Topo
pesquisar

Exercícios sobre a primeira cruzada e a conquista de Jerusalém

Exercícios de História

Com estes exercícios sobre a primeira cruzada e a conquista de Jerusalém, você pode testar seus conhecimentos sobre o início das investidas cristãs no Oriente Médio. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(UFC) “(...) Por volta do ano de 1010, começaram a circular rumores no Ocidente de que, sob a instigação dos judeus, os sarracenos tinham causado a destruição do Santo Sepulcro e decapitado o patriarca de Jerusalém (...) Então, na esteira da cruzada proclamada pelo Papa Urbano II no Concílio de Clermont em 1095, foi engendrada uma atmosfera de histeria religiosa...” (RICHARDS, Jeffrey. Sexo, desvio e danação: as minorias na Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1993. p. 97)

A partir do texto e considerando os objetivos das Cruzadas, assinale a alternativa que corresponde à relação entre a Igreja Católica e os judeus na Idade Média:

a) Uma colaboração recíproca, pois os judeus eram considerados fiéis observadores da fé e dos ritos cristãos.

b) Uma ação conjunta em defesa da Terra Santa, uma vez que os judeus participaram como bravos combatentes nas Primeiras Cruzadas.

c) Uma aproximação entre judeus e cristãos em virtude da prática da usura, defendida arduamente pela Igreja medieval.

d) Uma grande hostilidade, pois a Igreja, no século XI, buscou cristianizar o mundo e muitas comunidades judaicas, sob a acusação de adoradores do Diabo, foram perseguidas e exterminadas.

e) Uma relação econômica, pois a Guerra Santa foi sistematicamente financiada por grupos judeus dispostos a contribuir com a expansão do cristianismo.

questão 2

A Primeira Cruzada transcorreu entre os anos de 1095 e 1099. Uma das principais motivações para o conflito veio de uma confidência do imperador bizantino Aleixo I ao Papa Urbano II. Essa confidência expunha o problema:

a) da formação do Estado judaico no Oriente Médio.

b) da formação da aliança entre turcos e judeus contra os cristãos.

c) da formação de uma aliança entre turcos, mongóis e chineses contra Constantinopla.

d) da pressão que o exército persa oferecia contra os domínios cristãos na Ásia Menor.

e) da possível investida muçulmana contra Constantinopla.

questão 3

(UNIFOR) "Deixai os que outrora estavam acostumados a se bater contra os fiéis em guerras particulares, lutar contra os infiéis (...). Deixai os que até aqui foram ladrões tornarem-se soldados. Deixai aqueles que outrora se bateram contra seus irmãos e parentes lutarem agora contra os bárbaros, como devem. Deixai os que outrora foram mercenários, a baixos salários, receber agora a recompensa eterna. (...) uma vez que a terra que habitais, fechada de todos os lados pelo mar e circundada por picos de montanhas, é demasiado pequena para a vossa grande população: a sua riqueza também não abunda, mal fornece o alimento necessário aos seus cultivadores (...). Tomai o caminho do Santo Sepulcro; arrebatai-o àquela raça perversa e submetei-o a vós mesmos."

O texto é um trecho do Sermão do Papa Urbano II convocando os cristãos a organizarem a Cruzada. De acordo com as palavras do papa, pode-se deduzir que as Cruzadas, além da libertação do Santo Sepulcro, visavam:

a) conter o crescimento populacional na Europa e a invasão muçulmana na Península Ibérica.

b) anular o interesse da Igreja na união da cristandade e o crescimento da produção agrícola.

c) aliviar as tensões internas da cristandade e expandir o seu território.

d) incentivar os cristãos a lutarem contra os infiéis e a estimular o interesse do clero pelo comércio oriental.

e) glorificar o esforço da Igreja em combater as guerras entre os nobres e a consequente diminuição da população.

questão 4

A Primeira Cruzada também ficou conhecida como “Cruzada dos Nobres”. Sobre essa cruzada, é correto afirmar que:

a) os combatentes cristãos foram derrotados em Niceia.

b) Godofredo de Bulhão fundou o primeiro “Estado dos cruzados”, em Edessa.

c) Apesar dos esforços, os cruzados não conseguiram chegar até Jerusalém.

d) à frente dos cruzados, seguiam milhares de crianças, que morreram ao longo do caminho.

e) entre os combatentes também estavam milhares de mulheres, especialistas em guerras.

respostas
Questão 1

Letra D

No século XI, a relação entre cristãos e judeus possuía vários entraves e divergências, sobretudo em razçai de perspectivas enviesadas sobre os vários elementos da tradição que têm em comum. Sendo assim, na ocasião da Primeira Cruzada (que aconteceu no século referido), houve a incidência de muitos episódios violentos contra as comunidades judaicas que habitavam a região da Terra Santa.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E

O imperador bizantino Aleixo I percebia que os turcos muçulmanos, mais cedo ou mais tarde, acabariam invadindo Constantinopla, pois já dominavam há séculos o Oriente Médio, o Norte da África, a Península Ibérica e tinham a pretensão de estender seus domínios à Ásia Menor – onde ficava o coração do Império Bizantino. A organização da Primeira Cruzada, fomentada por Urbano II, teve esse fato, entre outros, como uma das suas principais motivações.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C

A conquista da Terra Santa e o estabelecimento de domínios sobre os lugares sagrados do cristianismo, como o Santo Sepulcro, eram algumas das motivações das Cruzadas. A despeito das motivações, o fato é que a mobilização dos povos cristãos em torno das Cruzadas acabou por dissipar algumas das divergências internas que haviam entre esses povos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

A Cruzadas dos Nobres conseguiu, ao longo de sua incursão, conquistar muitos lugares até chegar ao Oriente Médio. Em meio a esse processo, o nobre Godofredo de Bulhão conseguiu erigir um “Estado dos Cruzados” na região de Edessa, no Sudeste da Anatólia, onde hoje se localiza a atual Turquia.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola