Topo
pesquisar

Exercícios sobre salazarismo

Exercícios de História

Criado como um regime após 1933, o salazarismo tornou-se a mais longa ditadura da Europa Ocidental no século XX. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(UFV) Na Europa e em outras partes do mundo, o fascismo italiano serviu de inspiração para regimes autoritários. Em Portugal, por exemplo, instaurou-se o regime salazarista, que seria extinto na década de 1970, com a Revolução dos Cravos.

Com base nos seus conhecimentos, assinale a alternativa correta sobre os fatores que explicam a queda do salazarismo.

a) O apoio aos golpes militares ocorridos na América Latina, em especial no Brasil, ocasionando forte pressão dos Estados Unidos sobre o regime salazarista.

b) O ingresso na Comunidade Econômica Europeia, exigindo de Portugal a adoção de princípios democráticos, como a realização de eleições diretas para a escolha dos governantes.

c) A crise decorrente do envolvimento do regime salazarista na Guerra Civil Espanhola, cujos gastos provocaram o aumento do custo de vida em Portugal.

d) A crescente aproximação de Salazar com o Partido Comunista Português, gerando insatisfação entre as elites empresariais e setores conservadores da sociedade.

e) A decadência econômica e o desgaste com as guerras coloniais, desde o início da década de 1960, provocando descontentamento nas Forças Armadas e na população.

questão 2

(PUC-MG) Sobre o regime salazarista estabelecido em Portugal em 1933, é CORRETO afirmar que:

a) eliminou o parlamentarismo no país, limitando os poderes do Presidente da República.

b) proibiu a livre organização partidária, impondo ao país uma ditadura inspirada no fascismo.

c) reafirmou o regime autoritário, abrindo perspectiva para realização de eleições diretas.

d) preservou o sistema monárquico no país, garantindo os poderes quase absolutos ao Rei.

questão 3

A inspiração para a formação do Estado Novo salazarista em Portugal, na década de 1930, veio das mudanças operadas por Benito Mussolini na Itália, alguns anos antes. Nesse modelo de organização estatal, o objetivo era buscar a harmonia social entre as diferentes classes sociais através de uma articulação que tinha o Estado como mediador, essa articulação ficou conhecida como:

  1. socialismo
  2. cooperativismo
  3. corporativismo
  4. liberalismo
  5. comunismo
questão 4

A repressão do Estado Novo salazarista foi dura contra seus opositores. O principal meio encontrado por António Salazar para calar a oposição ao regime, tanto na metrópole quanto nas colônias africanas, foi a criação de uma polícia política denominada:

  1. KGB.
  2. CIA.
  3. Stasi.
  4. PIDE.
  5. DOPS.
respostas
Questão 1

Letra E. A crise econômica e social vivenciada em Portugal desde os finais da década de 1960 e os resultados desastrosos das guerras coloniais ocorridas na África (Guiné-Bissau, Moçambique e Angola) nessa mesma década tornaram insustentável a manutenção do regime ditatorial salazarista. As divisões no seio das Forças Armadas e os anseios populares por melhorias socioeconômicas e por liberdades políticas fizeram com que o regime chegasse ao seu fim em 1974.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B. Com a criação do Estado Novo, António de Oliveira Salazar criou um regime fascista de partido único, representado pela União Nacional. O controle político levou-o a criar ainda a PIDE, a polícia política responsável pela perseguição aos opositores do regime.

Voltar a questão
Questão 3

Letra C. A doutrina do corporativismo pretendia tornar o Estado mediador dos conflitos entre os capitalistas e os trabalhadores, objetivando uma harmonia social, para assim conter a luta de classes decorrente do capitalismo. Essa medida foi possível com a eliminação dos partidos políticos, mantendo apenas a União Nacional, e com o atrelamento dos sindicatos ao Estado.

Voltar a questão
Questão 4

Letra D. A PIDE (Polícia Internacional e de Defesa do Estado) foi o principal órgão repressor do regime salazarista. Foi criada em 1945 como um prolongamento da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE). Após quase 30 anos de exercício, foi formalmente extinta com a Revolução dos Cravos, em 1974.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola