Topo
pesquisar

Exercícios sobre a saída da Rússia da I Guerra Mundial

Exercícios de História

Atente para a situação social em solo russo entre 1914 e 1917 para realizar os exercícios sobre a saída da Rússia da I Guerra Mundial. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

A saída da Rússia da I Guerra ocorreu após as sucessivas derrotas de seus exércitos aos alemães, as deserções em massa da frente de batalha, bem como a eclosão da Revolução Russa, em 1917. Os acordos entre russos e alemães para o fim do conflito entre os dois países foi feito através do:

a) Tratado de Brest-Litovsk.

b) Tratado de Munique.

c) Tratado de Versalhes.

d) Tratado de Kiev.

e) Tratado de Genebra.

questão 2

(UPE) O período de duração da Primeira Guerra Mundial, entre 1914 e 1918, foi marcado por várias mudanças sociopolíticas que redefiniram o mundo de então. Sobre esse contexto, assinale a alternativa CORRETA.

a) A Rússia, potência diretamente envolvida no conflito, entrou em um processo revolucionário interno, que a levou à adoção do socialismo.

b) O Império Austro‐Húngaro perdeu domínios com o fim do conflito, embora tenha mantido dois terços do seu território.

c) A França acabou por perder territórios para a Alemanha após a assinatura do Tratado de Versalhes.

d) O Império Otomano conseguiu manter sua hegemonia na região dos Bálcãs, mesmo com o fim da guerra.

e) A Inglaterra, após a eclosão da Revolução de 1917, impôs perdas territoriais à Rússia.

questão 3

Leia o trecho do texto abaixo:

“Cada dia de guerra enriquece a burguesia financeira e industrial e arruína e esgota as forças do proletariado e do campesinato de todos os países beligerantes, e depois também dos neutrais. E na Rússia o prolongamento da guerra põe, além disso, em grandíssimo perigo as conquistas da revolução, o seu desenvolvimento.

A passagem do poder de Estado na Rússia para o Governo Provisório, governo de latifundiários e capitalistas, não mudou nem podia mudar esse carácter e significado da guerra por parte da Rússia.”

LENIN, Vladimir. Discurso a Favor da Resolução Sobre a Guerra. Disponível em: <http://www.marxists.org/portugues/lenin/1917/05/10.htm>

A partir das afirmações contidas no texto acima, é possível afirmar que:

a) com a chegada ao poder dos mencheviques, os russos conseguiram assinar um tratado de paz com a Alemanha, pondo fim à guerra.

b) frente à permanência da Rússia na I Guerra Mundial em 1917, os bolcheviques lançaram a palavra de ordem “Pão, Paz e Terra” para conquistar apoio popular em prol da conquista do poder de Estado.

c) Lenin pretendia prolongar a guerra contra a Alemanha, através do acordo de Brest-Litovsk, com o intuito de incentivar a revolução proletária em países da Europa Ocidental.

d) os capitalistas e latifundiários russos tinham interesse no fim da I Guerra Mundial, já que seus interesses econômicos estavam comprometidos com o prolongar do conflito.

questão 4

(Puccamp) A Revolução Socialista na Rússia, em 1917, foi um dos acontecimentos mais significativos do século XX, uma vez que colocou em xeque a ordem socioeconômica capitalista. Sobre o desencadeamento do processo revolucionário, é correto afirmar que:

a) os mencheviques tiveram um papel fundamental no processo revolucionário por defenderem a implantação da ditadura do proletariado.

b) os bolcheviques representavam a ala mais conservadora dos socialistas, sendo derrotados pelos mencheviques nas jornadas de outubro.

c) foi realimentado pela participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, o que desencadeou uma série de greves e revoltas populares em razão da crise de abastecimento de alimentos.

d) foi liderada por Stalin, a partir de outubro, que estabeleceu a tese da necessidade da revolução em um só país, em oposição a Trotsky, líder do exército vermelho.

e) o Partido Comunista conseguiu superar os conflitos que existiam no seu interior quando estabeleceu a Nova Política Econômica que representava os interesses dos setores mais conservadores.

respostas
Questão 1

Letra A. Através do Tratado de Brest-Litovsk, os russos assinaram um acordo de paz com a Alemanha, que resultou, por outro lado, na perda de vastos territórios do Império dos Czares, notadamente a Estônia, Lituânia, Ucrânia e Finlândia.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A. A eclosão da Revolução Russa em 1917 gerou a queda do czar Nicolau II, desestabilizando o antigo Estado autocrático e inviabilizando a permanência da Rússia na I Guerra Mundial.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B. Com essas palavras de ordem, os bolcheviques pretendiam expor sua defesa de acabar com a fome pela saída da I Guerra Mundial e pela distribuição de terras aos camponeses.

Voltar a questão
Questão 4

Letra C. As derrotas do exército russo, além da grande soma de recursos financeiros gastos com a I Guerra Mundial, levaram a população russa a rebelar-se de várias formas contra o Império do Czar, levando à sua queda em fevereiro de 1917.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola