Topo
pesquisar

Exercícios sobre a segunda revolução industrial

Exercícios de História

A segunda revolução industrial ampliou o espaço geográfico da industrialização e criou uma infinidade de novos produtos e tecnologias. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

A segunda revolução industrial se caracterizou, dentre outros motivos, pelo desenvolvimento de novas ferramentas, fontes de energia e setores industriais, surgidos principalmente a partir da segunda metade do século XIX. Sobre as inovações da segunda revolução industrial, aponte a alternativa abaixo que está incorreta.

  1. Petróleo.
  2. Energia Elétrica.
  3. Motor a combustão.
  4. Máquina a vapor.
  5. Aço.
Ver Resposta
questão 2

(FEI-SP) Sobre a Revolução Industrial:

I – Ocorreu principalmente por causa do acúmulo de enormes capitais provenientes das atividades mercantis.

II – Ocorreu principalmente na Inglaterra (Primeira Revolução Industrial) e mais tarde em alguns países da Europa Ocidental e nos EUA (Segunda Revolução Industrial).

III – Trouxe como consequência a abolição da escravidão em alguns países com objetivo de ampliar os mercados consumidores mundiais.

Assinale, agora, a alternativa mais adequada:

  1. I e II estão corretas.
  2. III e II estão incorretas.
  3. todas estão incorretas.
  4. todas estão corretas.
  5. I e III estão corretas.
Ver Resposta
questão 3

A Primeira Revolução Industrial se desenvolveu principalmente na Inglaterra a partir do século XVIII. Entretanto, a partir do século XIX, a industrialização se expandiu para outros locais que somados aos novos desenvolvimentos tecnológicos caracterizaram a chamada Segunda Revolução Industrial. Quais dos países abaixo não se industrializaram durante a Segunda Revolução Industrial, no século XIX?

  1. Portugal.
  2. EUA.
  3. Alemanha.
  4. França.
  5. Japão.
Ver Resposta
questão 4

Associe a coluna da esquerda, onde estão citadas descobertas de alguns produtos e tecnologias, com a coluna da direita, onde estão apresentadas suas aplicações industriais.

a) Petróleo

I) Iluminação pública

b) Eletricidade

II) Fertilizantes de origem mineral

c) Aço

III) Motores a combustão

d) Fósforo, potássio e nitrogênio

IV) Locomotivas e ferrovias

A alternativa que apresenta a associação correta entre as colunas é:

  1. a-II; b-IV; c-I; d-III.
  2. a-III; b-IV; c-II; d-I.
  3. a-IV; b-II; c-I; d-III.
  4. a-III; b-I; c-IV; d-II.
Ver Resposta
questão 5

Analise as afirmativas abaixo referentes à Segunda Revolução Industrial.

(02) O modelo industrial estipulado no século XVIII sofreu diversas mudanças e aprimoramentos que marcaram uma busca constante por novidades, sendo que a partir de 1870, uma nova onda tecnológica sedimentou a chamada Segunda Revolução Industrial.

(04) O emprego da energia elétrica, o uso do motor a explosão, os corantes sintéticos e a invenção do telégrafo impediram a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial.

(08) A eletricidade passou a ser utilizada como um tipo de energia que poderia ser transmitida em longas distâncias e geraria um custo bem menor se comparada ao vapor. No ano de 1879, a criação da lâmpada incandescente estabeleceu um importante marco nos sistemas de iluminação dos grandes centros urbanos e industriais da época.

(16) Com relação aos transportes, podemos ver que as novas fontes de energia e a produção do aço permitiram a concepção de meios de locomoção mais ágeis e baratos. Durante o século XIX, a construção de rodovias e a produção de automóveis foram os ramos de transportes que mais cresceram.

Qual das alternativas abaixo apresenta a somatória das afirmativas incorretas?

  1. 08
  2. 06
  3. 10
  4. 24
  5. 20
Ver Resposta
respostas
Questão 1

Letra D. A máquina a vapor foi uma invenção que caracterizou a primeira revolução industrial, e não a segunda.

Voltar a questão
Questão 2
Questão 3

Letra A. Portugal conheceu um processo de industrialização mais consistente apenas após o término da II Guerra Mundial, contrariamente aos demais países apontados.

Voltar a questão
Questão 4
Questão 5

Letra E. As inovações tecnológicas ampliaram a exploração de novos mercados e a aceleração do ritmo industrial, bem como o principal ramo do transporte desenvolvido no século XIX foi o de ferrovias.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola