Topo
pesquisar

Exercícios sobre a República de Weimar

Exercícios de História

Compreendida entre 1918 e 1934, a República de Weimar tentou reestruturar a Alemanha após a I Guerra Mundial, mas foi impedida pelo caos econômico e social. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(PUC-MG) A crise econômica e a instabilidade político-social que dominaram o cenário alemão durante a República de Weimar (1913-33) apresentaram como desdobramento:

  1. a afirmação dos princípios morais tradicionais e a frugalidade dos costumes, impedindo a adoção de um estilo de vida desregrado e hedonista.
  2. a ascensão dos segmentos intermediários da sociedade, beneficiados com o surto especulativo e a inflação galopante.
  3. a elevação dos investimentos internos, reduzindo o nível de desemprego, notadamente no início da década de 1930.
  4. a consolidação do Partido Social-Democrata no poder, favorecido pelo caos da economia e pelos termos impostos pelo Tratado de Versalhes.
  5. a fragilização das instituições democráticas, abrindo caminho para a difusão de ideologistas radicais de cunho totalitário.
questão 2

A República de Weimar foi marcada também por uma série de tentativas de golpes e ações revolucionárias que tinha por objetivo por em prática os projetos políticos dos grupos que protagonizavam estas ações. Frente a isso, indique a alternativa incorreta:

  1. Putsch de Munique, em 1923.
  2. Revolução Alemã de 1918-1919, liderada pela Liga Espartaquista.
  3. Outubro Alemão, de 1923.
  4. Golpe sobre Hindenburg, que transformou Hitler em chanceler alemão, em 1933.
  5. Putsch da Cervejaria, em 1923.
questão 3

(Unicamp-SP [adaptado]) Leia os trechos dos textos abaixo:

Após a Primeira Guerra Mundial, a República de Weimar teve controle muito limitado sobre as forças militares e policiais necessárias à manutenção da paz interna. No final, a República caiu em consequência dessa limitação, fragilidade explorada por organizações da classe média, as quais achavam que o regime parlamentar-republicano as discriminava e, assim, procuraram destruí-lo.

ELIAS, Nobert. Os alemães. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. Adaptado.

A exigência da anulação da “paz imposta” pelo tratado de Versalhes foi, ao lado do antissemitismo, o ponto mais importante na propaganda nazista durante a República de Weimar.

GAY, Peter. A cultura de Weimar. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. Adaptado.

Analise as afirmativas abaixo e indique a alternativa correta.

I – Uma das exigências impostas no Tratado de Versalhes aos alemães foi o desmantelamento de suas forças armadas, sendo que seu exército não poderia ultrapassar 100 mil homens.

II – O partido nazista se aproveitou do caos econômico e social para ascender ao poder, apontando soluções para o desemprego, em ações apoiadas na aliança com os capitalistas judeus.

III – A República de Weimar consistiu na formação de um regime político parlamentarista, com ampla liberdade à participação partidária. Com esta formação pôde o partido nazista ascender ao poder no início da década de 1930.

  1. Todas as afirmativas estão corretas.
  2. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
  3. Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
  4. Nenhuma das afirmativas está correta.
  5. Apenas a afirmativa I está correta.
questão 4

Logo nos primeiros meses de existência, a República de Weimar reprimiu um forte processo revolucionário conduzido principalmente pelos comunistas da Liga Espartaquista, em 1919. A principal liderança dos comunistas foi executada pelo governo como forma de conter o processo revolucionário. Indique a alternativa que contém o nome da liderança comunista e o partido que ordenou a execução:

  1. Rosa Luxemburgo, Partido Comunista Alemão.
  2. Friedrich Ebert, Partido Nacional-Socialista.
  3. Karl Liebknecht, Partido Nacional-Socialista.
  4. Rosa Luxemburgo, Partido Social-Democrata.
respostas
Questão 1

Letra E. O resultado principal dos problemas econômicos e sociais durante a República de Weimar foi o surgimento do nazismo como possível solução.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D. Hitler foi, na verdade, nomeado chanceler pelo presidente Hindenburg e não efetuou um golpe para isso.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C. Na verdade os nazistas passaram a responsabilizar os capitalistas judeus pela ruína da Alemanha, o que explica em parte seu antissemitismo.

Voltar a questão
Questão 4
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola