Topo
pesquisar

Exercícios sobre Plano Marshall

Exercícios de História

Com estes Exercícios sobre Plano Marshall você pode aperfeiçoar os seus conhecimentos sobre um dos principais pontos do contexto da pós-guerra. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(FATEC) "É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz." (Plano Marshall – 5.VI.1947).

O plano Marshall constituiu:

a) na principal meta da política externa norte-americana, que era pacificar o Extremo Oriente.

b) num projeto de ajuda industrial aos países da América Latina.

c) num importante instrumento de expansão do comunismo na Europa.

d) na definição da política externa isolacionista dos EUA, paralela à montagem do complexo industrial militar.

e) num dos meios de penetração dos capitais norte-americanos nas economias europeias.

questão 2

“Na contenção do Plano Marshall, os estrategistas americanos não tinham preferência por parcerias com governos conservadores. Na verdade, os mais argutos visualizavam nos social-democratas os melhores parceiros. Eles eram ideologicamente receptivos aos conceitos de planejamento e cooperação. Mais importante ainda, representavam a esquerda democrática e dividiam com os comunistas a influência sobre os sindicatos. Nos anos 1950, além de Attlee e Bevin, líderes social-democratas como o belga Paul-Henri Spaak, o francês Guy Mollet, o holandês Willem Drees e o norueguês Einar Gerhardsen cimentaram a ponte transatlântica entre a Europa e os Estados Unidos.” (BARBOSA, Elaine Senise; MAGNOLI, Demétrio. “O leviatã desafiado”. In: Liberdade versus igualdade (vol. 2). Rio de Janeiro: Record, 2013. p. p.100-101.).

A contenção a que se refere os autores do trecho acima diz respeito:

a) à Doutrina Monroe

b) à Doutrina Truman

c) ao Pacto de Varsóvia

d) ao Pacto Ribbentrop-Molotov

e) à Doutrina Bush

questão 3

(FGV) Em junho de 1947, o governo dos EUA passou a implementar um projeto de reconstrução da Europa denominado Plano Marshall. Qual dos tópicos a seguir NÃO é uma causa desse plano:

a) o temor trazido pela criação do Mercado Comum Europeu (MCE);

b) o deslocamento do controle do capitalismo da Europa para os EUA e sua crescente influência sobre os países europeus;

c) a necessidade que a Europa tinha de reunir recursos para pagar o seu principal credor, os EUA, que lhe forneceram desde alimentos até materiais bélicos durante a II Guerra Mundial;

d) a necessidade de se reconstruírem as cidades e de recuperarem a indústria e a agropecuária devastadas durante a II Grande Guerra;

e) o interesse que os Estados Unidos tinham em fortalecer a ordem capitalista na Europa Ocidental e, assim, impedir a expansão do socialismo no continente.

questão 4

A resposta da União Soviética ao lançamento do Plano Marshall, por iniciativa estadunidense, em 1947, foi o lançamento dos programas:

a) Comecon e FSB

b) Cominform e KGB

c) Cominform e Comecon

d) Comecon e CEI

e) CEI e Pacto de Varsóvia

respostas
Questão 1

Letra E

Os Estados Unidos chegaram a investir cerca de 12,6 bilhões de dólares, no espaço de seis anos (1948 a 1952), nos países europeus afetados pela Segunda Guerra.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

A contenção ao avanço do comunismo na Europa, após a Segunda Guerra, foi um dos pontos principais da Doutrina Truman, atribuída ao presidente americano Harry Truman. Truman e ministros acreditavam que a URSS poderia fomentar a penetração do comunismo nos países europeus por meio dos partidos comunistas locais. A aliança à social-democracia, isto é, com a esquerda democrática europeia, foi necessária para que isso não ocorresse.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

A idealização do Mercado Comum Europeu foi um produto direto do Plano Marshall, já que a reconstrução da Europa Ocidental – fomentada pelos EUA – dependia de uma unidade política e econômica dos países afetados.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C

O Cominform (“Escritório de Informação dos Partidos Comunistas e Operários”) e o Comecon (“Conselho para Assistência Econômica Mútua”) foram a resposta soviética para o Plano Marshall. O que o plano Marshall procurou fazer na Europa Ocidental: reconstruir os países afetados pela Segunda Guerra, esses planos tentaram fazer – nos âmbitos político e econômico – nos países do Leste Europeu.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola