Topo
pesquisar

Exercícios sobre Arnaldo Antunes

Exercícios de Literatura

Estes exercícios sobre Arnaldo Antunes abordam as principais características da obra poética do escritor, bem como suas influências literárias. Publicado por: Luana Castro Alves Perez
questão 1

(UP – Universidade Potiguar)

Arnaldo Antunes é autor de “Psia”, um livro de poesia concreta. Abaixo, uma reprodução da poesia “Gente”, em que podemos perceber que:

Gente. Arnaldo Antunes. Disponível em http://www.arnaldoantunes.com.br/upload/artes_1/177_g.jpeg
Gente. Arnaldo Antunes. Disponível em http://www.arnaldoantunes.com.br/upload/artes_1/177_g.jpeg

a) que a abolição do verso e a utilização de figuras geométricas vistas na poesia concreta permitem a multiplicidade de sentidos aplicáveis ao texto, cuja abreviação de extraterrestres critica o individualismo.

b) como em toda poesia concreta, vemos o vocábulo representado nos seus aspectos geométricos, explorando, ainda, a multiplicidade de formas possíveis de escrita ocidental.

c) que o sentido do texto dá-se pela inversão dos grafemas “t” e “e”, que deveriam ter sido escritos na ordem correta, ou seja, TE e não ET, para ser, realmente, um poema concreto.

d) o espaço do papel é aproveitado para fins significativos, permitindo a valorização do aspecto visual e a criação de sentidos múltiplos para o poema.

questão 2

A poesia de Arnaldo Antunes é fortemente influenciada pelo Concretismo. Sobre as principais características desse movimento literário brasileiro, é incorreto afirmar:

a) Principal corrente de vanguarda da literatura brasileira, o Concretismo foi fortemente influenciado pelas vanguardas europeias do começo do século XX.

b) O Concretismo foi responsável por marcar um avanço na arte multimídia, pois a poesia passou a ter relação imediata com outras artes.

c) O Concretismo foi marcado pelas experiências estéticas no campo da linguagem, apresentando poucas inovações em relação à forma.

d) Uma das principais características do Concretismo foi a ruptura com a estrutura discursiva do verso tradicional.

e) Entre os recursos da poesia concretista estão: experiências sonoras, emprego de caracteres tipográficos de diferentes formas e tamanhos e criação de neologismos.

questão 3

FDV (Faculdade de Direito de Vitória)

Para melhor compreender a obra poética de Arnaldo Antunes é necessário conhecer as influências que nela incidem. Acerca da poesia marginal dos anos 70, movimento cultural cujos elementos são identificáveis em sua obra, é INCORRETO afirmar que:

a) ela se desenvolveu em pleno regime militar, porém não ousou contestar quaisquer valores impostos pela ditadura.

b) nasceu do interesse de jovens escritores pela poesia justamente após o AI-5 que, entre outros procedimentos, impôs uma censura severa aos textos escritos, falados ou cantados.

c) Ana Cristina César, Chacal, Antônio Carlos Brito, Paulo Leminski são alguns de seus representantes.

d) foi considerada "marginal", entre outros motivos, pela forma como os textos eram distribuídos, ou seja, à margem da política editorial vigente.

e) alguns textos eram mimeografados, outros xerocopiados ou impressos em antigas tipografias suburbanas.

questão 4

Sobre a obra de Arnaldo Antunes, estão corretas as alternativas, exceto:

a) Utilização de recursos oriundos de tendências literárias distintas para a construção do poema, sobretudo do Concretismo e da Poesia Marginal.

b) Entre as principais características de sua poesia, está a adoção de um vocabulário pouco comum, repleto de palavras com forte carga cientificista.

c) Há, em sua poesia, um grande aproveitamento icônico, já que a imagem é o elemento essencial de sua poesia.

d) O ludismo (qualidade daquilo que é lúdico) está presente em seus poemas. Há em sua escrita o encantamento de um olhar primitivo, quase infantil.

e) A originalidade, a escrita telegráfica e a objetividade são elementos que podem ser associados à escrita de Arnaldo Antunes.

respostas
Questão 1

Alternativa “a”. Utilizando recursos oriundos de tendências literárias como o Concretismo e a Poesia Marginal, Arnaldo Antunes faz um ótimo aproveitamento da imagem, desconstrói a sintaxe e a morfologia e faz uma brincadeira com a palavra “gente”, invertendo as letras de sua última sílaba (E T) para tecer uma crítica ao individualismo.

Voltar a questão
Questão 2

Alternativa “c”. O Concretismo apresentou grandes inovações estéticas não só no campo da linguagem, mas também na estrutura discursiva do poema, valendo-se de materiais gráficos e visuais.

Voltar a questão
Questão 3

Alternativa “a”. A Poesia Marginal, ou Geração Mimeógrafo, foi um movimento literário brasileiro que ocorreu entre os anos 1970 e 80 em função da censura imposta pela ditadura civil-militar e como forma de resistência ao regime.

Voltar a questão
Questão 4

Alternativa “b”.

Voltar a questão
Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas
artigo
relacionado
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Exercícios Brasil Escola