Topo
pesquisar

Exercícios sobre Álvares de Azevedo

Exercícios de Literatura

Estes exercícios sobre Álvares de Azevedo abordam as principais características da prosa e da poesia desse importante escritor do Ultrarromantismo. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

(Enem -2010)

Soneto 

Já da morte o palor me cobre o rosto, 
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!
Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!… já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece…
Eis o estado em que a mágoa me tem posto! 

O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.

Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!

(AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000)

O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é

a) a angústia alimentada pela constatação da irreversibilidade da morte. 
b) a melancolia que frustra a possibilidade de reação diante da perda.
c) o descontrole das emoções provocado pela autopiedade.
d) o desejo de morrer como alívio para a desilusão amorosa.
e) o gosto pela escuridão como solução para o sofrimento.

questão 2

(FUVEST)

Teu romantismo bebo, ó minha lua,

A teus raios divinos me abandono,

Torno-me vaporoso ... e só de ver-te

Eu sinto os lábios meus se abrir de sono.

(Álvares de Azevedo, “Luar de verão”, Lira dos vinte anos)

Nesse excerto, o eu lírico parece aderir com intensidade aos temas de que fala, mas revela, de imediato, desinteresse e tédio. Essa atitude do eu lírico manifesta a:

a) ironia romântica.

b) tendência romântica ao misticismo.

c) melancolia romântica.

d) aversão dos românticos à natureza.

e) fuga romântica para o sonho.

questão 3

São características da obra de Álvares de Azevedo:

I. Álvares de Azevedo é considerado o escritor mais importante da segunda geração do Romantismo. É dele as principais obras do período: Noite na taverna, Macário e Lira dos Vinte Anos.

II. Os temas desenvolvidos na obra de Álvares de Azevedo estabelecem uma importante relação dialógica com a estética desenvolvida durante a primeira fase do romantismo brasileiro.

III. Sua obra Poesias é considerada o marco da segunda geração do Romantismo brasileiro, rompendo definitivamente com a tradição literária vigente ao abordar temas como o mistério, a morte, o sonho, a loucura e a degradação.

IV. Álvares de Azevedo foi um dos principais representantes da literatura condoreira. Os poetas do condoreirismo estavam comprometidos com a causa abolicionista e com a causa dos oprimidos socialmente.

V. O ambiente degradado dos textos de Álvares de Azevedo é fruto de sua imaginação fantasiosa, fortemente influenciada pelo escritor britânico Lord Byron.

a) I, III e V.

b) II e IV.

c) I, IV e V.

d) I, III e V.

e) II e V.

questão 4

Sobre o Ultrarromantismo ou Segunda geração do Romantismo, é incorreto afirmar:

a) Entre as principais influências literárias do grupo de jovens poetas dessa fase do romantismo, estão o inglês Lord Byron, o italiano Giacomo Leopardi e os franceses Alphonse de Lamartine e Alfred de Musset.

b) Uma de suas principais características é o espírito do mal do século, uma onda de pessimismo doentio que se traduzia no apego a certos valores decadentes, como a bebida e o vício, na atração pela noite e pela morte.

e) Entre as principais características do Ultrarromantismo estão o nacionalismo, o indianismo, o regionalismo, a pesquisa histórica, folclórica e linguística, além da crítica aos problemas nacionais.

d) Seus principais representantes foram os poetas Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela e Junqueira Freire. A publicação do livro Poesias, de Álvares de Azevedo, foi considerada o marco desse movimento literário.

e) Também conhecido como segunda geração do romantismo, o Ultrarromantismo apresenta características como egocentrismo exacerbado, pessimismo, satanismo e atração pela morte.

respostas
Questão 1

Alternativa “b”. Esse lirismo melancólico, uma das principais características da poesia de Álvares de Azevedo, pode ser encontrado nos versos “Do leito embalde no macio encosto/ Tento o sono reter!... já esmorece/ O corpo exausto que o repouso esquece.../ Eis o estado em que a mágoa me tem posto!

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “a”. A ironia é um traço constante na obra poética de Álvares de Azevedo. Essa foi a forma que o poeta encontrou de não ficar passivo à realidade, uma maneira de abalar as convenções do mundo burguês e quebrar a noção de ordem.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “c”. As características descritas na alternativa “c” dizem respeito à primeira geração do romantismo, representada pelos poetas Gonçalves Dias, Gonçalves de Magalhães e José de Alencar, representantes da chamada “literatura indianista” brasileira.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola