Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Revolução Industrial

Exercícios de História

Teste os seus conhecimentos: Faça exercícios sobre a Revolução Industrial e veja a resolução comentada. Publicado por: Rainer Gonçalves Sousa
questão 1

Por que podemos entender que o resultado da Revolução Inglesa foi de suma importância para que a Inglaterra assumisse a dianteira na Revolução Industrial?

Ver Resposta
questão 2

Pensando a Revolução Industrial como uma transformação de ordem tecnológica, destaque algumas das descobertas que contribuíram para a chamada Primeira Revolução Industrial.

Ver Resposta
questão 3

Tomando a formação das fábricas como contexto, explicite as condições de trabalho dos operários durante as primeiras décadas da Revolução Industrial.

Ver Resposta
questão 4

Em que medida a Revolução Industrial alienou o operário do valor da riqueza por ele produzida?

Ver Resposta
questão 5

A Terceira Revolução Industrial, que vem se realizando nas últimas décadas do século XX, introduziu importantes alterações no sistema produtivo. Assinale a alternativa que NÃO indica corretamente uma dessas mudanças.

a) Transmissão instantânea das informações e formação de redes - telecomunicações.

b) Realização de cálculos complexos em tempo cada vez menor - informática.

c) Mudança no padrão energético - energia nuclear.

d) Aceleração do tempo e aumento da capacidade de deslocamento de carga - transportes mais eficientes.

e) Surgimento de novos materiais e adoção de novas técnicas - siderurgia.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

Ao determinar a limitação do poder real em seu país, a Revolução Inglesa foi de suma importância para que a burguesia fosse claramente beneficiada pela atuação de seu parlamento. Entre os séculos XVII e XVIII, observamos a adoção de uma série de políticas que contribuíram para a expansão de sua economia, o acúmulo de capitais e o desenvolvimento de uma tecnologia voltada para a expansão da produção de produtos manufaturados.

Voltar a questão
Questão 2

Entre outras invenções, a Primeira Revolução Industrial ficou marcada pelo desenvolvimento dos teares mecânico e hidráulico, que conseguiam produzir vários quilos de lã com os cuidados de um mesmo trabalhador. Nessa época, a locomotiva e o barco a vapor estabeleciam maiores ganhos com a diminuição dos custos e do tempo gasto no escoamento de matéria-prima e produtos manufaturados para diferentes territórios.

Voltar a questão
Questão 3

Nessa fase inicial, observamos que os trabalhadores das fábricas viviam em péssimas condições e eram submetidos a longas jornadas. A falta de segurança e o próprio desgaste da rotina fabril acabavam por gerar diversos acidentes em que alguns operários perdiam suas vidas ou se tornavam inválidos. Além disso, percebemos a inserção de famílias inteiras que trabalhavam para superar as limitações impostas pelos baixos salários oferecidos pelos proprietários das empresas.

Voltar a questão
Questão 4

Na medida em que as máquinas se desenvolveram, observamos que o operário se especializou em uma função única de todo o processo de produção. Sendo geralmente simples e repetitiva, a ação envolvida em sua função específica era remunerada por um valor irrisório, que correspondia a uma parte mínima de toda a riqueza que ele ajudou a constituir ao longo daquele dia. 

Voltar a questão
Questão 5

Letra E. Do ponto de vista histórico, devemos assinalar o desenvolvimento da siderurgia como uma das mais importantes conquistas tecnológicas alcançadas durante a Segunda Revolução Industrial. Por meio do emprego desse recurso, observamos uma grande revolução no setor de transportes e em outros campos ligados à engenharia. 

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola