Topo
pesquisar

Exercícios sobre o surgimento da burguesia

Exercícios de História

Durante a Idade Média, as mudanças econômicas e sociais proporcionaram o surgimento da burguesia na Europa Ocidental. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

(FMTM) O crescimento do comércio e das cidades na Baixa Idade Média:

  1. consolidou as estruturas feudais, como a economia de subsistência e a suserania.
  2. expandiu as atividades agrícolas, com o declínio do uso de moedas nas trocas.
  3. fez surgir um novo grupo social, ligado às atividades artesanais e mercantis.
  4. permitiu o desenvolvimento do trabalho livre, isento de quaisquer restrições.
  5. criou uma infraestrutura tão adequada, que  provocou intenso êxodo rural.
questão 2

(UFRN) O crescimento das cidades é um fenômeno da Europa ocidental a partir do século XI. Tratando sobre a questão, Pierre Vilar afirma:

“As cidades dependiam dos senhores. Mas elas foram mais fortes que as aldeias para discutir com seus amos, rebelarem-se, obter ou impor ‘cartas de franquia’. Coletivamente, continuavam vinculadas ao sistema feudal [...]. Mas em seu território, e sobretudo dentro do recinto dentro da muralha, os habitantes eram livres e participavam da organização coletiva.”

VILAR, Pierre. Do feudalismo ao capitalismo. São Paulo: Contexto, 1992, p. 39.

Refletindo sobre essa afirmação, pode-se concluir que:

  1. os moradores da cidade gozavam de significativa autonomia, mesmo submetidos à autoridade dos senhores, que lhes cobravam taxas.
  2. os camponeses da aldeia medieval impuseram aos senhores feudais um documento que garantia autonomia política à comunidade.
  3. os habitantes das cidades libertaram-se de inúmeras obrigações, entre elas a de participarem de corporações de ofício.
  4. as populações urbanas eram isoladas por muralhas que as impediam de estabelecer relações socioeconômicas com o mundo feudal.
questão 3

A formação da burguesia enquanto classe social está relacionada a algumas alterações verificadas durante a Baixa Idade Média. Qual das alternativas abaixo não faz parte dessas alterações?

  1. Crescimento das cidades.
  2. Fortalecimento do artesanato.
  3. Crescimento do comércio
  4. Criação da máquina a vapor.
  5. Desenvolvimento de atividades bancárias.
questão 4

Analise as afirmativas abaixo:

I - Com o , várias atividades desenvolveram-se nas cidades, movimentando a economia local, sendo que dentre as atividades estava a industrialização

II - As atividades comerciais, bancárias e as feiras levaram ao rápido desenvolvimento urbano; assim, criou-se uma estrutura de segurança que garantiu a realização dos negócios comerciais.

III - A atividade artesanal que se destacou inicialmente nas cidades foi a produção metalúrgica, principalmente, sendo que toda produção era organizada pelas chamadas Corporações de ofício.

IV - Os funcionários ou trabalhadores das Corporações de Ofícios eram chamados de jornaleiros e geralmente viviam na casa do mestre. Nas oficinas também existiam os aprendizes, jovens que queriam seguir uma profissão relacionada ao artesanato.

Agora, indique a alternativa:

  1. caso as alternativas II e IV estiveram corretas.
  2. caso as alternativas I, II e IV estiveram corretas.
  3. caso as alternativas I, III e IV estiveram corretas.
  4. caso as alternativas I e III estiveram corretas.
  5. caso as alternativas III e IV estiveram corretas.
respostas
Questão 1

Letra C.

O crescimento do comércio e das cidades contribuiu para o enfraquecimento das estruturas feudais, com apontado em A. Mesmo que tenha contribuído para a expansão das atividades agrícolas, não ocorreu o declínio do uso da moeda, como afirmado em B. O trabalho livre, realizado através de contrato, é uma característica do capitalismo, o que invalida D. O crescimento urbano não foi acompanhado por uma melhoria na infraestrutura das cidades, como escrito em E.

Voltar a questão
Questão 2

Letra A.

Os camponeses não conseguiram impor qualquer documento aos senhores, invalidando B. C está incorreta, pois não houve libertação em relação às corporações de ofício. Já a D está errada porque as muralhas serviam mesmo para defesa das cidades.

Voltar a questão
Questão 3

Letra D. A máquina a vapor foi uma consequência das atividades burguesas em um momento de consolidação de sua força social e não no período de sua formação.

Voltar a questão
Questão 4

Letra A.

A I está incorreta por afirmar que houve industrialização durante o renascimento urbano. A III também está incorreta por colocar como atividade principal a metalurgia.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola