Topo
pesquisar

Exercícios sobre o Arcadismo brasileiro

Exercícios de Literatura

Estes exercícios sobre o Arcadismo brasileiro abordam as principais características desse importante movimento literário do século XVIII. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

(UEL)

Assinale a letra correspondente à alternativa que preenche corretamente as lacunas do trecho apresentado.

Simplificando a linguagem lírica de Cláudio Manuel da Costa, mas evitando igualmente a diluição dos valores poéticos no sentimentalismo, as .............. mais densas, dedicadas a ............., fizeram de .............. uma figura central do nosso Arcadismo.

a) crônicas – Marília – Dirceu.

b) crônicas – Gonzaga – Dirceu.

c) sátiras – Dirceu – Gonzaga.

d) liras – Gonzaga – Dirceu.

e) liras – Marília – Gonzaga.

questão 2

SONETO

Obrei quanto o discurso me guiava,
Ouvi aos sábios quando errar temia;
Aos bons no gabinete o peito abria,
Na rua a todos como iguais tratava.

Julgando os crimes nunca os votos dava,
Mais duro, ou pio do que a lei pedia:
Mas devendo salvar ao justo ria,
E devendo punir aos réu chorava.

Não foram, Vila Rica, os meus projetos,
Meter em ferro cofre cópia de ouro,
Que farte aos filhos, e que chegue aos netos:

Outras são as fortunas, que me agouro,
Ganhei saudades, adquiri afetos,
Vou fazer deste bens melhor tesouro.

Analisando as características do poema, assinale o movimento literário ao qual ele pertence, bem como o seu autor:

a) Romantismo, de autoria de Gonçalves Dias.

b) Arcadismo, de autoria de Santa Rita Durão.

c) Arcadismo, de autoria de Tomás Antônio Gonzaga.

d) Simbolismo, de Alphonsus de Guimaraens.

e) Romantismo, de autoria de Álvares de Azevedo.

questão 3

(Enem 2008)

Torno a ver-vos, ó montes; o destino (verso 1)
Aqui me torna a pôr nestes outeiros, 
Onde um tempo os gabões deixei grosseiros 
Pelo traje da Corte, rico e fino. (verso 4)

Aqui estou entre Almendro, entre Corino, 
Os meus fiéis, meus doces companheiros, 
Vendo correr os míseros vaqueiros (verso 7)
Atrás de seu cansado desatino.

Se o bem desta choupana pode tanto, 
Que chega a ter mais preço, e mais valia (verso 10)
Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,

Aqui descanse a louca fantasia, 
E o que até agora se tornava em pranto (verso 13)
Se converta em afetos de alegria.

Cláudio Manoel da Costa. In: Domício Proença Filho. A poesia dos inconfidentes. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2002, p. 78-9.

Considerando o soneto de Cláudio Manoel da Costa e os elementos constitutivos do Arcadismo brasileiro, assinale a opção correta acerca da relação entre o poema e o
momento histórico de sua produção.

a) Os “montes” e “outeiros”, mencionados na primeira estrofe, são imagens relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje “rico e fino”.

b) A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia.

c) O bucolismo presente nas imagens do poema é elemento estético do Arcadismo que evidencia a preocupação do poeta árcade em realizar uma representação literária realista da vida nacional.

d) A relação de vantagem da “choupana” sobre a “Cidade”, na terceira estrofe, é formulação literária que reproduz a condição histórica paradoxalmente vantajosa da Colônia sobre a Metrópole.

e) A realidade de atraso social, político e econômico do Brasil Colônia está representada esteticamente no poema pela referência, na última estrofe, à transformação do pranto em alegria.

questão 4

Sobre o Arcadismo, estão corretas as seguintes proposições:

I. Originou-se em Minas Gerais, e seu aparecimento tem relação direta com o grande crescimento urbano verificado, no século XVIII, nas cidades mineiras, cuja vida econômica girava em torno da extração de ouro.

II. O Arcadismo foi uma manifestação artística que encontrou representantes também na música (o nascimento da ópera), na arquitetura (observa-se forte adesão ao estilo na construção de igrejas) e nas artes plásticas (destaque para as esculturas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho).

III. O conceptismo e o cultismo são características da linguagem árcade. No conceptismo, há o jogo de ideias, a concisão e a ordem para convencer por meio do raciocínio; no cultismo, há o uso excessivo de figuras de linguagem e jogo de palavras, recursos literários que tinham como objetivo evidenciar a habilidade verbal do escritor,

IV. O movimento árcade tinha como principal intenção questionar a estética barroca, restabelecendo o equilíbrio, a harmonia e a simplicidade da literatura renascentista. Os primeiros árcades, jovens escritores portugueses, propuseram a eliminação dos rebuscamentos do Barroco, baseando-se nos preceitos do Iluminismo.

V. No Brasil, o Arcadismo manifestou-se pela primeira vez no ano de 1768 e representou o que de melhor se fez culturalmente no período colonial brasileiro. “Obras Poéticas”, de Cláudio Manuel da Costa, foi a primeira publicação desse novo estilo que pretendia, acima de tudo, que sua poesia fosse apreciada pelo seu valor poético ou literário.

a) I, IV e V.

b) II e III.

b) I, II e V.

c) III e V.

d) Apenas I está correta.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. O poema Soneto representa o Arcadismo, cujo autor é Tomás Antônio Gonzaga. É parte constituinte da mais famosa lírica amorosa da literatura de língua portuguesa, Marília de Dirceu.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “b”. O Arcadismo propõe uma literatura compromissada com a simplicidade. Nesse sentido, os escritores valorizam quatro palavras, que constituem o ideário árcade: clareza, razão, verdade e natureza.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “a”. As características descritas na alternativa fazem referência ao Barroco brasileiro. Entre as principais características da prosa e da poesia barroca, estão o interesse por temas religiosos, os dualismos que bem representam o conflito espiritual do homem barroco, emprego de figuras de linguagem e, sobretudo, emprego de uma linguagem requintada – essas duas últimas características podem ser mais bem observadas a partir da análise do cultismo e do conceptismo.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola