Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Revolução Puritana

Exercícios de História

Inaugurando um novo período na política inglesa, a Revolução Puritana colocou o Parlamento no topo do poder político do país. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

 (Unesp-SP) ... o período entre 1640 e 1660 viu a destruição de um tipo de Estado e a introdução de uma nova estrutura política dentro da qual o capitalismo podia desenvolver-se livremente.

HILL, Christopher. A Revolução Inglesa de 1640. Lisboa, Presença, 1981.

 O autor do texto está se referindo:

  1. à força da marinha inglesa, maior potência naval da Época Moderna.

  2. ao controle pela coroa inglesa de extensão de áreas coloniais.

  3.  ao fim da monarquia absolutista, com a crescente supremacia política do parlamento.

  4. ao desenvolvimento da indústria têxtil, especialmente dos produtos de lã.

  5. às disputas entre burguesia comercial e agrária, que caracterizavam o período.  

  

questão 2

 (Unifesp-SP) Nas outras monarquias da Europa, procura-se ganhar a benevolência do rei; na Inglaterra, o rei procura ganhar a benevolência [da Câmara] dos Comuns.”

DELEYRE, Alexandre. Tableau de l’Europe. 1774.

Essa diferença entre a monarquia inglesa e as do continente deve-se:


 

  1. ao rei Jorge III que, acometido por um longo período de loucura, tornou-se dependente do Parlamento para governar.

  2. ao fato de a casa de Hannover, por sua origem alemã, gozar de pouca legitimidade para impor aos ingleses o despotismo esclarecido.

  3. ao início da rebelião das colônias inglesas da América do Norte contra o monarca, que o obrigou a fazer concessões.

  4. à peculiaridade da evolução política inglesa a qual, graças à Carta Magna, não passou pela fase da monarquia absolutista.

  5. às revoluções políticas de 1640 (Puritana) e 1688 (Gloriosa), que retiraram do rei o poder de se sobrepor ao Parlamento.

  

questão 3

Observe a charge alemã abaixo, satirizando o líder da Revolução Puritana inglesa, Oliver Cromwell, e, de acordo com seus conhecimentos históricos, responda à questão seguinte.

Charge alemã sobre Oliver Cromwell
Charge alemã sobre Oliver Cromwell

É possível afirmar que o artista ao satirizar Cromwell estava relacionando-o ao fato de o autointitulado Lorde Protetor:

  1. ter se tornado rei da Inglaterra.

  2. ter cortado a cabeça de Carlos I.

  3. ter se tornado um ditador durante a República Inglesa.

  4. ter reinstaurado a monarquia.

  5. ter reaberto o Parlamento.

questão 4

 Leia o trecho abaixo e responda à questão seguinte.

“[...] Antes éramos governados por um rei, lordes e comuns, agora o somos por um general, uma corte marcial e a Câmara dos Comuns; e peço que me digais onde está a diferença! [...]”

Panfleto Leveller. In: HILL, Christopher. O mundo de ponta-cabeça. São Paulo: Companhia das Letras, 1991.

O trecho do panfleto distribuído à época da Revolução Puritana apresenta, ao mesmo tempo, as mudanças políticas decorrentes do processo revolucionário e a manutenção do afastamento da massa popular do poder. Em relação a esse processo revolucionário é incorreto afirmar:

  1. que após a execução de Carlos I os exércitos de Cromwell decretaram o fim da monarquia inglesa e a proclamação de um governo republicano.

  2. que se estabeleceu uma guerra civil em que as tropas reais enfrentavam as frentes populares armadas pelo parlamento.

  3. que os moderados foram excluídos do parlamento após a instauração da República e Oliver Cromwell foi aclamado como presidente do novo Conselho de Estado ou Commonwealth.

  4. que o início do conflito deveu-se ao fato de Carlos I recusar-se a fechar o Parlamento, mesmo que seus conselheiros tenham indicado existir aí um foco de tensão.

  

respostas
Questão 1

Letra C. Com a Revolução Puritana, comandada por Oliver Cromwell no período apontado, o Parlamento inglês tornava-se a principal instituição política da Inglaterra, subjugando o rei.

Voltar a questão
Questão 2

Letra E. As duas revoluções mencionadas puseram fim à monarquia absolutista na Inglaterra, abrindo o período da monarquia constitucional, com um maior poder do Parlamento que do rei.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C. Após depor Carlos I e tornar-se presidente do Conselho de Estado, Oliver Cromwell acabou se tornando ditador da Inglaterra até sua morte, buscando superar as oposições a seu governo.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D. Ao contrário do que afirma a alternativa, foi justamente a tentativa de Carlos I em fechar o Parlamento que desencadeou a guerra civil conhecida como Revolução Puritana.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola