Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Segunda Guerra Mundial

Exercícios de História

A Segunda Guerra Mundial eclodiu após a ascensão do regime fascista na Itália; do regime nazista na Alemanha; e da expansão do nazifascismo pela Europa. Publicado por: Leandro Carvalho
questão 1

O rompimento pelos nazistas do Pacto Germano-Soviético firmado entre a Alemanha e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), no ano de 1939, fez com que a União Soviética entrasse na Segunda Guerra em 1943. O que foi o Pacto Germano-Soviético?

a)      Política de acordos efetivada por Hitler e Churchill.

b)      Efetivação do Pacto anti-Komintern entre Alemanha, URSS e Japão.

c)      Política de acordos entre Hitler e Stálin de não agressão e neutralidade entre Alemanha e União Soviética por dez anos.

d)     Pacto que assegurava à Alemanha o direito de incorporar territórios poloneses com a permissão da França e da Inglaterra.

e)     Política de não agressão entre Alemanha, Inglaterra, Japão e França.

Ver Resposta
questão 2

Os Estados Unidos entraram fundamentalmente na Segunda Guerra Mundial no ano de 1941. Quais foram os principais fatores que causaram a entrada dos Estados Unidos na guerra?

a)      A ocupação nazista da Rússia em 1941.

b)      O confronto dos Estados Unidos com a marinha japonesa na Batalha de Midway no ano de 1942.

c)      A incorporação dos territórios poloneses pela Alemanha perdidos pelos alemães durante o Tratado de Versalhes em 1919.

d)     A derrota russa pelos alemães no ano de 1942 na Batalha de Stalingrado.

e)    Os acordos de solidariedade com a Inglaterra na chamada Carta do Atlântico e os ataques japoneses à base de Pearl Harbor.

Ver Resposta
questão 3

O que foi a Primeira Frente de luta durante a Segunda Guerra Mundial estipulada pelos russos após a derrota alemã na Batalha de Stalingrado? Explique.

Ver Resposta
questão 4

Por que a Alemanha nazista rompeu com o Pacto Germano-Soviético no ano de 1941? Explique.

Ver Resposta
respostas
Questão 1

a)     Incorreta. Hitler e Churchill não firmaram acordos durante a Segunda Guerra Mundial. O alemão Hitler formava o Eixo (Alemanha, Itália e Japão) e o inglês Churchill fazia parte dos Aliados (Inglaterra, França, URSS, EUA).

b)     Incorreta. O Pacto anti-Komintern consistiu no combate ao comunismo entre Alemanha, Itália e Japão.

c)     Correta. O Pacto Germano-Soviético firmado entre Hitler e Stálin no ano de 1939 tinha como objetivo uma política de não agressão e neutralidade entre a Alemanha nazista e a União Soviética Socialista por dez anos.

d)     Incorreta. O Pacto-Germano Soviético dava à Alemanha e à URSS o direito de incorporação de territórios da Polônia, porém a Inglaterra e a França (que pertenciam à Liga das Nações) não apoiaram a invasão da Polônia pela Alemanha no ano de 1939, sendo este um dos principais motivos para a eclosão da guerra.

e)     Incorreta. Política de não agressão entre Alemanha e URSS, pois a URSS estava neutra na guerra até 1941, quando os nazistas romperam o Pacto Germano-Soviético, fazendo com que a URSS entrasse na guerra.

Voltar a questão
Questão 2

a)      Incorreta. A Alemanha invadiu a Rússia no ano de 1941, após o rompimento nazista do Pacto Germano-Soviético. Esse fato promoveu a entrada da Rússia na guerra, não dos Estados Unidos.

b)      Incorreta. A Batalha de Midway aconteceu no ano de 1942, quando os Estados Unidos derrotaram a marinha japonesa. Os Estados Unidos entraram na guerra em 1941 após o ataque japonês à base de Pearl Harbor.

c)      Incorreta. A incorporação dos territórios poloneses pela Alemanha, no ano de 1939, motivou o início da Segunda Guerra Mundial e não a entrada dos Estados Unidos na guerra.

d)     Incorreta. Os alemães não derrotaram os russos na Batalha de Stalingrado. Os russos venceram os nazistas, porém esse fato não ocasionou a entrada dos Estados Unidos na guerra.

e)     Correta. O principal motivo que causou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial foi o acordo de solidariedade e diplomacia realizado com a Inglaterra e o ataque japonês à base norte-americana de Pearl Harbor.

Voltar a questão
Questão 3

A Batalha de Stalingrado, ocorrida na Rússia, a partir de 1942, foi uma das primeiras grandes baixas no exército alemão. Após derrotarem os alemães, os russos formaram a primeira frente de luta dos aliados que direcionavam a marcha para a tomada de Berlim e a conquista da Alemanha nazista.

Voltar a questão
Questão 4

No ano de 1941, Hitler rompeu o acordo feito com a União Soviética (Pacto Germano-Soviético) e invadiu a Rússia em busca de minérios, cereais e petróleo para abastecer o exército alemão. Até o final do ano de 1941, os alemães realizaram duras baixas no exército soviético.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola