Topo
pesquisar

Exercícios sobre República Velha

Exercícios de História

Nestes exercícios sobe República Velha, você pode exercitar os seus conhecimentos a respeito desse assunto tão importante para se entender a história brasileira. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(VUNESP) Na Primeira República (1889-1930) houve a reprodução de muitos aspectos da estrutura econômica e social constituída nos séculos anteriores. Noutros termos, no final do século XIX e início do XX, conviveram, simultaneamente, transformações e permanências históricas. (Francisco de Oliveira. Herança econômica do Segundo Império, 1985.) O texto sustenta que a Primeira República brasileira foi caracterizada por permanências e mudanças históricas. De maneira geral, o período republicano, iniciado em 1889 e que se estendeu até 1930, foi caracterizado:

a) pela predominância dos interesses dos industriais, com a exportação de bens duráveis e de capital.

b) por conflitos no campo, com o avanço do movimento de reforma agrária liderado pelos antigos monarquistas.

c) pelo poder político da oligarquia rural e pela economia de exportação de produtos primários.

d) pela instituição de uma democracia socialista graças à pressão exercida pelos operários anarquistas.

e) pelo planejamento econômico feito pelo Estado, que protegia os preços dos produtos manufaturados.

questão 2

Durante a República Velha, o Brasil fortaleceu a sua diplomacia, tendo a figura do Barão do Rio Branco à frente do Ministério das Relações Exteriores. Uma das principais ações do Barão do Rio Branco como diplomata foi:

a) o estabelecimento de relações comerciais com a recém-criada República da Turquia.

b) o deslocamento do eixo diplomático brasileiro de Londres para Washington.

c) a venda do território do Acre para a Bolívia.

d) a divisão do território de Goiás e a criação do estado do Tocantins.

e) a redação dos acordos que puseram fim à Guerra do Paraguai.

questão 3

(PUC-PR) A República foi proclamada em 15 de novembro de 1889. Contudo, sua consolidação se fez pela violência de duas revoluções. Sobre o tema, assinale a alternativa correta:

a) No plano ideológico, defendiam os federalistas a necessidade de um poder central forte e limitada autonomia aos Estados.

b) Floriano Peixoto assumira o cargo de Presidente da República na condição de vice-presidente eleito indiretamente pelo Congresso Nacional e se posicionou favoravelmente aos federalistas.

c) Desde o início, os rebeldes federalistas lutaram ao lado da Revolta da Armada, que se desenvolvia na Baía da Guanabara.

d) Esquadras estrangeiras penetraram na Baía da Guanabara, buscando tardiamente apoiar a marinha de guerra do Brasil.

e) Embora Floriano Peixoto tenha sido alcunhado de "Consolidador da República", os choques armados continuaram na Presidência de Prudente de Morais e somente terminaram no Governo de Campos Sales.

questão 4

O último representante da chamada República Velha, Washington Luís, foi retirado do poder pelo movimento político que ficaria conhecido como:

a) Revolta do Forte de Copacabana

b) Coluna Prestes

c) Guerra do Contestado

d) Revolução de 1930

e) Revolução Federalista

respostas
Questão 1

Letra C

A oligarquia rural, personificada na figura dos coronéis regionais, teve papel central na organização política da República Velha, sobretudo após 1894, quando acabou o período militar, conhecido como República da Espada, e começou o período dos governos civis e da chamada “política dos governadores”. O principal produto produzido e exportado pelo Brasil nesse período era o café.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B

Na época em que foi Ministro das Relações Exteriores, entre os anos de 1902 e 1912, o Barão do Rio Branco percebeu que o estreitamento de laços do Brasil com a Inglaterra – que eram cultivados desde a época do período joanino – poderia não ter mais o mesmo êxito, dada a série de conflitos em que o país europeu começava a se envolver em suas colônias na África e na Ásia. Ao mesmo tempo, Rio Branco percebeu vantagens na política pan-americanista que estava sendo desenvolvida por Theodore Rooselvelt. Assim sendo, uma das medidas que procurou tomar como ministro foi fortalecer os laços com os EUA por meio do embaixador brasileiro em Washington, Joaquim Nabuco.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A

As revoluções federalistas, ocorridas na região sul do país no início da década de 1890, tinham como convicção ideológica a concepção de um Estado forte e centralizador. Esse modelo de Estado era profundamente inspirado nas ideias de August Comte, que haviam sido assimiladas pelo intelectual e político gaúcho Júlio de Castilhos.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D

A Revolução de 1930, que teve como líder principal Getúlio Vargas, político gaúcho da tradição castilhista, isto é, positivista, depôs o então presidente Washington Luís e inaugurou uma nova fase da República no Brasil, que culminaria na ditadura do Estado Novo a partir de 1937.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola