Topo
pesquisar

Exercícios sobre a Unificação Alemã

Exercícios de História

A Unificação Alemã criou uma das grandes potências do mundo e acirrou as disputas econômicas na Europa. Os exercícios abaixo servem para você conhecer mais sobre o assunto. Publicado por: Tales dos Santos Pinto
questão 1

A unificação da Alemanha (1871) decorreu:

  1. do grande desenvolvimento econômico e social dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia austríaca na Europa Continental.
  2. do grande desenvolvimento econômico e social dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia francesa na Europa Continental.
  3. das disputas sociais entre burguesia e militares nos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia russa na Europa continental.
  4. do grande desenvolvimento militar dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia da III República Francesa na Europa Continental.
  5. do grande desenvolvimento econômico e social dos Estados Germânicos e acabou com a hegemonia da Itália na Europa Continental.
questão 2

Após a queda de Napoleão Bonaparte, em 1815, houve um processo de reorganização das monarquias europeias que resultou:

  1. Na Unificação Italiana.
  2. Na formação da Confederação Alemã.
  3. Na criação do II Império Francês, comandado por Napoleão III.
  4. No enfraquecimento do Império Russo.
questão 3

A unificação alemã em um Estado Nacional ocorreu apenas no século XIX. Uma unificação tardia, se comparada com países como Inglaterra e França. Entretanto, tal fato não impediu que no fim daquele século a Alemanha se mostrasse como uma das principais forças econômicas e militares da Europa. Sobre o processo de unificação alemã responda às seguintes questões:

  1. Qual dos estados alemães sobressaiu na condução do processo de unificação?
  2. Quais os motivos que levaram os estados alemães a se unificarem?
questão 4

Indique a alternativa que associa corretamente as informações apresentadas nas duas colunas abaixo.

1 - Zollverein

I - Conflito entre Prússia e Áustria, ocorrido em 1866, que resultou na supremacia da Prússia entre os Estados germânicos.

2 - Guerra das Sete Semanas

II – Aliança de 38 Estados de origem alemã independentes, comprometidos a defenderem a soberania das monarquias dos estados participantes.

3 - Guerra Franco-Prussiana

III - Zona aduaneira que aboliu as taxas alfandegárias entre algumas monarquias germânicas.

4 - Confederação Alemã

IV - Conflito entre Prússia e França, ocorrido de 1870 a 1871, que possibilitou definitivamente a unificação da Alemanha.

  1. 1-IV; 2-III; 3-II; 4-I.
  2. 1-III; 2-I; 3-IV; 4-II.
  3. 1-II; 2-IV; 3-I; 4-III.
  4. 1-IV; 2-I; 3-II; 4-III.
questão 5

Entre 1870 a 1871, ocorreu um fato que influenciou os processos históricos posteriores, resultando na eclosão da I e II Guerra Mundial. Que fato foi esse?

  1. A ascensão da burguesia na Inglaterra, facilitada pela adoção de tarifas protecionistas no comércio com outros países.
  2. A vitória da Prússia na Guerra Franco-Prussiana e a consequente unificação alemã.
  3. A Guerra de Secessão norte-americana e o fim da escravidão nos EUA.
  4. A queda da monarquia na França, decorrente de mais uma revolução burguesa.
  5. A unificação italiana.
respostas
Questão 1

Letra B. Além do desenvolvimento econômico e social dos Estados Germânicos, houve um fortalecimento militar da Prússia que garantiu a hegemonia entre os Estados alemães, conduzindo o processo de unificação.

Voltar a questão
Questão 2

Letra B. A Confederação Alemã foi formada após a queda de Napoleão, consistindo na aliança de 38 Estados independentes.

Voltar a questão
Questão 3

Letra A: O Estado que sobressaiu no processo da unificação alemã foi a Prússia.

Letra B: Os principais motivos foram o desenvolvimento econômico das classes dominantes alemãs, principalmente os junkers, grandes proprietários de terras. Além disso, em vários estados estava ocorrendo um processo intenso de industrialização, proporcionando um aumento de riqueza das classes dominantes e dos Estados, com a cobrança de impostos. Somado a estes fatos houve um crescimento de ações militares contra os países vizinhos, como no caso da Guerra Franco-Prussiana. O resultado foi a conquista de territórios e o fortalecimento da Prússia, que pode levar à frente o processo de unificação, eliminando inclusive as oposições internas aos estados alemães, como foi o caso dos conflitos com a Áustria.

 

Voltar a questão
Questão 4
Questão 5

Letra B. A vitória da Prússia levou à unificação alemã, situação que iria ter consequências de impacto mundial, como as partilhas imperialistas e a eclosão das duas Guerras Mundiais.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola