Topo
pesquisar

Exercícios sobre Revolução Cultural Chinesa

Exercícios de História

Por meio destes exercícios sobre Revolução Cultural Chinesa, você poderá averiguar os seus conhecimentos sobre esse acontecimento que recolocou Mao Tsé-Tung no controle do país. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(UEM) “Em 1976, esgotava-se na China o fôlego da Revolução Cultural, iniciada em 1966. Nesse ano morria Mao Tsé-tung, seu principal idealizador. Em 1978, sob a liderança de Deng Xiaoping, o país começaria a flexibilizar o regime socialista. Buscava-se então uma difícil conciliação entre a abertura econômica em direção à economia de mercado e à preservação do regime político autoritário sob a hegemonia do Partido Comunista Chinês.” (ARRUDA, J. J. de A. e PILETTI, N. Toda a História. São Paulo: Ática, 2003. p. 465.)

A respeito da História da China, assinale a alternativa correta.

a) Mao Tsé-Tung chegou ao poder por meio da revolução armada de orientação socialista que ficou conhecida como revolução cultural.

b) O denominado Grande Salto para a Frente, realizado pela Revolução Chinesa ocorreu quando Mao-Tsé Tung conduziu a China ao capitalismo.

c) A abertura econômica iniciada a partir de 1978 com Deng Xiaoping promoveu um intenso desenvolvimento da China que a coloca, hoje, entre as maiores economias do planeta.

d) A abertura econômica iniciada por Deng Xiaoping estendeu-se também à política e, hoje, a China vive uma democracia semelhante aos países do Ocidente europeu.

e) Mesmo tendo uma população superior a 1,3 bilhão de habitantes, a China constituiu-se no maior exportador de alimentos do planeta.

questão 2

Qual foi o principal objetivo de Mao Tsé-Tung (ou Mao Zendong) com a promoção da Revolução Cultura Chinesa em 1966?

a) estabelecer uma abertura à liberdade de pensamento e de expressão na China.

b) promover a integração das culturas tradicionais do Oriente e do Ocidente.

c) reconquistar a hegemonia dentro do Partido Comunista e do Estado Chinês.

d) estabelecer vínculos com os Estados Unidos e com a contracultura.

e) desenvolver a cultura chinesa nas áreas da música erudita e das artes plásticas.

questão 3

O principal veículo de divulgação das ideias de Mao Tsé-Tung, que fez com que se desencadeasse o chamado movimento maoísta, foi:

a) o filme “A sociedade do Espetáculo”.

b) o livro intitulado “O livro vermelho”.

c) o livro intitulado “Minha Luta”.

d) o filme “O último imperador”.

e) o livro intitulado “ Imperialismo: Nova fase do Capitalismo”.

questão 4

Um dos efeitos colaterais mais patentes da Revolução Cultural Chinesa sobre a tradição desse país foi:

a) A destruição de templos religiosos e a expulsão de monges.

b) A disseminação da ópera tradicional chinesa por todo o país.

c) O convite de intelectuais e artistas de outras regiões do mundo para estudarem a tradição chinesa.

d) A rejeição do culto à personalidade de Mao Tsé-Tung.

e) A rejeição da leitura do “Livro Vermelho”.

respostas
Questão 1

Letra C

Após a retomada do controle do Partido Comunista Chinês por Mao Tsé-Tung e o desencadeamento da Revolução Cultural e de seus efeitos sobre a sociedade chinesa, seu sucessor, Deng Xiaoping, promoveu uma grandiosa abertura econômica no país, inserindo-o no mercado internacional. Da década de 1980 até o século XXI, a China passou a ser uma das principais economias do mundo, à qual praticamente todos as principais potências estão vinculadas.

Voltar a questão
Questão 2

Letra C

Mao Tsé-Tung valeu-se da estratégia da Revolução Cultural para restabelecer a hegemonia política dentro do Partido Comunista Chinês e do Estado Chinês, desestruturando a burocracia partidária e transferindo a organização política diretamente para a massa de trabalhadores chineses. Essa manobra não foi possível sem o estabelecimento de um culto à sua personalidade e uso da força para reprimir as opiniões contrárias.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

A obra “O livro vermelho” tornou-se a cartilha da juventude maoísta chinesa, que absorvia as doutrinas elaboradas por Mao e colocava-as em prática. O impacto desse livro também chegou ao mundo ocidental, de modo que, em acontecimentos como o Maio de 1968, em Paris, boa parte da juventude francesa assumia-se como maoísta e lia o “Livro Vermelho”.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A

A Revolução Cultura promovida por Mao Tsé-Tung repeliu fortemente a tradição cultural chinesa, como o budismo, e a prática do teatro e das óperas milenares, entre outros aspectos importantes da tradição chinesa.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola