica, que fora fundada ainda na Idade Média, tendo sido, no século XVI, reformada pelos referidos santos. Essa ordem era:

a) Ordem do Carmo

b) Ordem dos Franciscanos

c) Ordem dos Beneditinos

d) Ordem dos Capuchinhos

e) Opus Dei

questão 4

O misticismo católico tem como característica o carisma, isto é, a capacidade de um religioso de estabelecer contato direto com Cristo ou com seus anjos por meio de visões e audições e, também, por sensações físicas. O escultor barroco Gian Lorenzo Bernini produziu a famosa escultura “O êxtase de Santa Teresa” como forma de dar ensejo visual a esse tipo de fenômeno, que, à época, foi narrado pela própria santa. Na escultura, Santa Teresa aparece prestes a ter o coração penetrado por uma flecha de ouro trazida por um anjo. Esse fenômeno místico, segundo a tradição católica, tem o nome de:

a) Liturgia visionária

b) Sublimação

c) Transverberação

d) Encarnação

e) Transcriação

respostas
Questão 1

Letra B

Nas “Moradas do Castelo Interior”, Santa Teresa desenvolveu um método de autoconhecimento relacionado com a meditação espiritual e com a prática da oração, que, segundo ela, tem sete níveis. Já em “Noite Escura”, São João da Cruz, em forma de poesia, estabeleceu uma sucessão de imagens alegóricas que representam a união mística das almas com Cristo.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Na segunda metade do século XVI, começou a chamada Contrarreforma Católica, que pretendia tanto reformar as bases da tradição católica quanto rechaçar as ideias protestantes que rivalizavam com essa tradição. As nações ibéricas, Portugal e Espanha, estavam entre aquelas mais enraizadas no catolicismo medieval. O misticismo católico teve terreno fértil nessa época.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

A Ordem do Carmo foi fundada em Israel, no Monte do Carmo. Em 1593, Santa Teresa e São João da Cruz foram responsáveis por uma reforma nessa ordem, que passou a ser conhecida na Espanha como “Ordem dos Carmelitas Descalços”, apoiada pelo Papa Clemente VIII.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

A transverberação é descrita pela tradição católica como um fenômeno que acontece diretamente na alma do santo. Para ser transverberado, é necessário que o santo tenha atingido um grau muito elevado da Graça e, assim, seja visitado e marcado pela ação dos anjos (como no caso de Santa Teresa, marcada no coração).

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola