Topo
pesquisar

Exercícios sobre Revoltas Plebeias

Exercícios de História

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre Revoltas Plebeias e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Estabeleça de que modo acontecia a exclusão dos plebeus no período republicano.

questão 2

Quais os direitos políticos que um tribuno da plebe poderia vir a exercer?

questão 3

Em que medida as Leis das Doze Tábuas tiveram importância para amenizar as desigualdades que diferenciavam patrícios e plebeus do ponto de vista jurídico? 

 

questão 4

Quais os efeitos que as revoltas plebeias tiveram ao longo do tempo na política e na sociedade romana?

 

questão 5

(Unifesp)

Conflitos e lutas sociais variadas originaram as crises que fizeram o Estado romano passar do governo monárquico ao republicano e deste, ao imperial. Nos três regimes políticos, contudo, os integrantes de um único grupo, ou classe social, mantiveram sempre o mesmo peso e posição. Foram os, assim chamados,

a) plebeus (isto é, populares).

b) proletários (isto é, sem bens).

c) servos (isto é, escravos).

d) clientes (isto é, dependentes).

e) patrícios (isto é, nobres).

respostas
Questão 1

Durante a República, os plebeus tinham suma importância na proteção militar da cidade de Roma e na conquista de territórios. Em alguns casos, alguns plebeus também possuíam uma condição econômica abastada, estabelecida a partir do desenvolvimento das atividades comerciais. Apesar disso, não usufruíam dos mesmos direitos políticos, não eram igualmente recompensados na divisão dos espólios de guerra obtidos em situação de conflito e muitas vezes se tornavam escravos pelo não pagamento de suas dívidas. 

Voltar a questão
Questão 2

No exercício desse cargo, os tribunos tinham o poder de veto contra as decisões políticas que contemplassem diretamente a sua classe social. Em geral, as decisões de magistrados e senadores consideradas maléficas aos plebeus poderiam ser anuladas por meio deste novo cargo.

Voltar a questão
Questão 3

Antes da sua criação, as leis romanas estavam mantidas por uma antiga tradição oral que muitas vezes abria espaço para imprecisões e mudanças. Desse modo, a exclusão dos plebeus era mantida por esse sistema de leis. Ao se registrar as leis por meio da escrita, as Leis das Doze Tábuas diminuíam as discrepâncias de interpretação e aplicação das leis romanas. 

Voltar a questão
Questão 4

Com o desenvolvimento das revoltas plebeias notamos que a discrepância política entre patrícios e plebeus foi significativamente amenizada. Além disso, vale ressaltar que esse maior equilíbrio de forças teve grande importância para que as conquistas militares romanas avançassem e, de tal modo, a formação do império romano seguisse a largos passos. 

Voltar a questão
Questão 5

Letra E. Ao longo da história romana, percebemos que os patrícios tiveram sua posição política, social e econômica significativamente preservadas.  Os plebeus foram os que mais experimentaram mudanças na medida em que ampliaram sua participação política, integraram o exército e desenvolveram as atividades comerciais de seu tempo. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola