Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Pré-História

Exercícios de História

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Pré-História e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

(UFPE)

“Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”

Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?

a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.

b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.

c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.

d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.

e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

questão 2

(FCSCL-SP)

Examine as três proposições, julgando se são verdadeiras ou falsas. Em seguida, assinale a alternativa correta.

I. A Pré-História, época compreendida entre o aparecimento do homem sobre a Terra e o uso da escrita, é dividida tradicionalmente em dois períodos: Paleolítico e Neolítico.

II. A domesticação de animais e o surgimento da agricultura ocorreram apenas após a invenção da escrita, posterior, portanto, ao Neolítico.

III. A duração do Paleolítico é bem mais extensa que a do Neolítico, envolvendo níveis técnicos naturalmente mais primitivos.

a) Todas as proposições são verdadeiras.

b) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

c) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

d) Apenas as proposições II e III são verdadeiras.

e) Todas as proposições são falsas.

questão 3

Sobre a constituição das primeiras estruturas urbanas é correto afirmar:

a) Durante o surgimento das primeiras formações urbanas os homens viviam em cavernas.

b) Nas primeiras formações urbanas apareceram instrumentos rudimentares produzidos pelo homem.

c) O início das primeiras cidades já indicava um processo de sedentarização do homem, proporcionado pela Revolução Agrícola.

d) Quando surgiram as primeiras formações urbanas o homem era essencialmente caçador e coletor.

e) Na formação das primeiras cidades o homem foi ganhando capacidade de agarrar-se em árvores, tornando-se bípedes.

questão 4

(FGV-SP)

A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:

a) o aparecimento da linguagem falada;

b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio;

c) o aparecimento da magia e da arte;

d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidental;

e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.
 

questão 5

(Enem)

Se compararmos a idade do planeta Terra, avaliada em quatro e meio bilhões de anos (4,5∙109 anos), com a de uma pessoa de 45 anos, então, quando começaram a florescer os primeiros vegetais, a Terra já teria 42 anos. Ela só conviveu com o homem moderno nas últimas quatro horas e, há cerca de uma hora, viu-o começar a plantar e a colher. Há menos de um minuto percebeu o ruído de máquinas e de indústrias e, como denuncia uma ONG de defesa do meio ambiente, foi nesses últimos sessenta segundos que se produziu todo o lixo do planeta!
O texto permite concluir que a agricultura começou a ser praticada há cerca de

a) 365 anos.

b) 460 anos.

c) 900 anos.

d) 10.000 anos.

e) 460.000 anos.
 

respostas
Questão 1

Letra E. O Homem de Neanderthal, que vivieu entre 230 e 30 mil anos atrás, foi responsável pela criação de armas complexas e já organizava seus rituais funerários. Chegou a conviver com os primeiros homens e não tem os motivos de seu desaparecimento ainda esclarecidos. Portanto, a ordenação oferecida pela questão não corresponde ao processo de desenvolvimento do homem na Pré-história.  

Voltar a questão
Questão 2

A segunda proposição é a única falsa. O processo de invenção da escrita é o último grande acontecimento que encerra o Neolítico e a Pré-História. Nessa época, já observamos o desenvolvimento de grandes civilizações que, desde muito tempo, já estabeleciam e experimentavam a concepção de técnicas agrícolas e a domesticação dos animais.  

Voltar a questão
Questão 3

Letra C. Observando as experiências do homem vividas na Pré-história, podemos ver que o surgimento das cidades pode ser visto como um desdobramento do processo de sedentarização oferecido pela descoberta da agricultura. Desse modo, as cidades assinalam a formação de grandes comunidades que se sustentaram a partir do desenvolvimento da agricultura.  

Voltar a questão
Questão 4

Letra B. Nesse período observamos a presença das primeiras comunidades responsáveis pelo desenvolvimento da agricultura e a domesticação de animais. Do ponto de vista histórico, essas mudanças trouxeram maior conforto à vida do homem e estabeleceram mais um passo no processo de dominação da natureza. Apesar disso, não podemos dizer que tais descobertas determinaram o fim das comunidades nômades.

Voltar a questão
Questão 5

Letra D. Sendo uma questão de natureza interdisciplinar, o aluno deve construir uma simples regra de três para que ele possa desenvolver a resolução deste problema. No caso, ele pode achar a equivalência entre um ano de vida do homem e a idade da Terra, para depois estabelecer as outras proporções que equiparam uma hora com a idade do planeta. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola