Topo
pesquisar

Exercícios sobre os vikings

Exercícios de História

Com estes exercícios, você pode avaliar seus conhecimentos sobre os povos nórdicos, também chamados de vikings, célebres por terem sido ótimos guerreiros e navegantes. Publicado por: Daniel Neves Silva
questão 1

Essa classe social presente nos povos nórdicos possuía grande riqueza e numerosos exércitos e, em determinadas regiões da Escandinávia, seu poder rivalizava com o poder dos reis. Estamos falando dos:

a) Konungr

b) Karls

c) Thrall

d) Jarls

e) Thing

questão 2

Os povos vikings apresentavam uma crença religiosa própria que, com o tempo, foi sendo substituída pelo processo de cristianização da região, intensificado a partir do século X. Referente aos soldados mortos em batalha, qual era a visão concebida pela religião dos nórdicos?

a) Os mortos em batalha eram vistos com inferioridade e, por isso, seriam relegados ao Niflheim, um mundo frio e repleto de névoa.

b) A morte em batalha era vista com grande regozijo pelos vikings, pois acreditavam haver um salão em Asgard chamado Valhala, onde festejariam com os deuses por eras até a batalha final.

c) Na cosmogonia nórdica, não havia nenhuma crença específica para determinar o destino dos que morriam em batalha.

d) Acreditavam que os que morressem em batalha seriam julgados por Týr, deus nórdico da justiça, que determinaria se as ações do guerreiro em batalha foram justas ou não.

e) Acreditavam que os mortos em batalha renasceriam tempos depois como elfos de luz ou elfos negros, e isso seria uma atribuição que somente as nornas (videntes) definiriam no momento certo.

questão 3

A respeito do termo “viking”, podemos afirmar que:

a) o termo era utilizado pelos noruegueses para referir-se aos suecos de maneira perjorativa e foi apropriado e utilizado pelos saxões para referir-se a todos os escandinavos de maneira genérica.

b) o termo viking era utilizado pela tribo finlandesa dos lapões para referir-se aos nórdicos, e em lapão significa “forasteiro”.

c) o termo viking em nórdico antigo era utilizado pelos povos nórdicos para referir-se a piratas e mercenários, mas não era utilizado por eles em referência a si próprios como povo.

d) o termo foi utilizado pela primeira vez pelos francos no século VIII e significa “pagão”.

e) o termo viking foi a forma como os nórdicos foram chamados pelos inuítes durante a expedição de Erik, o ruivo, que alcançou a América do Norte no ano 1000.

questão 4

O principal deus da mitologia nórdica era conhecido como “pai de todos” e era considerado possuidor de todo o conhecimento do mundo. Ele possuía dois corvos que lhe informavam tudo o que acontecia no mundo e, durante o Ragnarök, enfrentou (e foi derrotado por) Fenrir, o lobo gigante. Essa é uma referência ao deus:

a) Thor

b) Loki

c) Njord

d) Heimdall

e) Odin

respostas
Questão 1

Letra D

Os jarls eram a aristocracia da sociedade nórdica. Eles tinham grande riqueza pelo fato de possuírem inúmeras propriedades. Os jarls, por seu grande poder militar, tinham uma grande influência nas assembleias locais e, muitas vezes, seu poderio militar e financeiro permitia-lhes rivalizar e/ou desafiar o poder dos reis.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

Os vikings acreditavam que os soldados mortos em batalha eram escolhidas pelas valquírias, figuras míticas que conduziriam os guerreiros para o Valhalla. Nesse salão, os guerreiros recebiam o nome de Einherjar e viveriam por eras nessa sala, festejando com fartura de alimentos e bebidas. Eles seriam convocados para lutar ao lado de Odin durante a batalha final do Ragnarök.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

O termo viking provém do nórdico antigo “víkingr” e era utilizado pelos nórdicos da Era Viking para fazer referência a mercenários e piratas. Assim, essa expressão não era utilizada por eles em referência a si próprios como povo, e seu uso, para fazer menção aos escandinavos do período, só foi popularizado a partir do século XVIII.

Voltar a questão
Questão 4

Letra E

Odin era o principal deus do panteão da crença dos nórdicos. Ele era chamado de pai de todos e era considerado o deus mais sábio, pois havia trocado um olho pela chance de beber na fonte de Mímir. Além disso, Odin possuía dois corvos que viajavam por Midgard e lhe contavam os acontecimentos. Esse deus também tinha o cavalo mais rápido do mundo, chamado Slepnir, que andava em oito patas.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola