Topo
pesquisar

Exercícios sobre terrorismo

Exercícios de História

Estes exercícios sobre terrorismo poderão lhe ajudar a verificar os conhecimentos que você tem sobre esse fenômeno recente, mas impactante no mundo contemporâneo. Publicado por: Cláudio Fernandes
questão 1

(IBMEC) Recentemente (julho de 2005) o IRA (Exército Republicano Irlandês) anunciou publicamente, depois de quase cem anos de sua fundação, o fim das ações terroristas. Esse grupo sempre empunhou a bandeira da reunificação da Irlanda e, portanto, a sua separação do Reino Unido. A imprensa nacional e internacional aventa que tal medida pode estar ligada:

a) à possibilidade, ainda neste ano, do primeiro-ministro Tony Blair assinar a definitiva separação da Irlanda do Norte do Reino Unido e a sua tão esperada unificação com a República da Irlanda.

b) à percepção de que os atos terroristas não levam a lugar nenhum, uma vez que, depois de quase cem anos de existência, o IRA não conseguiu realizar nenhum acordo com o governo britânico.

c) à mudança dos membros do alto escalão do IRA, menos comprometidos com a causa da libertação da Irlanda do Norte e mais preocupados em manter acordos com guerrilheiros muçulmanos (Al-Qaeda) e colombianos (Farc).

d) aos ataques muçulmanos a Londres, pois esses teriam “roubado” do IRA o seu terreno de ação, levando as pessoas a confundir as organizações e a aumentar a aversão às práticas terroristas do grupo irlandês.

e) ao grupo unionista da Irlanda do Norte, liderado pelo pastor Ian Paisley, cada vez mais forte dentro do país, que vem gradativamente desmontando o grupo separatista e trazendo a público suas ligações com a máfia irlandesa.

questão 2

Entre os atentados atribuídos ao Estado Islâmico, encontra-se o de 13 de novembro de 2015, em Paris. Sobre esse grupo terrorista, é correto dizer que:

a) tem como principal fonte de renda a escravidão sexual.

b) apoia o governo do ditador sírio Bashar al Assad.

c) é fiel à Al-Qaeda, com quem coopera na Síria e no Iraque.

d) proclamou-se um califado em 2014, tendo à frente Abu Bakr al-Baghdadi.

e) não tem atuações fora do Oriente Médio e da Europa.

questão 3

(IBMEC) Em 2006, o grupo Hamas venceu as eleições na Palestina. Sobre esse grupo, é correto afirmar que:

a) foi criado por Yasser Arafat na primeira Intifada, sempre esteve dividido entre um braço político e outro armado. Enquanto o braço armado foi responsável por atentados contra Israel, o braço político disputa eleições parlamentares.

b) surgiu em 1987, no início da primeira Intifada, com o objetivo de combater a ocupação israelense. Ao longo de sua história, cometeu uma série de atentados suicidas contra alvos israelenses, sendo considerado um grupo terrorista.

c) foi grande fiador político dos Acordos de Oslo entre os palestinos. Seu fundador, o Sheikh Yassin, empenhou-se pelas conversações com Israel e Estados Unidos, opondo-sese ao grupo Fatah.

d) surgiu na segunda Intifada como um movimento de resistência islâmica para lutar contra a existência do estado de Israel. Atentados suicidas foram cometidos pelo braço armado do grupo, as brigadas de Al-Aqsa.

e) surgiu como um grupo armado de resistência à ocupação israelense, mas abandonou os atentados suicidas após a retirada de colonos israelenses da Faixa de Gaza, voltando-se para a ação política.

questão 4

Em 2015, muitas redes de jornalismo televisivo, impresso e virtual noticiaram o sequestro de centenas de adolescentes cristãs da Nigéria por homens fortemente armados, pertencentes a um grupo terrorista islâmico chamado:

a) OLP

b) Boko Haram

c) Al-Qaeda

d) Al Nusra

e) Fatah

respostas
Questão 1

Letra B

O IRA desistiu dos métodos terroristas em 28 de julho de 2005 e deu entrada em um processo de “entrega de armas” ao governo britânico, que demorou cerca de dois meses. Esse gesto denunciou certa compreensão por parte do grupo de que a luta violenta pela reunificação da Irlanda não lograria êxito se continuasse. Muitos dos membros do IRA optaram pela via política eleitoral, com forte tendência protestante.

Voltar a questão
Questão 2

Letra D

Abu Bakr al-Baghdadi autoproclamou-se, em 2014, califa, isto é, o chefe político e espiritual dos muçulmanos. O autoproclamamento ocorreu em um momento em que o Estado Islâmico havia ganhado destaque no mundo inteiro por conta do avanço territorial que conseguiu em meio às guerras civis na Síria e no Iraque.

Voltar a questão
Questão 3

Letra B

O Hamaz foi criado em 1987 por líderes palestinos, como Ahmed Yassin, membro da Irmandade Muçulmana. O objetivo era combater Israel e expandir a fé islâmica. Com o tempo, o Hamaz passou a adotar estratégias terroristas como a de outros grupos palestinos, como a OLP e o Setembro Negro. Hoje em dia, o grupo pretende seguir ocupando espaço dentro do conturbado espectro político palestino.

Voltar a questão
Questão 4

Letra B

O Boko Haram, fundado em 2002, é um grupo terrorista islâmico atuante na região da África Subsaariana, mais especificamente no Norte da Nigéria. A promoção de atentados e sequestros é uma das ações constantes do Boko Haram. O objetivo dos sequestros das meninas cristãs nigerianas era fazer delas escravas sexuais e mulheres-bomba.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola